• Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Revista STG
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Revista STG
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Artigos

O goiano não é dono da sua imagem

Leitura Estratégica por Leitura Estratégica
dezembro 6, 2025
em Artigos
0
SEM ESTUPRO, DREX FOI ABORTADO
0
COMPARTILHAMENTOS
4
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

Nesta semana, uma tempestade de notícias sobre Goiânia invadiu as redes sociais e sites, inclusive na franquia da londrina BBC News no Brasil – o que ajudou aos replicadores de notícias a explodirem o assunto. Essa matéria requentada (de capital do luxo) é como a chuva: vai e volta durante o ano, já há alguns anos. Para não parecer a notícia fria que é, traz sempre um neologismo pobre ou citação de uma personalidade ou uma trend de matéria em um veículo de grande repercussão.  

“Capital do agroluxo do Brasil’’ e “cidade dos milionários’’ são batismos que pegam, colam, repostam e dão curtidas. Jatinhos, grandes marcas internacionais de luxo, venda recorde de carro premium, condomínios de casas faraônicas e, agora, um reality show ostentação com diferentes mulheres locais, com distribuição via Globoplay e GNT, que, querendo ou não, cria (ou recria) uma imagem nacional sobre a capital e a personalidade dos goianos. 

Vou me eximir de comentá-lo (o reality) para não contaminar as reflexões e virar briga de mesa de bar. Também não farei juízo de valor para não ser injusto, pois não acompanho o projeto. 

Prefiro navegar nas paralelas. Qual nossa imagem fora do Estado? Como somos vistos por outros povos? A reputação é falsa ou verdadeira? Esse programa de TV e vários outros que foram gravados nos últimos anos aqui deixam uma questão: no que contribuem para acentuar ou afastar a imagem ou preconceitos sobre nossa cultura e goianidade?

Com frequência, não posso dizer especificamente dessas Poderosas, nos colocam como um ser cordial, amigável, apegado as questões rurais (meio que o roceiro das tramas, meio bobo) e de uma cultura (nos dois sentidos) limitada ao mundo sertanejo. Quem nunca ouviu dizer de um mal-informado forasteiro ter perguntado a um goianiense se tem índio nas ruas e se andamos de cavalo? Pode parecer estranho, mas, há poucas décadas,, era comum ouvir isso. Hoje, talvez mudem os ícones, mas a forma jocosa a se referir a Goiás se mantém. Pagamos o preço de sermos pacíficos, lerdos ou incompetentes na formação da nossa imagem. 

A imagem prevalecente do Estado é uma narrativa construída de fora para dentro. De São Paulo para Goiás. Os paulistas são donos da nossa imagem. E mesmo os nossos ‘personagens’ (cantores, influenciadores, políticos e outros que têm uma janela fora daqui) fortalecem esse perfil barnabé engraçado e cativante (o “caipira bãozinho”). 

É fato que é um certo estrago ou mão de tinta forte que esse estilo sertanejo (antes era o roceiro) pendurou na imagem dos goianos – bem ou mal. Vamos demorar décadas ou séculos para acrescentar novas hashtags ‘poderosas’ à nossa imagem. Hoje, prevalecem: #sertanejo #agro #luxo #arrozcompequi #roça #fazenda e outras parecidas.

Mas eu vou puxar aqui o outro lado do disco. Não identifico qualquer esforço, privado ou público, para dar uma ampliada ou lustrada na imagem dos goianos. Mesmo os agentes políticos e empresariais, em suas mídias e interações com o povo de outros territórios, não agregam ou preocupam em mostrar um Goiás de cor diferente. Aquele real, da rua, do nosso cotidiano. Os ícones de Goiás não são pobres, são mal explorados. Se não são suficientes para ganhar impulso, não tem proposta para apostar em outros temas. O goiano mal conhece sua história para mudá-la. Para mim, tudo começa aí: bairrismo, coragem e educação. 

Como diz o ignorado hino do Estado de Goiás, escrito por José Mendonça Teles, com música de Joaquim Jayme: “O cerrado, os campos e as matas. A indústria, gado, cereais. Nossos jovens tecendo o futuro. Poesia maior de Goiás!”. Tem algo mais em Goiás, só que nós mesmos não sabemos o que temos.  Somos reféns da imagem que criaram de nós. É triste ver o Estado sucumbindo e sem personalidade.

