• Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Revista STG
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Revista STG
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Artigos

Marcas sem alma: o custo invisível da performance sem propósito

Leitura Estratégica por Leitura Estratégica
maio 24, 2025
em Artigos
0
Marcas sem alma: o custo invisível da performance sem propósito
0
COMPARTILHAMENTOS
6
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

As marcas nunca falaram tanto e, ao mesmo tempo, nunca foram tão ignoradas.

Vivemos a era da ultra-tecnologia, em que cada clique é rastreado, cada campanha otimizada, cada investimento justificado em tempo real. É o ápice da performance. O triunfo dos números. Conteúdos gerados em volumes absurdos, acelerados pela inteligência artificial.

E, paradoxalmente, é também o colapso do significado.

Por trás dos relatórios e das curvas de conversão ascendentes, existe um silêncio incômodo: as marcas estão perdendo sua alma.

Continuam vendendo, sim. Mas deixaram de fazer parte da cultura e da vida das pessoas. Deixaram de importar ou esqueceram seus papéis no mundo.

A performance tem nos deixado mais vazios.

O marketing de performance seduziu o mercado com uma proposta irresistível: investir só no que dá retorno imediato. Parece lógico, parece eficiente. Essa lógica mensurável e escalável dominou as salas de decisão. Chegamos ao ponto em que, até mesmo empresas que deveriam provocar seus clientes a pensar de forma criativa se renderam, afinal, se posso medir, posso justificar. Se posso justificar, posso repetir.

Mas é justamente essa repetição que esvaziou as marcas. Saturou o sistema. O que era para ser estratégia virou hábito. E o hábito, vício. Vício pelo caminho mais fácil e curto.

Essa semana, uma cliente me contou sobre a proposta criativa de uma agência, a qual ela contratou para lançar sua nova marca: “Estamos completando 70 anos, né? Então vamos dar 70% de desconto em produtos. O nosso foco é performance.”

Performance. Rápida. Rasa. Esquecível.

Investimos tanto em performance que esquecemos o que estamos performando. Esquecemos do essencial: por que alguém deveria se importar com sua marca quando não está comprando nada?

O curto prazo tem fome, mas não memória. A marca que vive apenas da performance estará eternamente com sede de verba. Precisa impulsionar, gritar, insistir. Sobrevive enquanto durar o orçamento.

Mas marcas icônicas não vivem de impulsos. Elas vivem de significado. 

O que mantém uma marca viva não é o quanto ela aparece. É o quanto ela ressoa.

O quanto ela representa.

O quanto ela é lembrada e pelo quê é lembrada, mesmo quando não está sendo vendida.

Quando a lógica da performance invade não só a mídia, mas o posicionamento da empresa, o que se perde não é só uma campanha.

É a identidade. 

O produto vira commodity. 

A marca vira ruído. 

A diferenciação evapora. 

O valor vira preço.

O futuro será dominado pela relevância real. A fusão inteligente entre branding e performance com propósito e isso começa com uma pergunta fundamental:

Essa marca existe para vender, ou para responder a um chamado?

Ciro Ribeiro Rocha,

fundador da Enredo Brand Innovation.

Tags: Marcas sem almaPerformanceSem propósito
Postagem anterior

O rugido que virou miado

Próximo Post

Canal de denúncias: Vale o investimento para implementar?

Leitura Estratégica

Leitura Estratégica

Próximo Post
Canal de denúncias: Vale o investimento para implementar?

Canal de denúncias: Vale o investimento para implementar?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique conectado

  • 23.9k Followers
  • 99 Subscribers
  • Tendências
  • Comentários
  • Mais recente
FIDC como estratégia tributária

FIDC como estratégia tributária

abril 26, 2025
Perfil: Dimas de Paula

Perfil: Dimas de Paula

março 1, 2025
Se o Brasil fosse uma empresa, seria o caso de falência?

Se o Brasil fosse uma empresa, seria o caso de falência?

março 8, 2025
O Big Brother e a Receita Federal

O Big Brother e a Receita Federal

abril 12, 2025
Empresa goiana conquista prêmio de maior revenda de irrigação da América Latina

Empresa goiana conquista prêmio de maior revenda de irrigação da América Latina

0
Um olhar sobre as relações de consumo no Brasil, China e Panamá

Um olhar sobre as relações de consumo no Brasil, China e Panamá

0
Sesc oferece benefícios exclusivos ao trabalhador do comércio

Sesc oferece benefícios exclusivos ao trabalhador do comércio

0
Caso Lojas Americanas e a credibilidade das auditorias Big Four

Caso Lojas Americanas e a credibilidade das auditorias Big Four

0
Rildo Lasmar inicia internacionalização

Rildo Lasmar inicia internacionalização

junho 21, 2025
Perfil: Leonardo Rizzo

Perfil: Leonardo Rizzo

junho 21, 2025
IBGC: Núcleo Centro-Oeste debate boas prática de governança

IBGC: Núcleo Centro-Oeste debate boas prática de governança

junho 21, 2025
Sicoob UniCentro Norte Brasileiro atinge R$ 4 bilhões em ativos

Sicoob UniCentro Norte Brasileiro atinge R$ 4 bilhões em ativos

junho 21, 2025

Notícias recentes

Rildo Lasmar inicia internacionalização

Rildo Lasmar inicia internacionalização

junho 21, 2025
Perfil: Leonardo Rizzo

Perfil: Leonardo Rizzo

junho 21, 2025
IBGC: Núcleo Centro-Oeste debate boas prática de governança

IBGC: Núcleo Centro-Oeste debate boas prática de governança

junho 21, 2025
Sicoob UniCentro Norte Brasileiro atinge R$ 4 bilhões em ativos

Sicoob UniCentro Norte Brasileiro atinge R$ 4 bilhões em ativos

junho 21, 2025
Revista STG

Trazemos as notícias mais relevantes, atualizadas e importantes do mercado, tudo em um só lugar.

Siga-nos

Navegar por categoria

  • Advocacia
  • Almanaque Estratégico
  • Artigos
  • Blog
  • Carreira
  • Consumo
  • Direito
  • Diretoria
  • Empresas
  • Entrevista
  • Eventos
  • EXECUTIVOS: LINHA DE FRENTE
  • Justiça do Trabalho
  • Mercado de Luxo
  • Negócios
  • Perfil
  • Premiação
  • Revista
  • Tecnologia
  • Últimas

Notícias recentes

Rildo Lasmar inicia internacionalização

Rildo Lasmar inicia internacionalização

junho 21, 2025
Perfil: Leonardo Rizzo

Perfil: Leonardo Rizzo

junho 21, 2025
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista

© 2025 Leitura Estrategica - Desenvolvido por WB Sistem.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista

© 2025 Leitura Estrategica - Desenvolvido por WB Sistem.