Ficomex 2024: Goiás articula o comércio internacional e a negociação entre empresas de mais de 40 países

No final de agosto, Goiânia se firma como palco da maior feira de comércio do Brasil, a Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex 2024). O evento, aguardado por empresários de diversos setores, ocorre nos dias 28 e 29 de agosto no Centro de Convenções da capital goiana. Estarão reunidos representantes de países de todo o mundo, desde Embaixadas, Câmaras de Comércio Exterior, empresas internacionais e brasileiras. Além disso, também participam Instituições de ensino superior, representantes de governos estaduais de pelo menos sete Estados e vários municípios.

Com o tema “O Brasil Central e a geração de negócios com o mercado global”, a feira, que já foi realizada em 2005 e 2006, foi melhorada e ampliada. Com estrutura física de 14 mil m², a Ficomex consolida sua posição como o maior evento de comércio exterior do Brasil, ao passo que se estabelece como um ponto de encontro essencial para discussões e negociações estratégicas entre diferentes atores do mercado global.

O presidente da realizadora da Feira, Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), Rubens Fileti, explica a concepção do evento neste ano.“Baseamos em três pilares essenciais que moldam a identidade e o propósito do evento, com negócios, políticas públicas e educação. Os corredores do Centro de Convenções não apenas são espaços de transações comerciais, mas também janelas onde abriremos possibilidades e as transformaremos em realidade.”

Representantes de empresas de diversas nações vão se encontrar para explorar novos mercados, estabelecer parcerias estratégicas e concretizar acordos que impulsionam o comércio internacional. “Vamos criar um espaço onde o idioma universal é o desejo mútuo de crescimento e prosperidade econômica”, afirma o presidente da Câmara de Comércio Exterior (Comex-Acieg), Getúlio Faria.

A vice-presidente da Comex, Anna Bastos, ressalta a participação de diversos países. “Ao se falar em comércio exterior é preciso considerar a ligação com o cenário político de cada país envolvido”, afirma. Na Ficomex, líderes estaduais e federais se reúnem para discutir estratégias que promovam um ambiente favorável ao comércio, leis que regulam as atividades econômicas entre os países e incentivos fiscais favoráveis a investimentos. É um cenário no qual a política se move ativamente para moldar o futuro econômico da região e, principalmente, fortalecer parcerias com a participação já garantida dos sete Estados do Consórcio Brasil Central - Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Rondônia.

O evento internacional pode e deve ser considerado como um chamado para todos os empresários brasileiros que queiram ingressar ou que já façam parte do mercado mundial.  Ao integrar negócios, políticas públicas e educação, a Feira impulsiona a economia regional e estabelece um marco para o fortalecimento das relações internacionais e o crescimento sustentável. É um momento de conexões significativas e da construção de um futuro comum baseado na cooperação e no desenvolvimento compartilhado.

A Ficomex, além de promover transações comerciais, também é espaço para o compartilhamento de conhecimento e aprendizado contínuo. Universidades e pesquisadores contribuem com conhecimentos que transcendem fronteiras, com análises e pesquisas que moldam diretamente as decisões estratégicas das empresas e governos. Mais do que isso, o campo acadêmico e científico inspiram inovação e novas abordagens para os desafios do comércio global.

Na programação da Ficomex serão realizados workshops setoriais, com importantes discussões associadas aos principais setores da economia do Consórcio Brasil Central. São eles: Agroindústria, Gente e Gestão, Energia, Farmoquímico, Inovação e IA, Logística, Meio Ambiente, Mineração, Serviços, Téxtil, Smart Cities, Social, Moda e Turismo.

O evento é promovido pela Acieg, por meio da Comex-Acieg, e Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest), com correalização do Governo de Goiás.

Conhecimento

Além das oportunidades de negócios para os empresários e empreendedores presentes na edição 2024 da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), o evento também abre espaço para a troca de conhecimentos e apresentação de casos de sucesso, com a realização de atividades como a Arena Banco BRB e os workshops setoriais. Tendo como pano de fundo o tripé negócios, políticas públicas e educação, a programação será dividida em diferentes atividades, de forma gratuita e aberta aos participantes inscritos.

