• Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Revista STG
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Revista STG
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Artigos

Marcas sem alma: o custo invisível da performance sem propósito

Leitura Estratégica por Leitura Estratégica
maio 24, 2025
em Artigos
0
Marcas sem alma: o custo invisível da performance sem propósito
0
COMPARTILHAMENTOS
7
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

As marcas nunca falaram tanto e, ao mesmo tempo, nunca foram tão ignoradas.

Vivemos a era da ultra-tecnologia, em que cada clique é rastreado, cada campanha otimizada, cada investimento justificado em tempo real. É o ápice da performance. O triunfo dos números. Conteúdos gerados em volumes absurdos, acelerados pela inteligência artificial.

E, paradoxalmente, é também o colapso do significado.

Por trás dos relatórios e das curvas de conversão ascendentes, existe um silêncio incômodo: as marcas estão perdendo sua alma.

Continuam vendendo, sim. Mas deixaram de fazer parte da cultura e da vida das pessoas. Deixaram de importar ou esqueceram seus papéis no mundo.

A performance tem nos deixado mais vazios.

O marketing de performance seduziu o mercado com uma proposta irresistível: investir só no que dá retorno imediato. Parece lógico, parece eficiente. Essa lógica mensurável e escalável dominou as salas de decisão. Chegamos ao ponto em que, até mesmo empresas que deveriam provocar seus clientes a pensar de forma criativa se renderam, afinal, se posso medir, posso justificar. Se posso justificar, posso repetir.

Mas é justamente essa repetição que esvaziou as marcas. Saturou o sistema. O que era para ser estratégia virou hábito. E o hábito, vício. Vício pelo caminho mais fácil e curto.

Essa semana, uma cliente me contou sobre a proposta criativa de uma agência, a qual ela contratou para lançar sua nova marca: “Estamos completando 70 anos, né? Então vamos dar 70% de desconto em produtos. O nosso foco é performance.”

Performance. Rápida. Rasa. Esquecível.

Investimos tanto em performance que esquecemos o que estamos performando. Esquecemos do essencial: por que alguém deveria se importar com sua marca quando não está comprando nada?

O curto prazo tem fome, mas não memória. A marca que vive apenas da performance estará eternamente com sede de verba. Precisa impulsionar, gritar, insistir. Sobrevive enquanto durar o orçamento.

Mas marcas icônicas não vivem de impulsos. Elas vivem de significado. 

O que mantém uma marca viva não é o quanto ela aparece. É o quanto ela ressoa.

O quanto ela representa.

O quanto ela é lembrada e pelo quê é lembrada, mesmo quando não está sendo vendida.

Quando a lógica da performance invade não só a mídia, mas o posicionamento da empresa, o que se perde não é só uma campanha.

É a identidade. 

O produto vira commodity. 

A marca vira ruído. 

A diferenciação evapora. 

O valor vira preço.

O futuro será dominado pela relevância real. A fusão inteligente entre branding e performance com propósito e isso começa com uma pergunta fundamental:

Essa marca existe para vender, ou para responder a um chamado?

Ciro Ribeiro Rocha,

fundador da Enredo Brand Innovation.

Tags: Marcas sem almaPerformanceSem propósito
Postagem anterior

O rugido que virou miado

Próximo Post

Canal de denúncias: Vale o investimento para implementar?

Leitura Estratégica

Leitura Estratégica

Próximo Post
Canal de denúncias: Vale o investimento para implementar?

Canal de denúncias: Vale o investimento para implementar?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique conectado

  • 23.9k Followers
  • 99 Subscribers
  • Tendências
  • Comentários
  • Mais recente
Perfil: Silvana de Oliveira

Perfil: Silvana de Oliveira

setembro 13, 2025
Novo escritório de advocacia alinha direito e estratégia para impulsionar empresa

Novo escritório de advocacia alinha direito e estratégia para impulsionar empresa

agosto 23, 2025
Perfil:  Professor Carlos André

Perfil:  Professor Carlos André

agosto 23, 2025
FIDC como estratégia tributária

FIDC como estratégia tributária

abril 26, 2025
Empresa goiana conquista prêmio de maior revenda de irrigação da América Latina

Empresa goiana conquista prêmio de maior revenda de irrigação da América Latina

0
Um olhar sobre as relações de consumo no Brasil, China e Panamá

Um olhar sobre as relações de consumo no Brasil, China e Panamá

0
Sesc oferece benefícios exclusivos ao trabalhador do comércio

Sesc oferece benefícios exclusivos ao trabalhador do comércio

0
Caso Lojas Americanas e a credibilidade das auditorias Big Four

Caso Lojas Americanas e a credibilidade das auditorias Big Four

0
Aposta perigosa: o vício que se espalha pelas telas

Aposta perigosa: o vício que se espalha pelas telas

novembro 1, 2025
Perfil: Geraldo Rocha 

Perfil: Geraldo Rocha 

novembro 1, 2025
Goiânia recebe evento premium que celebra a arte do charuto

Goiânia recebe evento premium que celebra a arte do charuto

novembro 1, 2025
Inovação e tecnologia a serviço da economia goiana

Inovação e tecnologia a serviço da economia goiana

novembro 1, 2025

Notícias recentes

Aposta perigosa: o vício que se espalha pelas telas

Aposta perigosa: o vício que se espalha pelas telas

novembro 1, 2025
Perfil: Geraldo Rocha 

Perfil: Geraldo Rocha 

novembro 1, 2025
Goiânia recebe evento premium que celebra a arte do charuto

Goiânia recebe evento premium que celebra a arte do charuto

novembro 1, 2025
Inovação e tecnologia a serviço da economia goiana

Inovação e tecnologia a serviço da economia goiana

novembro 1, 2025
Revista STG

Trazemos as notícias mais relevantes, atualizadas e importantes do mercado, tudo em um só lugar.

Siga-nos

Navegar por categoria

  • Accountability
  • Advocacia
  • Almanaque Estratégico
  • Artigos
  • Blog
  • Capacitação
  • Carreira
  • Consumo
  • Direito
  • Diretoria
  • Empresas
  • Entrevista
  • Eventos
  • EXECUTIVOS: LINHA DE FRENTE
  • Expansão
  • Justiça do Trabalho
  • Legislação
  • Mercado de Luxo
  • Negócios
  • Perfil
  • Premiação
  • Revista
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Últimas

Notícias recentes

Aposta perigosa: o vício que se espalha pelas telas

Aposta perigosa: o vício que se espalha pelas telas

novembro 1, 2025
Perfil: Geraldo Rocha 

Perfil: Geraldo Rocha 

novembro 1, 2025
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista

© 2025 Leitura Estrategica - Desenvolvido por WB Sistem.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista

© 2025 Leitura Estrategica - Desenvolvido por WB Sistem.