Por Leandro Resende
ESG, franquias, aquisições, contas privadas, internet, governança, mercado de luxo. A discussão de temas que envolvem os negócios em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul é o objetivo da Leitura Estratégica. A grande questão é que esse espaço para empresas esfriou, mesmo em um contexto de overdose de comunicação que temos hoje.
Com nosso propósito principal em vista, abrimos março com a meta de fazer semanalmente a nossa publicação que, antes, era semestral. Fizemos cinco em um mês e vamos seguir firmes para lançar 52 em um ano. É um movimento que tem ganhado adesão contínua de novos leitores, marcas e divulgadores (leitores que, espontaneamente, nos apoiam na distribuição digital).
O desafio não é apenas da Leitura Estratégica, mas de todos, como das marcas, executivos, acionistas e todo ecossistema que envolve o jornalismo de negócios regional. O desamparo que imobiliza as marcas e a evolução dos negócios em promover um diálogo social é preocupante. Tem um abismo entre as empresas e a sociedade e, pior, entre as empresas e as próprias empresas, que mal sabem o que ocorre com as marcas com as quais convivem.
Esse distanciamento é muito prejudicial – enfraquecendo o poder de relacionamento das companhias. É perceptível, em reuniões com empresários, uma nova visão comum de que a rede social prometeu muito e entregou pouco – não consegue fazer o papel do jornalismo de negócios como se imaginou em sua ascensão. O algoritmo precisa de uma convergência com a mídia técnica.
A Leitura Estratégica assume essa missão e se compromete a seguir firme pela estrada do bom e velho jornalismo. Nesta semana, aprofundamos em números e fontes no mercado de consumo AAA no Centro-Oeste. Além disso, falamos sobre as políticas de ESG nas empresas de construção e trazemos um perfil com o executivo Munir Calaça. Isso sem contar as colunas que esmiúçam temas técnicos que vão de governança ao marketing, de juros moratórios ao comércio exterior. Com essa relevância e frequência, só aqui. Na sua revista de fim de semana. Obrigado pela leitura.
Leandro Resende – editor-chefe da Revista Leitura Estratégica
Linkedin: leresende