Segundo dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado pelo IBGE, a estimativa, em janeiro, da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas para 2026 atingiu 342,7 milhões de toneladas, com previsão de novo recorde da série histórica para a produção da soja no ano. O resultado é 1,0% menor que o de 2025 (346,1 milhões de toneladas), uma queda de 3,4 milhões de toneladas. Em relação a dezembro de 2025, houve aumento de 2,8 milhões de toneladas (0,8%). O arroz, o milho e a soja, que são os três principais produtos deste grupo, representaram 92,9% da estimativa de produção e respondem por 87,5% da área a ser colhida.
LIDERANÇA
A grande região que liderou o volume de produção de cereais, leguminosas e oleaginosas foi a Centro-Oeste com 167,5 milhões de toneladas (48,9%). Em seguida, Sul, com 95,3 milhões de toneladas (27,8%); Sudeste, com 30,2 milhões de toneladas (8,8%); Nordeste, com 28,2 milhões de toneladas (8,2%); e Norte, com 21,5 milhões de toneladas (6,3%).
CENTRO-OESTE
O Mato Grosso lidera como o maior produtor nacional de grãos entre as unidades da Federação, com participação de 30,3%, seguido pelo Paraná (13,9%), Rio Grande do Sul (11,8%), Goiás (10,6%), Mato Grosso do Sul (7,6%) e Minas Gerais (5,4%), que, somados, representaram 79,6% do total.
INVESTIMENTO
A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás participou da primeira reunião de 2026 da Câmara Deliberativa do Conselho de Desenvolvimento do Estado CDE-GO FCO, que aprovou 23 cartas-consulta na modalidade FCO Rural, com R$ 35,5 milhões em recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste destinados a investimentos no setor agropecuário.
EMPREGOS FORMAIS
O Estado de Goiás encerrou 2025 com crescimento na geração de empregos formais na agropecuária, registrando saldo positivo de 2.220 postos de trabalho, o que representa um aumento de 166,5% em relação a 2024, quando o saldo havia sido de 833 vagas. Os dados são do Novo Caged, validados pelo IMB.
SIGA-GO
Enquanto plataformas de geoinformação ambiental começam agora a ser estruturadas em outros estados brasileiros, Goiás já opera há quase seis anos o Sistema de Informações Geográficas Ambientais (Siga-GO), criado pela Semad. A ferramenta serve de base para a análise de processos, o monitoramento e o planejamento ambiental no Estado.
PARCERIA
A CDL Goiânia deu mais um passo relevante em sua agenda de modernização e responsabilidade institucional ao formalizar o Acordo de Cooperação Técnica nº 016/2025 com o MPGO e o SPC Brasil. A iniciativa, articulada pela própria entidade lojista, estabelece acesso institucional do MPGO ao sistema SPCJUD, ferramenta destinada a consultas cadastrais e de inadimplência exclusivamente para instrução processual.
FEE-GO
A embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, afirmou, durante reunião do Fórum das Entidades Empresariais de Goiás (FEE-GO), que o acordo entre Mercosul e União Europeia deve entrar em vigor ainda em meados de 2026. A declaração foi feita na sede da Acieg durante um debate sobre os impactos do acordo para o setor produtivo.
CONVERGÊNCIA 2026
No mês de março, a capital goiana recebe o Convergência 2026 – Inovação Pública e Conexão Humana, evento nacional que reunirá gestores públicos, servidores, pesquisadores, estudantes e especialistas para debater soluções inovadoras voltadas à melhoria dos serviços públicos. Trata-se de um dos principais encontros de inovação no setor público brasileiro.
INAUGURAÇÃO
A construção civil em Goiás ganhou um novo capítulo com a inauguração da Dryfast, em Aparecida de Goiânia. A empresa chega ao mercado com um conceito inédito no Brasil: o primeiro drive-thru de construção a seco do país, desenvolvido para aumentar a produtividade de montadores, instaladores e profissionais que vivem a rotina da obra no dia a dia.
CERTIFICAÇÃO
O governador Ronaldo Caiado celebrou a conquista histórica do Hemocentro de Goiás, que se tornou o primeiro banco de sangue público do Brasil a receber o Selo ONA 3, certificação máxima de qualidade concedida pela Organização Nacional de Acreditação.
PRÊMIO INTERNACIONAL
A Flamboyant Urbanismo foi reconhecida internacionalmente ao conquistar o prêmio FePi na categoria Design Prata com o projeto “From Worksite to Urban Experience”, iniciativa que ressignifica a relação entre obra e cidade por meio da instalação de um tapume pensado como espaço de convivência.
DICA DA SEMANA

Unfamiliar: nova série da Netflix
Atualmente configurando-se como a série mais assistida pelos brasileiros na Netflix, ‘Unfamiliar’ é uma produção alemã que transporta o espectador para Berlim no período da Guerra Fria, em uma narrativa instigante que combina suspense, drama familiar e espionagem. A intenção é colocar uma família comum no centro de uma tempestade de operações secretas e dilemas morais.
Natura: melhor reputação do Brasil
A Natura foi reconhecida, mais uma vez, como a empresa de melhor reputação corporativa do Brasil, segundo o Ranking Merco Empresas 2025. Este é o 12º ano consecutivo em que a companhia ocupa a liderança. O Ranking Merco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa) avalia a percepção da sociedade sobre as empresas mais respeitadas do país, a partir de uma metodologia multistakeholder que considera diferentes públicos e indicadores objetivos. Desde o início da série no Brasil, a Natura ocupa a primeira colocação em todas as edições do estudo, figurando de forma consistente como referência em reputação corporativa.

Instituto Rizzo e Equatorial Energia apostam em inclusão
O Instituto Rizzo, em parceria com a Equatorial Energia, ofereceu, no mês de janeiro de 2026, o curso de iniciação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para colaboradores do atendimento a clientes. O objetivo foi promover a inclusão e a acessibilidade no ambiente corporativo. A formação contemplou, em média, 40 colaboradores, com carga horária total de 12 horas, distribuídas de forma a favorecer a assimilação dos conteúdos teóricos e práticos. Ao longo do curso, foi possível observar o comprometimento, dedicação e entusiasmo por parte dos participantes, bem como um interesse significativo em compreender e aprender Libras, reconhecendo a importância de uma comunicação acessível e mais inclusiva.