Durante os dois dias de evento, a  Arena Banco BRB será um espaço dedicado à apresentação de palestras e debates de grandes nomes nacionais ligados à economia e negócios. "O intuito é transmitir o maior conhecimento possível para que quem estiver assistindo saia desse momento engrandecidos, com os olhos abertos para novos horizontes, prontos para começar novos negócios", enfatiza o presidente da Comex Acieg, Getúlio Faria.

"Dentro dos workshops, os participantes terão acesso à discussão de temas relevantes para a internacionalização de seus negócios, já com o foco no segmento ao qual participam. Goiás e os outros Estados do Consórcio Brasil Central têm uma gama de opções a serem trabalhadas e ter informações atualizadas desses cenários pode fazer a diferença na hora de fechar negócios", complementa Getúlio.

Arena Banco BRB

Entre os nomes confirmados para participação na Arena Arena Banco BRB estão o presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Júlio César; o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues; e o engenheiro Químico e ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan.

Rodadas de Negócios

A organização da Ficomex 2024 também tem um espaço no qual empresários brasileiros podem criar contato com parceiros internacionais interessados em fazer negócios. São as chamadas Rodadas de Negócios, que têm acesso restrito e foram programadas previamente, justamente para colocar em um mesmo ambiente potenciais parceiros. Os empresários inscritos neste momento podem apresentar os produtos e serviços que oferecem e negociar com empresários estrangeiros.

Programação:  

Abertura

28/08
Centro de Convenções Goiânia
09h Abertura com presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado; do presidente da Acieg, Rubens Fileti e demais autoridades.
11h05 Palestra magna com Luiz Fernando Furlan

 Dia 28/08

 14:00h - Senior Sistemas - Carlos Valle - Diretor de Desenvolvimento e Tecnologia
 14:15h - PAINEL AGRONEGÓCIOS - Zé Garrote, São Salvador Alimentos - Otávio Lage, Jalles Machado - Carlos Valle, Sênior Sistemas - André Rocha, Presidente da FIEG
 14:45h - LANÇAMENTO OFICIAL DO PEIEX: Floriano Pesaro, Diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil - Joel Braga, Secretário de Estado de Indústria Comércio e Serviços de Goiás - Marcos Arriel - Presidente da FAPEG
 15:10h - Inserção de empresas de pequeno e médio porte no comércio internacional- Clarissa Furtado - Gerente de Competitividade da ApexBrasil.
 15:15h - A proteção da propriedade intelectual no processo de internacionalização - Júlio César Moreira - Presidente do INPI
 15:30h -Preparando Micro e Pequenas Empresas para o Comércio Global - Leonardo Araújo e Bruno Lyra - SEBRAE
 16:00h - Internacionalização de empresas nos Estados Unidos - Carlo Barbieri - Oxford Group
 16:15h - Case de Sucesso: São Salvador Alimentos (SSA) - Sr. Antônio Augusto de Toni - Diretor de Mercado Exterior
 16:30h - Antares Polo Aeronáutico - Aeroporto em Aparecida de Goiânia - João Marcos Soares
 17:00h - PAINEL LOGÍSTICA - Pedro Sales, Secretário de Estado de Infraestrutura de Goiás - João Braz, Diretor de Terminais e Logística do Porto de Açu - Marcio Guiot, Presidente do Porto de Suape - Valdo Rodrigues do Carmo Junior , Gerente Executivo de Comércio Exterior da Milhão Ingredients - Edwal Freitas Portilho, Presidente-executivo da ADIAL
 17:30h - Oportunidades e desafios no ambiente jurídico e de negócios internacionais no Brasil Central - Fernando de Paula - FPTA Advocacia
 18:00h - Construindo Trilhos: Atraindo Investimentos e Oportunidades no Comércio Brasil-China - Reinaldo Ma
 18:15h - O Papel da Alibaba Internacional no Acesso a Mercados Internacionais para PMEs - Felipe Daud
 18:30h - A Revolução da Tecnologia: Inovação, Simplicidade e Escalabilidade - Andres Hurtado - Vice-presidente, América Latina, Nutanix
 19:00h - O impacto da Reforma Tributária nos negócios internacionais - Simon Riemann , Ivan Lima e Flávio Palmerston
 19:30h - Dia Nacional da Indonésia no Brasil