Leandro Resende,

editor-chefe
Linkedin: leresende

Tags: da ImagemDonoGoianoNão
Postagem anterior

Comitê de Pessoas: o guardião do maior ativo das organizações

Próximo Post

Mercado de Luxo

Leitura Estratégica

Leitura Estratégica

Próximo Post
Mercado de Luxo

Mercado de Luxo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique conectado

  • 23.9k Followers
  • 99 Subscribers
  • Tendências
  • Comentários
  • Mais recente
Perfil: Silvana de Oliveira

Perfil: Silvana de Oliveira

setembro 13, 2025
Novo escritório de advocacia alinha direito e estratégia para impulsionar empresa

Novo escritório de advocacia alinha direito e estratégia para impulsionar empresa

agosto 23, 2025
Perfil:  Professor Carlos André

Perfil:  Professor Carlos André

agosto 23, 2025
Perfil: Geraldo Rocha 

Perfil: Geraldo Rocha 

novembro 1, 2025
Empresa goiana conquista prêmio de maior revenda de irrigação da América Latina

Empresa goiana conquista prêmio de maior revenda de irrigação da América Latina

0
Um olhar sobre as relações de consumo no Brasil, China e Panamá

Um olhar sobre as relações de consumo no Brasil, China e Panamá

0
Sesc oferece benefícios exclusivos ao trabalhador do comércio

Sesc oferece benefícios exclusivos ao trabalhador do comércio

0
Caso Lojas Americanas e a credibilidade das auditorias Big Four

Caso Lojas Americanas e a credibilidade das auditorias Big Four

0
Perfil: Sirlei Couto

Perfil: Sirlei Couto

dezembro 6, 2025
Nórdica investe na aquisição de imóvel por quase R$ 100 milhões

Nórdica investe na aquisição de imóvel por quase R$ 100 milhões

dezembro 6, 2025
Lei dos Super-ricos? Mais um Frankenstein tributário

Lei dos Super-ricos? Mais um Frankenstein tributário

dezembro 6, 2025
Sicoob UniCentro Br amplia presença no Estado de São Paulo com incorporação do Sicoob UniSP

Sicoob UniCentro Br amplia presença no Estado de São Paulo com incorporação do Sicoob UniSP

dezembro 6, 2025

Notícias recentes

Perfil: Sirlei Couto

Perfil: Sirlei Couto

dezembro 6, 2025
Nórdica investe na aquisição de imóvel por quase R$ 100 milhões

Nórdica investe na aquisição de imóvel por quase R$ 100 milhões

dezembro 6, 2025
Lei dos Super-ricos? Mais um Frankenstein tributário

Lei dos Super-ricos? Mais um Frankenstein tributário

dezembro 6, 2025
Sicoob UniCentro Br amplia presença no Estado de São Paulo com incorporação do Sicoob UniSP

Sicoob UniCentro Br amplia presença no Estado de São Paulo com incorporação do Sicoob UniSP

dezembro 6, 2025
Revista STG

Trazemos as notícias mais relevantes, atualizadas e importantes do mercado, tudo em um só lugar.

Siga-nos

Navegar por categoria

  • Accountability
  • Advocacia
  • Almanaque Estratégico
  • Artigos
  • Blog
  • Capacitação
  • Carreira
  • Consumo
  • Direito
  • Diretoria
  • Empresas
  • Ensaio
  • Entrevista
  • Eventos
  • EXECUTIVOS: LINHA DE FRENTE
  • Expansão
  • Justiça do Trabalho
  • Legislação
  • Mercado de Luxo
  • Negócios
  • Perfil
  • Premiação
  • Revista
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Últimas

Notícias recentes

Perfil: Sirlei Couto

Perfil: Sirlei Couto

dezembro 6, 2025
Nórdica investe na aquisição de imóvel por quase R$ 100 milhões

Nórdica investe na aquisição de imóvel por quase R$ 100 milhões

dezembro 6, 2025
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista

© 2025 Leitura Estrategica - Desenvolvido por WB Sistem.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista

© 2025 Leitura Estrategica - Desenvolvido por WB Sistem.