Por Rafael Mesquita
A maior fabricante de veículos elétricos do Brasil e do mundo, BYD, anunciou que a YellotMob começa a integrar o ecossistema de recargas, por meio do app BYD Recharge da companhia. A parceria tem como objetivo ampliar a infraestrutura de recarga no País, oferecendo mais pontos de abastecimento, conectividade e comodidade aos motoristas. “Esse é um processo natural de um movimento da interoperabilidade de parceria entre as redes. Estamos falando da maior fabricante de veículos elétricos do mundo se juntando à maior rede de recargas do Centro-Oeste”, explica Pedro Bouhid, CEO da goiana YellotMob.
Desenvolvida em parceria com a Tupi, startup responsável pelo desenvolvimento do app, a integração adiciona a YellotMob à rede que já conecta milhares de usuários da BYD a uma malha crescente de eletropostos em todas as regiões do Brasil. São 170 novos carregadores da empresa goiana já instalados em Goiás e no Distrito Federal. Mas a intenção é expandir. “A ideia é que possamos chegar a 300 estações até o final do ano e a 800 até o final do ano que vem. Estamos iniciando o processo de nacionalização, levando o serviço também para a região Sudeste e, posteriormente, para o Nordeste”, afirma Pedro Bouhid.
O CEO da YellotMob também reafirma o caráter estratégico da parceria. Ele acredita que a união com duas referências nacionais em eletromobilidade – Tupi e BYD – fortalece o projeto e amplia o alcance da empresa. “A chegada da empresa goiana fortalece ainda mais esse projeto e amplia nosso alcance e impacto no setor”, diz.

Na prática, os usuários poderão escolher em qual aplicativo irão recarregar: YellotMob ou BYD Recharge. A iniciativa está alinhada à estratégia da BYD de manter um ecossistema integrado e interoperável – conhecido como “roaming” –, permitindo que os motoristas utilizem uma ampla rede de carregadores, com localização e pagamento realizados diretamente pelo app. “Temos uma infraestrutura importante para atender aos clientes da marca chinesa. Esse é só um ‘start’ anunciado para atendermos cada vez melhor os usuários de veículos elétricos, e nesse caso específico, aos usuários da marca BYD”, acredita Bouhid.
Com a chegada de 170 novos carregadores da YellotMob, a plataforma BYD Recharge passa a contar com mais de 1.700 pontos habilitados para recarga no País. Os usuários têm acesso a funcionalidades como reserva de vaga, monitoramento em tempo real, histórico de consumo, cupons de desconto, relatórios de CO₂ evitado, entre outros benefícios. Os motoristas ainda poderão contar com o sistema AutoCarga, que permite iniciar a recarga apenas conectando o carregador ao veículo cadastrado, sem a necessidade de abrir o app.
Segundo o vice-presidente sênior da BYD Brasil, Alexandre Baldy, a parceria reforça o compromisso da montadora em democratizar as opções de carregamento por todo o País. “A chegada da YellotMob ao ecossistema BYD é mais um passo estratégico rumo à construção de uma infraestrutura de recarga cada vez mais robusta e acessível. Essa parceria reforça nosso compromisso com a mobilidade elétrica e com a oferta de soluções completas para os nossos usuários. Ao unir forças com empresas que compartilham nossa visão de futuro sustentável, aceleramos juntos a eletrificação do país”, destaca Baldy.
Segundo Pedro De Conti, CEO da Tupi, o avanço reflete a convicção de que tecnologia aberta, conectividade e boa experiência do usuário devem caminhar juntas. “A integração da YellotMob mostra o potencial do nosso sistema para conectar redes regionais e ampliar, de forma ágil e escalável, o acesso à recarga”, afirma.
Startup goiana
Fundada em 2022 como parte do portfólio do Grupo Yellot, a YellotMob oferece soluções completas para recarga rápida e semirrápida de veículos elétricos. Dona da maior rede de eletropostos do Centro-Oeste, a empresa proporciona uma experiência de recarga eficiente e prática, com aplicativo próprio, suporte especializado por mensagens ou ligações, e recarga em apenas três toques.

Através do aplicativo, o usuário pode localizar a estação de recarga mais próxima, verificar sua disponibilidade, traçar a melhor rota, acompanhar a economia e a quantidade de CO₂ que deixou de ser emitida, aproveitar cashback em todas as recargas e ainda realizar todo o pagamento de forma segura e prática.
A YellotMob já está presente em Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio de Janeiro – e continua em expansão, com novas inaugurações previstas em outros estados.
Sobre a BYD
A BYD é líder global em carros movidos a nova energia – elétricos e híbridos plug-in. Há mais de 10 anos no Brasil, também se destaca pela produção de componentes eletrônicos, painéis solares e soluções de armazenamento de energia. A empresa opera fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM) e, em 2024, deu início à construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, que irá abrigar o maior complexo fabril da companhia fora da Ásia.
A BYD ainda é responsável pelo projeto do monotrilho da Linha 17–Ouro do Metrô de São Paulo (Skyrail). Em 2024, a greentech vendeu sete em cada dez veículos elétricos e um em cada quatro híbridos no Brasil, conquistando a décima posição no ranking geral de vendas de carros de passeio no país.
Com a missão de diminuir a temperatura da Terra em 1°C, a BYD é pioneira na transição para uma economia de baixo carbono, alinhando suas operações ao Pacto Global da ONU e liderando a revolução sustentável no setor automotivo.