 Dia 29/08

 09:00h - O Novo E-commerce Cross Border: os Correios preparados para o futuro - Bruno Schmidt - Gerente de Corporativo de Produtos Internacionais do Correios
 09:30h - Roberto Rodrigues - Ex-ministro da Agricultura
 10:00h - PAINEL MEIO AMBIENTE - Sra. Andreia Vulcanis , Secretaria de Meio Ambiente do Governo de Goiás - Sávio Sardinha
Future Carbon - Flávio Rassi, Vice-presidente da FIEG e presidente do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade da FIEG.
 10:30h - PAINEL FARMOQUÍMICO
 11:00h - Cenário econômico e oportunidade de financiamento para importação e exportação - Luis Vivanco, Economista Chefe do Sicoob UniCentro Br.
 11:20h - Lunding Mining: Projeto Remineralizador de Solos – Marcos Lewin - Diretor de Sustentabilidade
 11:35h - PAINEL MINERAÇÃO - Luis Vessani, Presidente SIEEG-DF - Joel Braga, Secretário de Estado de Indústria Comércio e Serviços de Goiás - Ediney Drummond Diretor, Presidente da Lundin Mining e Vice Presidente do Conselho Diretivo do IBRAM.
 12:05h - Porto do Itaqui, competitividade no COMEX do Corredor Centro Norte do país - Luciana Kuzolitz, Gerente de
planejamento da Empresa Maranhense de Administração Portuária.
 14:00h - Transformação Digital - Gestão Inteligente, Infraestrutura de Confiança - Gleysson Araújo, CEO Everest Digital
 14:30h - Atuação do Sistema OCB no suporte à internacionalização de cooperativas - Debora Ingrisano
 14:45h - Porto de Açu - João Braz, Diretor Comercial e de Terminais do Porto de Açu.
 15:00h - Liderança Disruptiva e Perenidade – José Rafael de Medeiros
 15:15h - O Papel dos Sócios e Conselho no Processo de Internacionalização de Empresas -Marco Vitiello - IBGC
 15:45h - Inovação e sustentabilidade na saúde: os desafios e oportunidades para o futuro - Dr. Frederico Xavier - Diretor de Mercado da Unimed Goiânia
 16:00h - O mercado de energia e seus possibilidades de escolha - Elisa Pinheiro - Grupo Equatorial
 16:15h - PAINEL ENERGIA - Secretário- Geral de Governo Adriano Rocha Lima - Marcelo Xavier, Presidente da Green Yellow
 17:45h - Espírito Santo, nova alternativa Logística para o Centro-Oeste brasileiro - Anderson Carvalho, Diretor de Operações da Imetame Logística Porto
 18:00h -Porto de Suape: infraestrutura portuaria à disposição do Agro - Nilson Monteiro da Silva Filho , Coordenador de
Planejamento e Negócios Portuários
 18:30h - Valorização do trabalho artesanal e a valorização dos produtos brasileiros na exportação - Martha Medeiros
 19:00h - Desafios e Oportunidades para o desenvolvimento de medicamentos no Brasil - Rafael Costa - Grupo José Alves
 19:30h - Programação Cultural

Patrocinadores

SÃO SALVADOR ALIMENTOS 
Com mais de 30 anos de história, a SSA se consolidou como uma das maiores indústrias de alimentos do Brasil.

SICOOB UNICENTRO BR
O Sicoob é uma das principais cooperativas financeiras do Brasil. Desde a fundação, em 1996, tem se destacado e hoje possui mais de 352 cooperativas pelo Brasil.

SUAPE
O porto público fica em Pernambuco e é considerado o mais estratégico do Nordeste devido à localização e  à interligação com mais de 250 portos de todo o mundo.

IUNDIN MINING
Mineradora canadense que, em Goiás, mantém operações na cidade de Alto Horizonte, no Norte do Estado.

ALIBABA.COM
Focado em negócios sites de e-commerce, como o Aliexpress, é considerado o segundo maior varejista online do mundo.

