Por Ana Paula Ramos
A experiência do cliente é fundamental na decisão de compra, os consumidores hoje não querem apenas adquirir um item ou serviço, eles também estão focados na exclusividade, qualidade e no atendimento diferenciado. Por isso, cada interação ao longo da jornada de compra pode ser um grande diferencial e decisivo no ato da compra.
Marcas que compreendem essa demanda e investem em uma experiência diferenciada conseguem se destacar e tem mais possibilidades de fidelizar seus clientes ainda mais os mais exigentes, que compram histórias verdadeiras associados ao produto ou serviço. O storytelling da marca aliada a exclusividade da compra ou serviço personalizado aumentam essa percepção de valor se destacam as que antecipam as necessidades de seus clientes e oferecem uma jornada de compra fluida, que inclui profissionais treinados para entender o estilo e suas preferências
O sucesso não depende apenas da qualidade do produto, mas da forma como ele é apresentado e do relacionamento contínuo com o consumidor. Investir na experiência do cliente não é um custo, mas um investimento estratégico para o crescimento e a consolidação em um mercado cada vez mais exigente. Além disso, nos últimos anos, uma transformação significativa tem moldado o comportamento dos consumidores em todo o mundo. Cada vez mais, pessoas não estão apenas interessadas em preço e qualidade, mas também nos impactos sociais e ambientais dos produtos que compram, é o consumidor chamado de consciente ou sustentável, que busca alinhar seus valores pessoais com suas decisões de compra, pressionando empresas a adotarem práticas mais responsáveis, portanto o desafio é grande além de termos um consumidor exigente quanto a diferenciação no atendimento há ainda aqueles que cada vez mais está disposto a investir seu dinheiro em marcas que compartilham a sua ética em sua visão por consciência ambiental, social. O consumo sustentável não é mais um nicho é uma revolução em andamento.
Para as empresas e marcas isso representa desafios significativos, mas também grandes oportunidades para se destacar no mercado. Quem conseguir entender e superar essas expectativas terá não apenas clientes, mas verdadeiros embaixadores da marca.

Ana Paula Ramos,
Sócia-diretora da Kasane Comunicação e Eventos.