• Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Revista STG
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Revista STG
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Últimas

Contrário à tendência mundial, consumo de vinhos cresce entre brasileiros

Leitura Estratégica por Leitura Estratégica
fevereiro 26, 2025
em Últimas
0
Contrário à tendência mundial, consumo de vinhos cresce entre brasileiros
0
COMPARTILHAMENTOS
3
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

O consumo de vinho diminuiu em diversas partes do mundo, enquanto o Brasil segue na contramão dessa tendência. Nos últimos anos, o interesse dos brasileiros pela bebida cresceu significativamente, impulsionado por mudanças nos hábitos de consumo, maior oferta de rótulos nacionais e importados e pelo fortalecimento da cultura do vinho entre os consumidores.

Entre 2022 e 2023, o consumo de vinho no Brasil aumentou 11,6%, o segundo maior aumento do mundo, atrás apenas da Romênia, com 20%, de acordo com a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). A pesquisa indica, também, que o consumo global diminuiu 2,6%. A ascensão desse segmento no Brasil foi o foco do painel “O crescimento do consumo de vinhos brasileiros e como isso impacta em seu negócio”, apresentado por Márcio Silmar, gerente nacional da Bueno Wines, no 36º Congresso Abrasel. Na ocasião, Márcio discutiu o crescimento desse mercado e a importância de criar experiências encantadoras para os clientes.

“O vinho é um negócio que cresce a passos largos no Brasil. O ambiente dessa bebida traz glamour. Quem você convida para tomar um vinho, se sente prestigiado”, comenta. De acordo com Márcio, um exemplo desse crescimento está no Rio de Janeiro. “Oito anos atrás, o estado tinha apenas uma vinícola. Hoje, entre projetos prontos e em funcionamento, são 35 vinícolas”, contou.

Para o consultor especialista em vinhos Diego Bertolini, essa transformação no mercado se deve a diversos fatores, incluindo a popularização da bebida entre novos públicos e a maior valorização dos produtos nacionais. “Nos últimos anos, o brasileiro passou a enxergar o vinho como uma bebida mais acessível e compatível com diferentes ocasiões. Isso impulsionou tanto as vendas quanto a produção local”, explica Bertolini. “Com isso, atualmente, o Brasil tem regiões vinícolas em plena expansão, como o Vale dos Vinhedos, a Campanha Gaúcha e até áreas surpreendentes como o Nordeste, que vêm produzindo vinhos de excelente qualidade”, completa o especialista.

Outro ponto relevante é a mudança no perfil do consumidor. Se antes o vinho era visto como uma bebida reservada para ocasiões especiais, hoje ele é cada vez mais incorporado ao dia a dia, sendo consumido tanto em casa quanto em bares e restaurantes.

“O brasileiro quer explorar novos sabores e experiências. A harmonização do vinho com a comida tem se tornado uma prática cada vez mais comum”, conclui Márcio.

Postagem anterior

Marca de alta relojoaria atende brasileiros on-line

Próximo Post

Desafios e oportunidades para as mulheres na área de tecnologia

Leitura Estratégica

Leitura Estratégica

Próximo Post
Desafios e oportunidades para as mulheres na área de tecnologia

Desafios e oportunidades para as mulheres na área de tecnologia

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique conectado

  • 23.9k Followers
  • 99 Subscribers
  • Tendências
  • Comentários
  • Mais recente
FIDC como estratégia tributária

FIDC como estratégia tributária

abril 26, 2025
Perfil: Dimas de Paula

Perfil: Dimas de Paula

março 1, 2025
Se o Brasil fosse uma empresa, seria o caso de falência?

Se o Brasil fosse uma empresa, seria o caso de falência?

março 8, 2025
O Big Brother e a Receita Federal

O Big Brother e a Receita Federal

abril 12, 2025
Empresa goiana conquista prêmio de maior revenda de irrigação da América Latina

Empresa goiana conquista prêmio de maior revenda de irrigação da América Latina

0
Um olhar sobre as relações de consumo no Brasil, China e Panamá

Um olhar sobre as relações de consumo no Brasil, China e Panamá

0
Sesc oferece benefícios exclusivos ao trabalhador do comércio

Sesc oferece benefícios exclusivos ao trabalhador do comércio

0
Caso Lojas Americanas e a credibilidade das auditorias Big Four

Caso Lojas Americanas e a credibilidade das auditorias Big Four

0
Edição 30

Edição 30

junho 14, 2025
Empresas sabem dialogar com suas equipes?

Empresas sabem dialogar com suas equipes?

junho 7, 2025
Perfil: Marco Antônio Veiga

Perfil: Marco Antônio Veiga

junho 7, 2025
Regularização Fundiária: instrumento de cidadania e desenvolvimento

Regularização Fundiária: instrumento de cidadania e desenvolvimento

junho 7, 2025

Notícias recentes

Edição 30

Edição 30

junho 14, 2025
Empresas sabem dialogar com suas equipes?

Empresas sabem dialogar com suas equipes?

junho 7, 2025
Perfil: Marco Antônio Veiga

Perfil: Marco Antônio Veiga

junho 7, 2025
Regularização Fundiária: instrumento de cidadania e desenvolvimento

Regularização Fundiária: instrumento de cidadania e desenvolvimento

junho 7, 2025
Revista STG

Trazemos as notícias mais relevantes, atualizadas e importantes do mercado, tudo em um só lugar.

Siga-nos

Navegar por categoria

  • Advocacia
  • Almanaque Estratégico
  • Artigos
  • Blog
  • Carreira
  • Consumo
  • Direito
  • Diretoria
  • Empresas
  • Entrevista
  • Eventos
  • Justiça do Trabalho
  • Mercado de Luxo
  • Negócios
  • Perfil
  • Premiação
  • Revista
  • Tecnologia
  • Últimas

Notícias recentes

Edição 30

Edição 30

junho 14, 2025
Empresas sabem dialogar com suas equipes?

Empresas sabem dialogar com suas equipes?

junho 7, 2025
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista

© 2025 Leitura Estrategica - Desenvolvido por WB Sistem.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista

© 2025 Leitura Estrategica - Desenvolvido por WB Sistem.