• Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Revista STG
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Revista STG
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Negócios

Grupo Mateus: o império varejista que nasceu do porta-malas de um carro

De uma mercearia de 50 m² no interior do Maranhão à terceira maior rede supermercadista do Brasil, o Grupo Mateus construiu uma trajetória única, com foco no Norte e Nordeste e disciplina financeira como marca registrada

Leitura Estratégica por Leitura Estratégica
maio 3, 2025
em Negócios
0
Grupo Mateus: o império varejista que nasceu do porta-malas de um carro
0
COMPARTILHAMENTOS
4
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

Por Rafael Vaz

O Grupo Mateus é um daqueles casos em que o ponto de partida parece pequeno demais diante da dimensão do destino. Fundado por Ilson Mateus Rodrigues, ex-engraxate, garimpeiro e vendedor de cachaça, o grupo nasceu em 1986, quando ele transformou uma mercearia de 50 metros quadrados, em Balsas (MA), em seu primeiro endereço físico. O negócio foi financiado com o dinheiro que ele ganhava vendendo refrigerantes no porta-malas do carro.

“Durante uns 10 anos, tudo que a gente ganhava, a gente reinvestia”, relembra o fundador, hoje aos 62 anos. O tempo deu razão à estratégia: “A gente começou crescendo 10%, depois 15% e sempre investindo”, completa.

Um fenômeno fora do eixo

Enquanto as grandes redes do varejo disputam cada esquina nas capitais do Sudeste e do Sul, o Grupo Mateus encontrou seu espaço longe dos principais centros urbanos. A empresa se consolidou como fenômeno regional no Norte e Nordeste, com 277 lojas em operação, entre supermercados, atacarejos, mercadinhos, empórios e conveniências, atendendo mais de 100 cidades.

Apesar de ainda não ter presença física em outras regiões do país, o Grupo Mateus já ocupa a terceira colocação no ranking da Associação Brasileira de Supermercados, ficando atrás apenas do Carrefour e do Assaí — e à frente do tradicional Pão de Açúcar.

De arroz e feijão a eletrodomésticos

A expansão não se limitou à geografia. O conglomerado opera hoje com marcas voltadas a diferentes perfis de consumidores, como a Mateus Mix, no atacarejo, e a Spazio Mateus, voltada ao público de renda mais alta. Além dos supermercados, o grupo atua também na venda de móveis e eletroeletrônicos.

A fórmula de sucesso inclui olhar atento para o detalhe e adaptação constante. “Tenho 39 anos de aprendizado diário, de muitas batalhas para encontrar soluções. O varejo é muito dinâmico. Tem de haver atenção aos detalhes, enxergar as necessidades”, analisa Ilson Mateus.

Resultados de bilhões

Em um setor competitivo e pressionado por inflação e juros altos, o Grupo Mateus segue como uma máquina de resultados. Em 2023, a empresa registrou R$ 32 bilhões em receita, com lucro bruto de R$ 7 bilhões e lucro líquido de R$ 1,3 bilhão — crescimento de quase 20% em relação ao ano anterior.

A empresa está listada na B3 desde 2020 e metade das ações estão nas mãos de investidores estrangeiros. “Temos acionistas importantes que investem na companhia desde a abertura do capital. Há uma relação de confiança e compromisso com a geração de valor. Temos aprendido muito nesse processo”, afirma o presidente.

Foco em expansão com os pés no chão

A mais recente movimentação estratégica do Grupo foi a compra da rede Novo Atacarejo, com sede em Pernambuco. A aquisição de 32 lojas adicionou cerca de R$ 378 milhões em receita anual ao negócio e reforçou o posicionamento do grupo na região Nordeste.

Com crescimento consistente e valores sólidos, o Grupo Mateus é mais um exemplo de como o empreendedorismo fora do eixo pode dar origem a gigantes. E, nesse caso, com uma história que continua sendo escrita — todos os dias — com atenção, reinvestimento e visão de futuro.

Tecnologia e inovação como pilares do sucesso

Em um setor altamente competitivo, a inovação tecnológica tem sido um diferencial. O Grupo Mateus investe pesado em digitalização para melhorar a experiência do cliente e otimizar suas operações. As lojas contam com sistemas modernos de pagamento, programas de fidelidade e plataformas de vendas online, o que tem atraído um público cada vez maior.

