• Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Revista STG
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Revista STG
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Artigos

Cultura Organizacional não é papo de RH

Leitura Estratégica por Leitura Estratégica
abril 5, 2025
em Artigos
0
Cultura Organizacional não é papo de RH

Imagem: Freepik

0
COMPARTILHAMENTOS
6
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

Por Marcela Zaidem

Cultura é o jeito como as coisas são feitas, todos os dias, com ou sem as lideranças por perto. E ignorar isso custa caro. De acordo com a PwC, 69% das empresas afirmam que a cultura organizacional é o que dá vantagem competitiva em momentos de mudança. E mais, companhias com cultura forte têm dez vezes mais chances de alcançar performance financeira acima da média, segundo a Deloitte.

Portanto, quem ainda enxerga cultura organizacional como algo intangível ou “do time de pessoas”, está deixando dinheiro na mesa e, provavelmente, criando ruído onde deveria haver clareza. Apesar de o conceito “cultura organizacional” ter começado a ser tratado de forma mais abrangente na década de 80, com elementos como valores, crenças, histórias, mitos e condutas pessoais, ainda existe grande dificuldade de trabalhar o dia-a-dia, saindo da alta direção e fazendo parte dos costumes do grupo como um todo.

Por isso, vem crescendo muito por parte dos empreendedores a procura por especialistas com esse olhar apurado e conhecimento para transformar e consolidar a cultura organizacional na prática. É importante desconstruir a ideia de que cultura é subjetiva e mostrar, com método e dados, que cultura é comportamento. E comportamento se mede, se molda e se transforma.

Desta forma é possível criar ambientes de alta performance, onde o alinhamento entre times, comportamentos e estratégia se traduz em crescimento real faturado.
Neste processo também está a formação de líderes com maturidade para olhar para suas equipes com profundidade, construir culturas consistentes e dar clareza ao que é esperado das pessoas dentro das organizações.

Um dos pontos que precisamos olhar em tempos de IA, por exemplo, é que o tempo economizado com o uso da tecnologia precisa ter propósito. Um levantamento da Salesforce, com um universo de 5 mil trabalhadores, mostrou que apenas 30% realmente maximizam o uso da IA, enquanto 20% a utilizam sem o conhecimento dos gestores, temendo represálias. Mostrou também que metade das pessoas observa a IA com interesse, mas não a adota totalmente devido à falta de diretrizes claras.

Ainda existe um longo caminho para que as empresas entendam como o olhar para a cultura organizacional pode ser um divisor de águas dentro de uma empresa, mas muito já está acontecendo. A CNP People Solutions, por exemplo, uma consultoria sob medida especializada em impulsionar os resultados das empresas através de pessoas, já está solidificada na região sudeste e agora chega ao Centro-Oeste mantendo parcerias com empresas como a KBL Contabilidade, uma boutique contábil sócia-membro do Tax Group, que atua fortemente em indústria, comércio e serviços.

Além de investir na cultura organizacional dentro da empresa, a KBL foi um importante parceiro no primeiro CNP Hub Goiânia, com o tema “Como construir empresas que crescem e marcam gerações”. Que venham mais encontros como esse para uma troca rica, direta, sem fórmulas prontas, mas com muito conteúdo prático para quem está no dia a dia da operação. Afinal, está na hora dos grandes líderes entenderem que cultura organizacional, definitivamente não é papo de RH.

Marcela Zaidem,

psicóloga, fundadora da CNP People Solutions

Tags: Cultura OrganizacionalEmpresasRH
Postagem anterior

EUA impõem novas tarifas: riscos globais e impacto para o Brasil

Próximo Post

O novo perfil do consumidor digital e como sua empresa deve se adaptar

Leitura Estratégica

Leitura Estratégica

Próximo Post
O novo perfil do consumidor digital e como sua empresa deve se adaptar

O novo perfil do consumidor digital e como sua empresa deve se adaptar

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique conectado

  • 23.9k Followers
  • 99 Subscribers
  • Tendências
  • Comentários
  • Mais recente
FIDC como estratégia tributária

FIDC como estratégia tributária

abril 26, 2025
Perfil: Dimas de Paula

Perfil: Dimas de Paula

março 1, 2025
Se o Brasil fosse uma empresa, seria o caso de falência?

Se o Brasil fosse uma empresa, seria o caso de falência?

março 8, 2025
O Big Brother e a Receita Federal

O Big Brother e a Receita Federal

abril 12, 2025
Empresa goiana conquista prêmio de maior revenda de irrigação da América Latina

Empresa goiana conquista prêmio de maior revenda de irrigação da América Latina

0
Um olhar sobre as relações de consumo no Brasil, China e Panamá

Um olhar sobre as relações de consumo no Brasil, China e Panamá

0
Sesc oferece benefícios exclusivos ao trabalhador do comércio

Sesc oferece benefícios exclusivos ao trabalhador do comércio

0
Caso Lojas Americanas e a credibilidade das auditorias Big Four

Caso Lojas Americanas e a credibilidade das auditorias Big Four

0
Empresas sabem dialogar com suas equipes?

Empresas sabem dialogar com suas equipes?

junho 7, 2025
Perfil: Marco Antônio Veiga

Perfil: Marco Antônio Veiga

junho 7, 2025
Regularização Fundiária: instrumento de cidadania e desenvolvimento

Regularização Fundiária: instrumento de cidadania e desenvolvimento

junho 7, 2025
Almanaque Estratégico 003

Almanaque Estratégico 003

junho 7, 2025

Notícias recentes

Empresas sabem dialogar com suas equipes?

Empresas sabem dialogar com suas equipes?

junho 7, 2025
Perfil: Marco Antônio Veiga

Perfil: Marco Antônio Veiga

junho 7, 2025
Regularização Fundiária: instrumento de cidadania e desenvolvimento

Regularização Fundiária: instrumento de cidadania e desenvolvimento

junho 7, 2025
Almanaque Estratégico 003

Almanaque Estratégico 003

junho 7, 2025
Revista STG

Trazemos as notícias mais relevantes, atualizadas e importantes do mercado, tudo em um só lugar.

Siga-nos

Navegar por categoria

  • Advocacia
  • Almanaque Estratégico
  • Artigos
  • Blog
  • Carreira
  • Consumo
  • Direito
  • Diretoria
  • Empresas
  • Entrevista
  • Eventos
  • Justiça do Trabalho
  • Mercado de Luxo
  • Negócios
  • Perfil
  • Premiação
  • Revista
  • Tecnologia
  • Últimas

Notícias recentes

Empresas sabem dialogar com suas equipes?

Empresas sabem dialogar com suas equipes?

junho 7, 2025
Perfil: Marco Antônio Veiga

Perfil: Marco Antônio Veiga

junho 7, 2025
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista

© 2025 Leitura Estrategica - Desenvolvido por WB Sistem.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista

© 2025 Leitura Estrategica - Desenvolvido por WB Sistem.