CORREIOS
Os Correios possuem uma vasta experiência como operador logístico em grandes eventos. Em 2006, foram parceiros da segunda edição da Ficomex.

PORTO DO AÇU
A empresa privada trouxe sistemas de navegação eletrônica e estrutura pensada para atender referências internacionais em tráfego marinho.

UNIMED
A Unimed é uma federação de saúde que se dedica a promover e apoiar produtos e serviços, com mais de 340 cooperativas pelo Brasil.

BANCO BRB
O Banco Regional de Brasília foi criado em 1964.  Fora da capital federal, possui agências em outros dez estados brasileiros, sendo quatro de membros do Consórcio Brasil Central: GO, TO, MT e MS.

APEX BRASIL
A  Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos é focada em promover e apoiar os produtos e serviços brasileiros no exterior.

PORTO DO ITAQUI
O Porto do Itaqui (MA) possui infraestrutura com nove berços operacionais com profundidades que variam de 12 a 19 metros. Modal logístico portuário de excelência para as cadeias produtivas

OCB/GO
A Organização das Cooperativas Brasileiras trabalha para defender e promover o sistema cooperativista em todas as instâncias políticas e institucionais.

ANTARES
O Antares Polo Aeronáutico traz para o Brasil o modelo aeroportuário privado, com localização privilegiada em Aparecida de Goiânia

EVEREST DIGITAL
A Soluti Digital foi fundada em 2008, em Goiânia, sendo a maior empresa nacional em certificação digital. A Everest Digital é uma marca Soluti no setor de tecnologia 

IQUEGO
A Indústria Química do Estado de Goiás foi fundada em 1962, com o objetivo de produzir medicamentos para as demandas do setor de medicamentos

AHL AGRO
A AHL Agro fornece insumos agrícolas e serviços que vão da plantação à colheita, com foco em aumentar a produtividade

CAIXA
Com mais de 163 anos de história, a Caixa Econômica Federal tem a inclusão e a sustentabilidade como parte dos valores

EQUATORIAL
Considerado o terceiro maior grupo de distribuição de energia do Brasil em número de clientes. Opera sete concessionárias e atende 13 milhões de clientes

IMETAME
O grupo Imetame foi fundado em 1980 e atua em diversos segmentos, como o metalmecânico. Atualmente, está em construção o Porto Logístico Imetame, no ES

GPX7
Especializada em soluções e serviços audiovisuais de informática e iluminação, fundada em 2003, a GPX& atende setor de eventos de vários Estados

GRUPO JOSÉ ALVES
O Grupo José Alves foi fundado em 1962 e possui diversas marcas no portfólio, como Coca-Cola (Bandeirantes), N&L Indústria, Unialfa, Vitamedic, entre outras.

IEST
Presentes no mercado desde 2012, o IEST Group traz soluções para empresas chinesas em consultoria e serviços digitais

DTEC
Referência em softwares de gestão, unindo empresas para soluções inovadoras e personalizadas


EXPERT BRASIL
Empresa goiana que foca em soluções para de empresas na indústria, comércio, serviços e órgãos públicos. Tem escritório em GO, DF e na China

