• Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Revista STG
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Revista STG
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Diretoria

Indústria goiana perde de goleada para nacional em 2025

Leitura Estratégica por Leitura Estratégica
junho 7, 2025
em Diretoria
0
Indústria goiana perde de goleada para nacional em 2025
0
COMPARTILHAMENTOS
3
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

O ano de 2023 foi excelente para a indústria goiana. Acumulou uma boa gordura (de expansão industrial). Como o início de 2024 foi fraco, a indústria queimou essa gordura. Agora, a indústria luta para tentar se manter na média nacional. Mas o fechamento do primeiro trimestre ainda está longe disso. Fechou o período no vermelho, encolhendo 0,4% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto o indicador está bem azul no nacional, com alta de 1,9%.  Em março, os números de Goiás seguiram na contramão do País: queda de 2,1%, ante alta nacional de 1,2%.

ACUMULADO EM 12 MESES

A situação de desaceleração da indústria goiana em relação à  nacional, quando se compara o resultado acumulado nos últimos 12 meses fica mais evidente e afasta  qualquer suspeita de sazonalidade. Enquanto o Brasil cresceu 3,1%, Goiás avançou apenas 0,5%.Goleada.

 PUXOU QUEDA

Os piores resultados no balanço do trimestre foram das indústrias de fabricação produtos de metais (-13,1%), biocombustíveis (-12,9%), minerais não-metálicos (-9,6%). Na intermediária, setores de grande peso, como indústria de alimentos (-3,1%), que responde por mais da metade do parque fabril do Estado. 

QUEDAS CURTA E LONGA

Avaliando apenas o mês de março, os piores desempenhos foram registrados nos setores de alimentos (carnes e soja), farmacêutico (medicamentos) e metalurgia (ouro e ferronióbio).

No acumulado de 12 meses, os setores que puxam as quedas são: metalurgia, químicos, minerais não metálicos e alimentos.

SALVOU

Fecharam no azul, no trimestre, os setores de vestuário, máquinas e equipamentos, e veículos.

As altas, todas abaixo de 1,1%, têm números que não chegam a indicar crescimento e estão mais próximas da estagnação.

EXPECTATIVAS

Esse número trimestral já afeta o acumulado no ciclo de 12 meses, que tinha setores com grandes expansões que começam a reduzir o ganho no ciclo, como aconteceu com a gordura que a indústria acumulou em 2023 e perdeu no ano passado.

INVESTIMENTOS

Estes setores que estavam bem e começam a cair, tendem a rever investimentos e contratações. Os setores com maior acumulado de expansão em 12 meses são: veículos (50,6%), máquinas e equipamentos (28,1%), fabricação de metal (15,3%) e vestuário (14,4%).

FREADA BRUSCA

Estes setores, na comparação de 12 meses com primeiro trimestre de 2025, saem de dois dígitos para perto de zero ou negativo. Em boa parte, impactados pelo aumento de juros, que afeta na venda final ou no custo de capital (ou ambos).

DICA DA SEMANA

Nintendo lança novo console   

A Nintendo lançou seu novo console, o Switch 2, no Brasil na última quinta-feira, data do lançamento global. Fabricante japonesa sugere o preço de R$ 4.500 e R$ 4.800 com o game Mario Kart World. O antecessor custava R$ 3 mil há cinco anos. O preço mais salgado, explica a empresa, se deve aos impostos elevados, taxas alfandegárias, custos de importação, logística, distribuição e margens do varejo. Nintendo descarta, por enquanto, produzir o console no Brasil.

 UniCentro Br acelera reembolsos em 60% com Python 

O Sicoob UniCentro Br, uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil, decidiu enfrentar o desafio de otimizar um dos processos mais recorrentes e críticos da rotina administrativa: o reembolso de despesas. A cooperativa reestruturou o processo de reembolso com automações inteligentes em Python. A iniciativa reduziu o tempo de execução das demandas em 60%, alcançou 100% de precisão e eliminou etapas manuais, abrindo caminho para a realocação de talentos. Até 2023, o processo de reembolso era inteiramente manual no Sicoob, fazendo com que um colaborador se dedicasse diariamente a processar entre 50 e 60 pedidos por meio do sistema Sisbr, que não contava com integração via APIs. Cada solicitação exigia análise, aprovação, lançamentos manuais e conciliação de pagamentos. O trabalho consumia até oito horas por dia, representando um gargalo na operação e deixando a equipe.

Exporta Mais Brasil: indústria alimentícia pode se inscrever até segunda

O programa Exporta Mais Brasil abriu inscrições para empresas do setor de alimentos e bebidas, até o dia 8 de junho , segunda-feira. Essa edição será em Goiânia, na Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (FICOMEX) 2025, que acontece nos dias 4 a 6 de setembro. O programa é uma oportunidade de participar de rodadas de negócios presenciais com compradores internacionais qualificados. Interessados podem se inscrever pelo link. 

