• Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Revista STG
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Revista STG
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Artigos

Sua empresa quer exportar. Será que a sua marca está preparada?

Leitura Estratégica por Leitura Estratégica
agosto 30, 2025
em Artigos
0
Sua empresa quer exportar. Será que a sua marca está preparada?
0
COMPARTILHAMENTOS
3
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

Todo empresário que já teve um produto elogiado ou uma planilha mostrando potencial de expansão, já pensou: “Está na hora de exportar”.

E talvez esteja mesmo.

Mas antes de fazer a ‘mala da sua operação’, vale fazer outra pergunta sobre algo invisível, difícil mas, ainda assim, determinante: “A minha marca aguenta o tranco de sair do Brasil?”

Porque internacionalizar não é só abrir mercado.

É replicar e encontrar sentido no processo.

É cruzar fronteiras sem perder o eixo.

É sustentar relevância num território onde ninguém conhece a sua história.

A maioria das empresas se prepara com tudo que o manual manda: estudo fiscal, estratégia comercial, parceiro logístico. Mas esquece do que chega primeiro (e pesa mais) lá fora: a marca.

E não estou falando de logo, paleta ou nome traduzido.

Estou falando de posicionamento. De identidade.

Da energia invisível que sustenta sua reputação antes mesmo do primeiro contrato.

Lá fora, a sua marca será julgada sem contexto.

E se ela não for clara sobre o que representa, o mercado decidirá por você.

E talvez não goste do que enxergar.

Empresas desalinhadas internamente, mesmo com bons produtos, se fragmentam fora de casa. Vira confusão, porque confundem falta de estratégia com a necessidades de ter volume (de SKUs, de promoção, de presença, de comunicação…). 

Nesse movimento de internacionalização, vejo uma coisa em comum: marcas fortes não precisam parecer globais.O que elas precisam é serem verdadeiras.

E o que é verdadeiro conecta em qualquer lugar do mundo.

Antes de exportar, alinhe suas expectativas com clareza (e depois me conte o resultado): 

  • Sua proposta de valor é compreensível fora do seu contexto local?
  • Sua marca sustenta coerência entre discurso e prática em diferentes mercados? Ou muda o que acredita para agradar cada novo cliente?
  • Você tem uma narrativa capaz de conectar emocionalmente com pessoas que nunca ouviram falar da sua história?  Ou depende do “quem somos” e a tradição para se explicar?
  • Sua identidade visual, verbal e cultural é adaptável sem perder a essência?
  • Você tem clareza sobre o que é inegociável na sua marca?
  • Se sua marca chegasse hoje a outro país, o que ela faria as pessoas sentirem?

Ciro Ribeiro Rocha,

fundador da Enredo Brand Innovation.

Tags: EmpresaEmpresárioExportarMarcaPreparada
Postagem anterior

Ficomex: resposta ao tarifaço

Próximo Post

A importância da Governança Corporativa na internacionalização das empresas

Leitura Estratégica

Leitura Estratégica

Próximo Post
A importância da Governança Corporativa na internacionalização das empresas

A importância da Governança Corporativa na internacionalização das empresas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique conectado

  • 23.9k Followers
  • 99 Subscribers
  • Tendências
  • Comentários
  • Mais recente
Perfil: Silvana de Oliveira

Perfil: Silvana de Oliveira

setembro 13, 2025
Novo escritório de advocacia alinha direito e estratégia para impulsionar empresa

Novo escritório de advocacia alinha direito e estratégia para impulsionar empresa

agosto 23, 2025
Perfil:  Professor Carlos André

Perfil:  Professor Carlos André

agosto 23, 2025
Perfil: Geraldo Rocha 

Perfil: Geraldo Rocha 

novembro 1, 2025
Empresa goiana conquista prêmio de maior revenda de irrigação da América Latina

Empresa goiana conquista prêmio de maior revenda de irrigação da América Latina

0
Um olhar sobre as relações de consumo no Brasil, China e Panamá

Um olhar sobre as relações de consumo no Brasil, China e Panamá

0
Sesc oferece benefícios exclusivos ao trabalhador do comércio

Sesc oferece benefícios exclusivos ao trabalhador do comércio

0
Caso Lojas Americanas e a credibilidade das auditorias Big Four

Caso Lojas Americanas e a credibilidade das auditorias Big Four

0
O poder caminha para o Oriente – 权力正在向东转移。

O poder caminha para o Oriente – 权力正在向东转移。

novembro 29, 2025
Perfil: Sucena Hummel

Perfil: Sucena Hummel

novembro 29, 2025
O que esperar da nova administração do Aeroporto Santa Genoveva

O que esperar da nova administração do Aeroporto Santa Genoveva

novembro 29, 2025
Cresce número de pessoas 60+ morando sozinhas

Cresce número de pessoas 60+ morando sozinhas

novembro 29, 2025

Notícias recentes

O poder caminha para o Oriente – 权力正在向东转移。

O poder caminha para o Oriente – 权力正在向东转移。

novembro 29, 2025
Perfil: Sucena Hummel

Perfil: Sucena Hummel

novembro 29, 2025
O que esperar da nova administração do Aeroporto Santa Genoveva

O que esperar da nova administração do Aeroporto Santa Genoveva

novembro 29, 2025
Cresce número de pessoas 60+ morando sozinhas

Cresce número de pessoas 60+ morando sozinhas

novembro 29, 2025
Revista STG

Trazemos as notícias mais relevantes, atualizadas e importantes do mercado, tudo em um só lugar.

Siga-nos

Navegar por categoria

  • Accountability
  • Advocacia
  • Almanaque Estratégico
  • Artigos
  • Blog
  • Capacitação
  • Carreira
  • Consumo
  • Direito
  • Diretoria
  • Empresas
  • Entrevista
  • Eventos
  • EXECUTIVOS: LINHA DE FRENTE
  • Expansão
  • Justiça do Trabalho
  • Legislação
  • Mercado de Luxo
  • Negócios
  • Perfil
  • Premiação
  • Revista
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Últimas

Notícias recentes

O poder caminha para o Oriente – 权力正在向东转移。

O poder caminha para o Oriente – 权力正在向东转移。

novembro 29, 2025
Perfil: Sucena Hummel

Perfil: Sucena Hummel

novembro 29, 2025
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista

© 2025 Leitura Estrategica - Desenvolvido por WB Sistem.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista

© 2025 Leitura Estrategica - Desenvolvido por WB Sistem.