Expositores

- SINAHOME BRASIL 
- B4 COMEX
- EQUIPLEX IND. FARMACÊUTICA 
- JURATUS TRADUÇÕES 
- L P X AGROINDUSTRIAL 
- FITOSANNITY - TRAT. FITOSSANITÁRIO
- EXPERT BRASIL 
- GRUPO JAIME CÂMARA
- DTEC BRASIL
- SICOOB UNICENTRO BR
- IEST GROUP
- ALIBABA
- ANTARES AEROPORTO
- UNIMED GOIÂNIA
- PORTO DO AÇU 
- CNA - FAEG - SENAR-GO
- AHL AGRO
- BIONA LLC (Rússia)
- BC ENERGIA
- LUNDING MINING
- SÃO SALVADOR ALIMENTOS
- GRUPO NASA
- MÊNTORE BANK
- IMETAME PORTO LOGÍSTICA
- PORTO SECO CENTRO-OESTE
- MAKE USE
- YELLOT 
- SISTEMA OCB GOIÁS
- EQUATORIAL ENERGIA
- OAB GOIÁS
- ALCA FOODS
- EMPÓRIO DI GOIÁS
- SOLUTI / EVEREST
- AÇO VERDE DO BRASIL 
- ASSOCIAÇÃO COM. DE SANTOS
- FAST AÇAÍ
- BELA IACA
- TRIUNFO LOGÍSTICA
- IDEA SOL. E GESTÃO EDUCACIONAL
- SINDICANALCOOL - MA/PA
- FIEG 
- FICOMEX 2025
- GRUPO PIRACANJUBA 
- JALLES MACHADO
- GRUPO JOSÉ ALVES
- GRUPO BELCAR
- TRATTO AGRO
- REPLANTT
- FED. GOIANA DE MUNICÍPIO (FGM)
- ECONEXA
- NEOBAG - LHC BRASIL 
- UNIEVANGÉLICA
- B21 IMP. E EXP.
- ANPROTEC 
- TRUST B.I. 
- SIEEG
- NUANCE PROFESSIONAL
- IMPERADOR ALIMENTOS
- AMBIMENTAL
- EM TRAVEL
- BOAZ E RUTE
- MODELO CIDADE ESG
- EASY WIN
- GROW CAPITAL
- EMBRAPA
- JATAITHEC INST. TECNOLÓGICO
- RIO QUENTE RESORTS
- CLUSTER DE JÓIAS
- IPOG
- DESTILARIA CAPUEIRA
- REVSTEP
- PREF. RIO VERDE
- PREF. APARECIDA DE GOIÂNIA
- PREF. JATAÍ
- ESTADO DE RONDÔNIA
- ESTADO DE GOIÁS
- ESTADO DO MATO GROSSO
- ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL
- ESTADO DO TOCANTINS
- ESTADO DO MARANHÃO
- SEBRAE GOIÁS
- CORREIOS
- APEX BRASIL
- PORTO DE SUAPE
- IQUEGO
- BYD VITÓRIA MOTORS
- SEMENTES SÃO MATEUS
- GSE AMBIENTAL
- GOYAZES
- IONIX
- AKRON PHARMA
- CAIPIRÃO MOLHOS
- KELDRIN
- ANATIVA COSMÉTICOS
- SIC - INSTITUCIONAL
- CODEGO - INSTITUCIONAL
- ANGI CHOCOLATES
- PUREZA ALIMENTOS
- AGRICON CONSULTORIA
- ENG SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
- CAFÉ AGRICULTOR
- LE GOÛT CANIN
- ZANIR FURTADO PANTANAL
- A MODA DA BRU
- MADAM ACES. PEDRAS NATURAIS
- VÓ ERMINIA ALIMENTOS
- CEBIO
- CEAGRE
- CEIA
- AÇAÍ SUNSET
- APOENA
- SABORATIVO
- COYOTE COUROS
- DEMODÊ
- DOCE PEDAÇO
- FAROFERREIRA
- GIN LUAR
- RESERVA DO ZITO
- SABOR DA ILHA
- CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
- CONS. REG. DE CONTABILIDADE
- BANCO BRB
- PORTO DO ITAQUI
- UIRÁ IMPORTADORA DE VINHOS
- VENTURE PROJETOS
- BRAGA SIMÃO ALIMENTOS
- CHEMPER TRADING
- OPENSEA TRADING

Países confirmados na Ficomex: reforço internacional

Desde o anúncio da realização da Ficomex 2024, a Câmara de Comércio Exterior da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Comex-Acieg) tem liderado encontros com embaixadas e delegações, no intuito de garantir a participação do maior número de representantes de países nas rodadas de negócios e em visitas ao evento. Esta aproximação tem garantido a confirmação de mais de 40 países na Ficomex 2024.

As reuniões com adidos comerciais, embaixadores e outros representantes internacionais têm sido realizados nas próprias embaixadas, como no caso dos países Polônia, Turquia, China, África do Sul, México, Angola, Singapura, Equador, Índia, Gana, Guiné, Paraguai, Peru, Cabo Verde, Bélgica, Honduras, Hungria, Tchecoslovaquia, Malta, República Tcheca, Uruguai. As reuniões são lideradas, em sua maioria,  pela vice-presidente do Comex, Anna Bastos.

