Por Rafael Vaz
O ano de 2025 consolidou a GarantiGoiás como um instrumento estratégico para o fortalecimento do acesso ao crédito em Goiás. Ao longo do período, a entidade registrou crescimento expressivo em seus principais indicadores, ampliou o volume de operações, expandiu sua base de associados e reforçou seu impacto econômico e social, especialmente junto a produtores rurais e micro, pequenas e médias empresas.
“A GarantiGoiás vem cumprindo seu papel ao facilitar a tomada de crédito para produtores rurais e pequenas e médias empresas, sendo responsável pela criação ou manutenção de quase quatro mil empregos desde sua fundação”, afirma o presidente Luís Alberto Pereira.
Os resultados de 2025 confirmam esse desempenho. O volume de operações e garantias cresceu 27%, totalizando R$ 111.156.473,16, impulsionado pelo aumento de 18% na emissão de cartas de garantia e de 21% no número de associados. Esse avanço também se refletiu no mercado de trabalho, com crescimento de 27% na geração e manutenção de empregos vinculados às operações apoiadas pela entidade.
O crescimento ocorre em um contexto de maior rigor regulatório no sistema financeiro. “Com as novas regras de avaliação de riscos adotadas pelo Banco Central do Brasil, a GarantiGoiás tem desempenhado um papel estratégico também para as cooperativas de crédito associadas à garantidora”, avalia o presidente.

Além dos resultados operacionais, 2025 foi marcado por avanços na gestão e na tecnologia. A adoção de ferramentas de Business Intelligence (BI) ampliou a capacidade de monitoramento e análise da operação, contribuindo para maior eficiência e agilidade na tomada de decisões.
Nesse contexto, o diretor Clayton Pires destaca que o período foi marcado por oportunidades e fortalecimento institucional. “O último ano foi de muitas oportunidades para a GarantiGoiás e, com muito empenho, compromisso e dedicação, abraçamos a maioria delas. A credibilidade junto aos parceiros também foi fundamental para o sucesso e bom desempenho no corrente ano. Para além dos pontos mencionados, destacamos a consolidação de um sistema de tecnologia próprio, desenvolvido com a expertise da própria instituição. De sorte que estamos convictos de que o ano de 2026 será também bastante promissor”.

Para o diretor Edmilson Oliveira, o crescimento está diretamente relacionado ao aprimoramento interno da instituição. “Consolidamos o crescimento em 2025 buscando a melhoria contínua dos nossos processos administrativos e operacionais. Ao integrarmos tecnologia de ponta aos controles internos, garantimos uma operação mais enxuta, segura e pronta para os desafios de 2026”, diz.

Para 2026, a expectativa é aprofundar o processo de modernização, com a ampliação do uso das ferramentas tecnológicas e a disponibilização de recursos de gestão de dados às cooperativas parceiras. A projeção é fortalecer o apoio aos empreendedores goianos, ampliando o acesso ao crédito, reduzindo entraves operacionais e mantendo impacto positivo contínuo na economia estadual.














