Este artigo faz parte da matéria “A leitura do ano na visão de 20 líderes setoriais“, que retrata análises, desafios e perspectivas que marcaram a economia brasileira e goiana sob o olhar de quem decide, investe e constrói o desenvolvimento. Confira os outros artigos em nosso site: https://leituraestrategica.com.br/
Renato Daher
Na saúde privada goiana, 2025 foi marcado por fortes desafios econômicos, com reflexos diretos na oferta de serviços de alta complexidade. A inflação específica da saúde permaneceu acima do índice oficial, impulsionada pelo aumento dos custos de insumos, equipamentos e logística, pressionando a sustentabilidade das instituições.
Em muitos casos, os reajustes das fontes pagadoras não acompanharam essa realidade, agravando o descompasso histórico entre receitas e custos.
Destaque também para a apreensão do setor diante do “tarifaço” imposto ao Brasil pelos Estados Unidos, pelo risco de novos aumentos nos preços de insumos importados, como contrastes para exames de imagem e equipamentos especializados.
A implantação do piso salarial da enfermagem, uma conquista dos profissionais, seguiu pressionando de forma significativa as despesas com a folha de pagamento, que representa parcela expressiva dos custos hospitalares.
Apesar das dificuldades, que levaram à redução da capacidade assistencial em algumas instituições e ao risco de descontinuidade de serviços, 2025 também trouxe avanços. A Ahpaceg ampliou o diálogo com os principais compradores de serviços de saúde em Goiás, fortalecendo negociações contratuais e abrindo caminhos para a melhoria da remuneração. A entidade também avançou na articulação de compras coletivas de insumos, obtendo melhores condições comerciais e aliviando custos para os associados.
Para 2026, a Ahpaceg manterá o foco no diálogo, na eficiência e na união do setor de alta complexidade, buscando superar vulnerabilidades e fortalecer a sustentabilidade das instituições que são essenciais para a assistência à população e para a geração de emprego e renda.
Maior impacto positivo: Queda taxas desemprego
Pior impacto: Ameaça do tarifaço

Renato Daher, é o atual presidente da Diretoria Executiva da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) (para o biênio 2025-2027), assumindo em 1º de maio de 2025 e sucedendo Haikal Helou. Ele também é CEO da CRD Medicina Diagnóstica e tem focado em inovação, usando IA e criando processos exclusivos, como o Protocolo Ninar, destacando a transformação digital na medicina.














