Este artigo faz parte da matéria “A leitura do ano na visão de 20 líderes setoriais“, que retrata análises, desafios e perspectivas que marcaram a economia brasileira e goiana sob o olhar de quem decide, investe e constrói o desenvolvimento. Confira os outros artigos em nosso site: https://leituraestrategica.com.br/
Sucena Hummel
O ano de 2025 representou um marco de transição para a economia brasileira. Sob a ótica contábil, foi um período de ajustes, aprendizado e fortalecimento do papel da informação de qualidade na tomada de decisões. A busca por estabilidade macroeconômica trouxe maior previsibilidade ao ambiente de negócios, permitindo melhor planejamento financeiro e retomada gradual da confiança de investidores e empreendedores.
Entretanto, o processo de implementação da reforma tributária impôs desafios significativos. Embora necessária para corrigir distorções históricas, sua condução em 2025 gerou insegurança jurídica, aumento da complexidade operacional e custos adicionais de conformidade, especialmente para pequenas e médias empresas. Nesse cenário, os profissionais da contabilidade assumiram papel estratégico ao interpretar normas em constante mudança, orientar contribuintes e garantir conformidade fiscal.
Do ponto de vista político-institucional, 2025 evidenciou que reformas estruturais exigem diálogo, clareza normativa e responsabilidade fiscal. A contabilidade mostrou-se, mais uma vez, fundamental para a transparência, a governança e a sustentabilidade econômica. O balanço do ano reforça que crescimento sólido depende de instituições fortes, regras claras e valorização da técnica contábil como pilar do desenvolvimento nacional.

Sucena Hummel, é contadora, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) no período de 2022 a 2025. Graduada em Ciências Contábeis, Direito e Letras, com pós-graduação em Gestão de Pessoas e MBA em Contabilidade Consultiva, atua na defesa, valorização e fortalecimento da profissão contábil. Também é gestora sindical do Sescon-Goiás e possui certificação internacional em gestão da inovação em empresas de serviços.