No mês de abril, um encontro sobre a Ficomex 2024 também foi realizado em Brasília (DF), na sede dos Correios, para apresentar a Feira ao Grupo dos Países da América Latina e Caribe, quando 23 embaixadas participaram da reunião. 
Em outras ocasiões, embaixadores e embaixadoras são recebidos na sede da Acieg por diretores e pelo presidente da Associação, Rubens Fileti. Em março, uma delegação de países árabes, que formam a Liga Árabe, esteve em Goiânia (GO). Também foram recebidos na Acieg o vice-embaixador de Israel; a embaixadora do Timor Leste; o embaixador da Indonésia; do Quênia e do Nepal.

Encontros com os países ainda têm sido realizados com o apoio do Governo de Goiás. Em maio, foi realizada reunião com a embaixada dos Estados Unidos, com a presença do secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel Sant’Anna e do Gabinete de Assuntos Internacionais, Giordano Souza.

Outra ação da Comex-Acieg foi a realização de palestras da Jornada da Internacionalização, iniciativa de orientação sobre como realizar negócios com a China, México e Canadá. Todos os eventos foram gratuitos, com o objetivo de capacitar e ampliar as oportunidades de negócios entre empresários brasileiros e de outros países. 

“Queremos que essa procura internacional cresça cada vez mais e que venha antes da Feira, para quando chegar o grande momento, podermos ter negócios fechados durante o evento. Mais ainda, queremos que a Feira seja o início de um movimento que coloque Goiás e o Brasil Central no centro do interesse mundial. Temos a certeza de que isso será uma guinada positiva surpreendente para a nossa economia, rumo a um futuro cada vez mais global e promissor”, pontua a vice-presidente da Comex-Acieg, Anna Bastos.

Consórcio Brasil Central

Com o objetivo de desenvolver seis estados do centro do País e o Distrito Federal, o Consórcio Brasil Central é parte fundamental da Ficomex. Composto pelo Distrito Federal e seis estados da região central do Brasil, o Consórcio Brasil Central (BrC) tem o intuito de promover o desenvolvimento socioeconômico da região, com a colaboração das unidades federativas integrantes. 

São elas: Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. 

Municípios: 875
População: 26.2 milhões
Área: 2.5 milhões KM²
Criação: 2015
Atual presidente: 
Ronaldo Caiado
Secretário Executivo: 
José Eduardo Pereira Filho

Áreas prioritárias: 

O BrC busca integrar e ser parte fundamental do PIB brasileiro, promovendo desenvolvimento em diversos setores estratégicos, como a educação, infraestrutura, meio ambiente, inovação, empreendedorismo e logística 

A seguir estão alguns dados das unidades federativas que integram o Consórcio Brasil Central: 

GOIÁS:

População: 7.056.495 habitantes
Extensão Territorial: 340.086 km²
Número de Municípios: 246
PIB 2023: R$ 336,7 bilhões
Exportações Janeiro a Julho de 2024: US$ 7,7 bilhões
Importações Janeiro a Julho de 2024: US$ 3,1 bilhões
Representação das exportações brasileiras: 3,8%
Principais parceiros comerciais: China, Estados Unidos, Indonésia, Espanha, Holanda, Vietnã e Índia.
Principais produtos exportados: soja, carnes, milho, 
ferroligas, açúcar, minério de cobre  e  ouro.


MATO GROSSO:

População: 3.658.649 habitantes
Extensão Territorial: 903.208 km²
Capital: Cuiabá
Número de Municípios:142
PIB 2021: R$ 233,390 bilhões
Exportações Janeiro a Junho de 2024: 
US$ 18,4  bilhões
Importações Janeiro a Junho de 2024: 
US$ 1,4 bilhão
Representação das exportações 
brasileiras: 8,73%
Principais parceiros comerciais: 
China, Vietnã, Holanda, Espanha, Tailândia, Turquia, Indonésia, Irã, Japão e Egito. 
Principais produtos exportados: 
soja, milho, carne bovina 
(refrigerada ou congelada), 
algodão e ouro (não monetário).


