Este artigo faz parte da matéria “A leitura do ano na visão de 20 líderes setoriais“, que retrata análises, desafios e perspectivas que marcaram a economia brasileira e goiana sob o olhar de quem decide, investe e constrói o desenvolvimento. Confira os outros artigos em nosso site: https://leituraestrategica.com.br/
Por Ronaldo Caiado
Goiás vive, em 2025, seu melhor momento histórico. Os avanços não são fruto do acaso, mas de escolhas firmes e técnicas, baseadas em responsabilidade fiscal, respeito ao dinheiro público, confiança do setor produtivo e segurança pública efetiva.
Sempre defendi a liberdade econômica e desde que assumi o Governo de Goiás trabalhei de forma firme nesse sentido. O nosso Produto Interno Bruto (PIB) mais que dobrou desde 2019, saltando de R$ 195 bilhões para mais de R$ 400 bilhões. Crescemos acima da média nacional, mostrando que é possível se desenvolver com responsabilidade e sem comprometer o futuro das próximas gerações.
Com previsão de crescimento de apenas 2,3%, a forte desaceleração do PIB do país revela a falta de plano de ação e de política econômica do governo federal. Goiás, só no primeiro trimestre, fechou com avanço de 7,7% e a previsão para o ano de 2025 é ter uma expansão de 5,5%.
Para desenvolver, o Brasil precisa também de projetos que mirem o mercado internacional, como a exploração dos metais críticos e o foco na inteligência artificial (IA). Goiás está à frente mais uma vez e foi pioneiro ao criar uma legislação sobre o tema.
Como Goiás já demonstrou, os avanços econômicos estão ligados diretamente à segurança pública, que gera paz social, atrai investimentos, promove expansão da oferta de emprego e renda, fortalece o turismo, agropecuária, indústria e o comércio.
Maior impacto positivo:Resiliência do agro
Pior impacto: Desequilíbrio das contas federais

Ronaldo Caiado, tem 76 anos e é natural de Anápolis (GO). Filiado ao União Brasil, é produtor rural e médico. Casado com Gracinha Caiado e pai de quatro filhos: Anna Vitória Caiado, Ronaldo Caiado Filho (em memória), Marcela Caiado e Maria Caiado.
Foi o fundador da União Democrática Ruralista (UDR), deputado federal por cinco mandatos e senador. Em 2018, foi eleito pela primeira vez governador de Goiás no primeiro turno ao obter 1.773.185 votos, (59,73%). No pleito de 2022 conquistou a reeleição em primeiro turno ao receber 1.806.892 votos, ou 51,81% dos votos válidos, se tornando o primeiro governador de Goiás a vencer duas eleições consecutivas em primeiro turno.













