Os almanaques são ferramentas importantes de informação e comunicação, servindo como fonte de conhecimento e referência. A Leitura Estratégica apresenta, em algumas edições, o Almanaque Estratégico na forma de quizzes com curiosidades, datas importantes, autores ligados a negócios, marcas, abordagens de gestão, finanças e outras áreas empresariais, com o objetivo de desafiar nossos leitores. Boa sorte!
1) Quando a internet banda larga chegou comercialmente no Brasil:
A – 2000
B – 1990
C – 1994
D – 1999
E – 2002
2) A marca Procter & Gamble (P&G) tem origem nos Estados Unidos, no início do século XIX. Mas foi fundada por dois imigrantes de onde?
A – Um australiano e um britânico
B – Um sul-africano e um argelino
C – Um britânico e uma italiana
D – Um grego e uma irlandesa
E – Um irlandês e um britânico
3) Em auditoria, o maior pecado no sentido técnico e ético seria a quebra da independência. O que abaixo não gera essa quebra?
A – O auditor tem vínculos financeiros ou familiares com os gestores da empresa auditada
B – O auditor errar em procedimentos técnicos
C – O auditor aceita presentes, favores ou vantagens da empresa auditada
D – A empresa de auditoria também presta serviços de consultoria ao mesmo cliente, interferindo na objetividade.
E – O auditor faz vista grossa para irregularidades, intencionalmente ou por pressão
4) Quem fabricava o carro Aero-Willys no Brasil?
A – Ele não era fabricado no Brasil
B – A Ford do Brasil
C – A Willys-Overland do Brasil
D – A Chevrolet
E – A Itamaraty
5) O que é Siscomex?
A – Uma nova inteligência artificial voltada para comércio exterior
B – As regras de comércio exterior dos EUA
C – Sistema integrado de comércio exterior do Brasil
D – Importadora oficial do governo do Paraguay
E – Software privado de gestão de comércio exterior
6) Sobre fluxo de caixa, é incorreto afirmar:
A – Saldo Inicial de Caixa: Quanto a empresa tem no caixa em todo período
B – Pode ser um risco para o fluxo de caixa as vendas sazonais
C – Empresas que importam ou exportam sofrem com a variação cambial
D – A inflação corrói o poder de compra e afeta o fluxo de caixa
E – Empréstimos com prazos e juros desfavoráveis impactam fluxo de caixa
7) Qual a porcentual ideal da verba do marketing para o varejo tradicional (lojas físicas)?
A – De 3% a 6% da receita bruta
B – 10% do lucro líquido
C – 9% da receita bruta
D – De 5% a 10% do lucro líquido
E – Pelo menos 15% da receita bruta
8) E no e-commerce?
A – De 3% a 6% da receita bruta
B – 10% do lucro líquido
C – 9% da receita bruta
D – De 10% a 20% da receita bruta
E – Pelo menos 15% da receita bruta
9) Qual a dificuldade em contratar pessoas da Geração Z (nascidos em 1997 e 2012)?
A – Valoriza muito flexibilidade, trabalho remoto e autonomia nas tarefas
B – É nativa digital, mas tem dificuldade de operar em empresas de tecnologia
C – Não valoriza o equilíbrio entre vida pessoal e profissional
D –Tende a ser mais paciente em relação aos resultados e não se frustra fácil
E – Baixa expectativa com relação a remuneração
10) Quantas certificações de ESG tem no mundo e quais as principais?
A – São mais de 1 mil e, entre as principais, está a B Corp (B Corporation)
B – São mais de 400 e, entre as principais, está a Global Reporting Initiative (GRI)
C – São apenas 30 e, entre as principais, está a ISO 14001
D – São milhares e todo dia surge uma nova. Entre as principais, está a Carbon Disclosure Project (CDP)
E – São mais de 1,2 mil e, entre as principais, está a Eurociclo
Respostas: 1 (A) – 2 (E) – 3 (B) – 4 (C) – 5 (C) – 6 (A) – 7 (A) – 8 (D) – 9 (A) – 10 (B)