Este artigo faz parte da matéria “A leitura do ano na visão de 20 líderes setoriais“, que retrata análises, desafios e perspectivas que marcaram a economia brasileira e goiana sob o olhar de quem decide, investe e constrói o desenvolvimento. Confira os outros artigos em nosso site: https://leituraestrategica.com.br/
Marisa Carneiro
Na superfície, o cenário econômico foi desafiador. Juros estratosféricos, insegurança fiscal e escassez de investimentos inibiram o avanço do setor produtivos. Mas, sob essa tensão, surgiram movimentos que podem moldar um novo ciclo de consciência econômica, cidadã e empresarial.
Foi um ano de revisão de rotas. Empresários tiveram que repensar estruturas, rever parcerias e reavaliar prioridades. O ambiente instável não impediu o surgimento de iniciativas de apoio mútuo, novas redes de conexão e um despertar para a importância de ambientes institucionais mais representativos.
No meu caso, 2025 marcou uma virada estratégica. Transformei desafios em impulso para articular novas ideias, reposicionar minha trajetória, ampliar meu papel institucional e iniciar a construção de um novo ciclo de trabalho voltado para mulheres maduras e líderes que desejam recomeçar com consciência e leveza.
Se 2025 foi o ano do desconforto necessário, 2026 será o ano da expansão com intenção.

Marisa Carneiro, é empresária, casada, mãe de três filhos, líder institucional no setor varejista e voz ativa no desenvolvimento feminino em Goiás. Atua como presidente da ACIEG Mulher e da ASLOF, além de ocupar a vice-presidência do Sindilojas-GO.
Hoje, também desenvolve projetos voltados para mulheres maduras em processo de reinvenção profissional e pessoal.