Edição do Exporta Mais Brasil – Alimentos & Bebidas Industrializados é uma iniciativa da @apexbrasil em parceria com o @sebrae e parceiros locais como @aciegonline e @sicgoias. A Exporta Mais Brasil terá rodadas de negócio, trilha de capacitação exportadora, apoio e suporte, com credenciamento de até 2 representantes por empresa para a Expointer, além de passagens aéreas para 15 micro e pequenas empresas fora de Goiás pelo SEBRAE. Além de contar também com apoio de tradutores e técnicos da equipe ApexBrasil durante o evento.

Dia dos Namorados: Fujioka cobrirá qualquer oferta anunciada

A varejista goiana lançou uma ação promocional válida até o dia 12 de junho, na qual se compromete a cobrir qualquer oferta anunciada. O objetivo é garantir ao cliente a confiança de fazer o melhor negócio, oferecendo um mix variado de produtos ideais para presentear, que vão desde eletrônicos até itens de cuidados pessoais e tecnologia. O Dia dos Namorados é tão importante quanto o aniversário de namoro ou casamento, o que reforça não apenas o apelo emocional da data, mas também seu impacto econômico. “Sabemos que o Dia dos Namorados tem uma carga emocional muito forte para os consumidores. Por isso, reforçamos nossa campanha com preços competitivos e uma variedade de produtos que atendam a todos os perfis de casais”, afirma José Neto, gerente de marketing do Grupo Fujioka.

Tags: Exporta Mais BrasilGrupo FujiokaIndústria goianaNintendoSicoob UniCentro Br
Postagem anterior

Mercado de Luxo

Próximo Post

Almanaque Estratégico 003

Leitura Estratégica

Leitura Estratégica

Próximo Post
Almanaque Estratégico 003

Almanaque Estratégico 003

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique conectado

  • 23.9k Followers
  • 99 Subscribers
  • Tendências
  • Comentários
  • Mais recente
FIDC como estratégia tributária

FIDC como estratégia tributária

abril 26, 2025
Perfil: Dimas de Paula

Perfil: Dimas de Paula

março 1, 2025
Se o Brasil fosse uma empresa, seria o caso de falência?

Se o Brasil fosse uma empresa, seria o caso de falência?

março 8, 2025
O Big Brother e a Receita Federal

O Big Brother e a Receita Federal

abril 12, 2025
Empresa goiana conquista prêmio de maior revenda de irrigação da América Latina

Empresa goiana conquista prêmio de maior revenda de irrigação da América Latina

0
Um olhar sobre as relações de consumo no Brasil, China e Panamá

Um olhar sobre as relações de consumo no Brasil, China e Panamá

0
Sesc oferece benefícios exclusivos ao trabalhador do comércio

Sesc oferece benefícios exclusivos ao trabalhador do comércio

0
Caso Lojas Americanas e a credibilidade das auditorias Big Four

Caso Lojas Americanas e a credibilidade das auditorias Big Four

0
Empresas sabem dialogar com suas equipes?

Empresas sabem dialogar com suas equipes?

junho 7, 2025
Perfil: Marco Antônio Veiga

Perfil: Marco Antônio Veiga

junho 7, 2025
Regularização Fundiária: instrumento de cidadania e desenvolvimento

Regularização Fundiária: instrumento de cidadania e desenvolvimento

junho 7, 2025
Almanaque Estratégico 003

Almanaque Estratégico 003

junho 7, 2025

Notícias recentes

Empresas sabem dialogar com suas equipes?

Empresas sabem dialogar com suas equipes?

junho 7, 2025
Perfil: Marco Antônio Veiga

Perfil: Marco Antônio Veiga

junho 7, 2025
Regularização Fundiária: instrumento de cidadania e desenvolvimento

Regularização Fundiária: instrumento de cidadania e desenvolvimento

junho 7, 2025
Almanaque Estratégico 003

Almanaque Estratégico 003

junho 7, 2025
Revista STG

Trazemos as notícias mais relevantes, atualizadas e importantes do mercado, tudo em um só lugar.

Siga-nos

Navegar por categoria

  • Advocacia
  • Almanaque Estratégico
  • Artigos
  • Blog
  • Carreira
  • Consumo
  • Direito
  • Diretoria
  • Empresas
  • Entrevista
  • Eventos
  • Justiça do Trabalho
  • Mercado de Luxo
  • Negócios
  • Perfil
  • Premiação
  • Revista
  • Tecnologia
  • Últimas

Notícias recentes

Empresas sabem dialogar com suas equipes?

Empresas sabem dialogar com suas equipes?

junho 7, 2025
Perfil: Marco Antônio Veiga

Perfil: Marco Antônio Veiga

junho 7, 2025
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista

© 2025 Leitura Estrategica - Desenvolvido por WB Sistem.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista

© 2025 Leitura Estrategica - Desenvolvido por WB Sistem.