Os planos não param: a mais nova aposta é a criação de uma operação voltada ao público pet, com foco em produtos e serviços para os “pais” de animais de estimação. “A empresa nasceu com o propósito de ser um prestador de serviços, não apenas um depósito de produtos com renome no varejo”, afirma Túlio Queiroz, CFO do Grupo.

A visão de futuro segue orientada pela expansão com inteligência. “O ambiente de negócios no Brasil traz diversos desafios, mas, ao mesmo tempo, traz também muitas oportunidades. A região Nordeste é um bom exemplo de onde enxergamos estas novas possibilidades”, explica Queiroz. “Estamos focando nosso crescimento para os demais estados e cidades da região, sempre buscando conhecer, cada vez mais, nosso cliente, para atendê-lo da melhor maneira possível”, conclui.

Tags: Centro-OesteGrupo MateusRaio X
Postagem anterior

BETs tiram R$ 30 bilhões por mês da economia real 

Próximo Post

Perfil: Léo Razuk

Leitura Estratégica

Leitura Estratégica

Próximo Post
Perfil: Léo Razuk

Perfil: Léo Razuk

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique conectado

  • 23.9k Followers
  • 99 Subscribers
  • Tendências
  • Comentários
  • Mais recente
FIDC como estratégia tributária

FIDC como estratégia tributária

abril 26, 2025
Perfil: Dimas de Paula

Perfil: Dimas de Paula

março 1, 2025
Se o Brasil fosse uma empresa, seria o caso de falência?

Se o Brasil fosse uma empresa, seria o caso de falência?

março 8, 2025
O Big Brother e a Receita Federal

O Big Brother e a Receita Federal

abril 12, 2025
Empresa goiana conquista prêmio de maior revenda de irrigação da América Latina

Empresa goiana conquista prêmio de maior revenda de irrigação da América Latina

0
Um olhar sobre as relações de consumo no Brasil, China e Panamá

Um olhar sobre as relações de consumo no Brasil, China e Panamá

0
Sesc oferece benefícios exclusivos ao trabalhador do comércio

Sesc oferece benefícios exclusivos ao trabalhador do comércio

0
Caso Lojas Americanas e a credibilidade das auditorias Big Four

Caso Lojas Americanas e a credibilidade das auditorias Big Four

0
Goiânia, a capital do aluguel

Goiânia, a capital do aluguel

maio 17, 2025
Perfil: Jales Guedes

Perfil: Jales Guedes

maio 17, 2025
Empresários sentem efeitos negativos da alta dos juros no País

Empresários sentem efeitos negativos da alta dos juros no País

maio 17, 2025
Chef de cozinha goiano está entre os finalistas do prêmio Melhores do Ano da Gastronomia

Chef de cozinha goiano está entre os finalistas do prêmio Melhores do Ano da Gastronomia

maio 17, 2025

Notícias recentes

Goiânia, a capital do aluguel

Goiânia, a capital do aluguel

maio 17, 2025
Perfil: Jales Guedes

Perfil: Jales Guedes

maio 17, 2025
Empresários sentem efeitos negativos da alta dos juros no País

Empresários sentem efeitos negativos da alta dos juros no País

maio 17, 2025
Chef de cozinha goiano está entre os finalistas do prêmio Melhores do Ano da Gastronomia

Chef de cozinha goiano está entre os finalistas do prêmio Melhores do Ano da Gastronomia

maio 17, 2025
Revista STG

Trazemos as notícias mais relevantes, atualizadas e importantes do mercado, tudo em um só lugar.

Siga-nos

Navegar por categoria

  • Advocacia
  • Artigos
  • Blog
  • Carreira
  • Diretoria
  • Empresas
  • Entrevista
  • Eventos
  • Mercado de Luxo
  • Negócios
  • Perfil
  • Premiação
  • Revista
  • Tecnologia
  • Últimas

Notícias recentes

Goiânia, a capital do aluguel

Goiânia, a capital do aluguel

maio 17, 2025
Perfil: Jales Guedes

Perfil: Jales Guedes

maio 17, 2025
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista

© 2025 Leitura Estrategica - Desenvolvido por WB Sistem.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista

© 2025 Leitura Estrategica - Desenvolvido por WB Sistem.