Victor Hugo
Goiânia prepara-se para sediar o Braminvest 2026, uma ação-chave no setor mineral da América Latina. Nos dias 17 e 18 de novembro, o principal evento de investimentos e negócios do setor mineral funcionará como um hub desenhado para cumprir o papel estratégico de unir o capital global às oportunidades de ativos minerais, fomentando a industrialização, a inovação e o desenvolvimento econômico sustentável.
Wilson Borges, CEO da Expert Brasil Mining e presidente de honra do Braminvest, destaca a relevância brasileira e goiana no momento decisivo de disputa mundial por minerais estratégicos para energia, tecnologia e segurança de suprimentos. “O Brasil possui recursos, escala, posição geográfica e relevância para ocupar um novo patamar no cenário global da mineração, mas o potencial sozinho não transforma a realidade. É preciso articulação, investimento e liderança”, afirmou Borges.
Durante o lançamento oficial da iniciativa, realizado na última segunda-feira, 22, o presidente-executivo do Braminvest, Getúlio Faria, ressaltou a força do modelo inovador adotado. “O lançamento de hoje foi extremamente importante para a projeção do evento como o principal hub de negócios em mineração no País, pois as instituições e entidades que o apoiam desde o início demonstram a força e as possibilidades de atração de investimentos que ele proporciona”, declarou Faria durante a solenidade de lançamento, realizada em auditório da Assembleia Legislativa de Goiás.
Diferente de eventos tradicionais focados em políticas públicas ou exposição de maquinário, o Braminvest dá ênfase à modelagem de negócios e a rodadas de negociação. “Ele se coloca como uma plataforma que faz a conexão direta entre os investidores e ativos minerários validados, ou seja, aqueles projetos de mineração que passaram por um estudo, por uma avaliação criteriosa, e que estão aptos a receber investimentos de investidores internacionais ou nacionais”, acrescentou o presidente-executivo em entrevista à Leitura Estratégica.
A iniciativa é assinalada como uma ferramenta para destravar projetos, segundo o deputado Lineu Olímpio, presidente da Comissão de Minas e Energia do Parlamento goiano. “Acredito que o Braminvest facilitará muito essa interlocução do pequeno, do médio [empresário] com os empreendedores, com os investidores”. O parlamentar também pontuou o papel do Estado como facilitador em meio a uma legislação complexa, afirmando que “precisamos, de fato, ter o Governo no centro dessas discussões e no centro dessa realização”.

Durante o discurso de encerramento do lançamento, o presidente de honra celebrou a união de forças com o empresariado, investidores e autoridades presentes para trazer os modelos de negócios internacionalmente exitosos, adaptados à realidade local. “Agradecemos a todos pela presença e parceria para a consolidação desse projeto que marca um novo capítulo para mineração e atração de investimentos em nosso estado e em toda a América Latina”, comemorou Wilson Borges.
O Centro de Convenções de Goiânia receberá o hub nos dias 17 e 18 de novembro, com a presença confirmada de representantes de mais de 20 Países, incluindo Estados Unidos, China, Canadá, nações da Europa e da América do Sul. O Braminvest reunirá investidores, detentores de projetos, startups e compradores de bens minerais, focando em ativos de alto potencial, como ouro, cobre, níquel, lítio, nióbio e terras raras.