DISTRITO FEDERAL:

População: 1.581.196 habitantes
Extensão Territorial: 5.802 km²
Capital: Brasília
Número de Municípios: 0 
PIB 2021: R$ 286,944 bilhões
Exportações Janeiro a Junho de 2024: 
US$ 162,9 milhões
Importações Janeiro a Junho de 2024: 
US$ 1,003 bilhões
Representação das exportações 
brasileiras: 0,08%
Principais parceiros comerciais: Emirados Árabes Unidos, China, Arábia Saudita, Japão, Índia, Estados Unidos, Portugal, Tailândia, 
Hong Kong, Itália, Paraguai e Turquia
Principais produtos exportados: ouro, carnes e aves e suas miudezas (refrigeradas ou congeladas), soja, milho e petróleo.


MATO GROSSO DO SUL:

População: 2.756.700 habitantes
Extensão Territorial: 357.125 km²
Capital: Campo Grande
Número de Municípios: 79
PIB 2021: R$ 142,204 bilhões
Exportações Janeiro a Junho de 2024: 
US$ 6,01 bilhões
Importações Janeiro a Junho de 2024: 
US$ 1,6 bilhões
Representação das exportações 
brasileiras: 2,79%
Principais parceiros comerciais: 
China, Estados Unidos, Hong Kong, 
Holanda e Argentina
Principais produtos exportados: 
celulose, carne bovina (refrigerada ou congelada), soja, milho, açúcares e melaços, minério de ferro e couro.


MARANHÃO: 

População: 6.776.699 habitantes
Extensão Territorial: 331.983 km²
Capital: São Luís
Número de Municípios: 217
PIB 2021: R$ 124,981 bilhões
Exportações Janeiro a Junho de 2024: 
US$ 3,2 bilhões
Importações Janeiro a Junho de 2024: 
US$ 2 bilhões
Representação das exportações 
brasileiras: 1,61%
Principais parceiros comerciais: 
China, Canadá, Estados Unidos, 
Espanha e Holanda
Principais produtos exportados: 
alumina (óxido de alumínio), soja, ceras vegetais, celulose, ouro, minério de ferro, castanha de caju, mel, óleo de soja, quartzitos e couro.

TOCANTINS:

População: 1.511.459 habitantes
Extensão Territorial: 277.621 km²
Capital: Palmas
Número de Municípios: 139
PIB 2021: R$ 51,7 bilhões
Exportações Janeiro a Junho de 2024: 
US$ 1,6 bilhões
Importações Janeiro a Junho de 2024: 
US$ 80 milhões
Representação das exportações 
brasileiras: 0,7%
Principais parceiros comerciais: 
China, Espanha, Hong Kong, Egito, 
Tailândia, Rússia, Turquia e Japão
Principais produtos exportados: 
soja, milho, carne bovina 
(refrigerada ou congelada).


RONDÔNIA:

População: 1.581.196 habitantes
Extensão Territorial: 237.576 km²
Capital: Porto Velho
Número de Municípios: 52
PIB 2021: R$ 58,170 bilhões
Exportações Janeiro a Junho de 2024: 
US$ 1,8 bilhões
Importações Janeiro a Junho de 2024: 
US$ 717,1 milhões
Representação das exportações 
brasileiras: 0,7%
Principais parceiros comerciais: Hong Kong, China, Holanda, Egito, Chile, Estados Unidos, Espanha, Turquia e México
Principais produtos exportados: soja, carne bovina (refrigerada ou congelada), madeira, algodão e milho.


EXPEDIENTE
Editor-chefe: Leandro Resende. Diretor de Comunicação Acieg: Leandro Coutinho. Jornalistas Acieg: Bárbara Zaiden e Lucas Almeida. Ilustrações e imagens: Gabriel Marcacini, Gustavo Peixoto e Paulo José. Estagiários Acieg: João César Almeida  e Fábio Prado. Textos: Catherine Moraes - Times Comunicação. Voltz: Ana Manuela Arantes, Fernando Dantas e Renan Rigo. Revisão: Ana Manuela Arantes,  Bárbara Zaiden, Eula Lôbo,  Izabella Pavetits e Jullyanna Matos. Projeto gráfico: Fernando Salazar.