• Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Revista STG
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Revista STG
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Artigos

Marcas sem alma, negócios sem futuro

Leitura Estratégica por Leitura Estratégica
abril 12, 2025
em Artigos
0
Marcas sem alma, negócios sem futuro

Imagem: Vecteezy

0
COMPARTILHAMENTOS
15
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

Há muito se diz que o Brasil é um país de oportunidades mal aproveitadas. O Centro-Oeste, esse território híbrido entre o agro e o digital, entre a tradição e a urgência do novo, ainda vive um dilema silencioso: empresas que faturam alto, mas valem pouco.

Sim, falo de valor simbólico. Falo de marca. De alma.

Na era da inteligência artificial, do agro 5.0 e do marketing de performance milimétrico, ainda vemos a esmagadora maioria das empresas colhendo milhares de dados mas esquecendo de cultivar significado. Que tratam branding como luxo estético enquanto queimam recursos competindo com o mercado para ver quem é a melhor commodity.

A verdade é cruel e chancelada pelo tempo: sem construção de marca, sua empresa está em risco de apenas ‘alugar’ resultados (para aproveitar o tema do nosso pujante mercado imobiliário). Não constrói patrimônio institucional. Adia-se relevância.

Naturalmente, é importante sermos cada vez mais eficientes enquanto empresas, mas e se isso for apenas parte da métrica? Goiás, com seu protagonismo no agro, no turismo ecológico, na tecnologia, no mercado imobiliário, na bioeconomia e na logística, não pode se contentar em ser apenas “eficiente”. A eficiência é o que te coloca no jogo para competir. Marca é o que te mantém nele quando o jogo muda. E ele está mudando rápido.

No ano passado, cruzei com um conceito que resume bem esse movimento: tech supercycle. Uma convergência acelerada entre IA, bioengenharia e hiperconectividade. O futuro chegando mais depressa do que conseguimos absorver. Mas o ponto é: não adianta implementar um CRM com IA se seu cliente não sente nada ao ouvir seu nome. Tecnologia sem narrativa é só ruído, e como sabemos, ruído não constrói fidelidade de clientes.

A maioria das empresas da Região segue presa ao vício da performance. Vendem hoje, mas não são lembradas amanhã. Estão como o pecuarista que engorda o boi sem cuidar da reputação da carne. Otimizam o presente e negligenciam o futuro. Pensam em resultado mas não em governança.

Está na hora de virar o jogo

Precisamos de marcas que se posicionem com clareza. Que tenham coragem de dizer a que vieram. Que se conectem com o público sem frases genéricas ou causas emprestadas. Marcas que falem como gente. Que tenham um ponto de vista, uma linguagem própria, uma coerência que resista ao tempo e aos algoritmos. Inovação, hoje, é saber o que faz sentido e deve permanecer. É parar de vender só produto e começar a vender sentido.

Branding não é sobre logotipo. É sobre legado. Sobre criar empresas à prova do tempo e futuro. Que vivem, não apenas na prateleira ou no feed, mas na memória afetiva de quem consome e recomenda.

No fim das contas, performance é aluguel. Marca é terra própria.

Ciro Ribeiro Rocha,

fundador da Enredo Brand Innovation.

Tags: FuturoMarcasNégocios
Postagem anterior

O Big Brother e a Receita Federal

Próximo Post

Você entende que Governança cabe em empresas de todos os tamanhos?

Leitura Estratégica

Leitura Estratégica

Próximo Post
Você entende que Governança cabe em empresas de todos os tamanhos?

Você entende que Governança cabe em empresas de todos os tamanhos?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique conectado

  • 23.9k Followers
  • 99 Subscribers
  • Tendências
  • Comentários
  • Mais recente
FIDC como estratégia tributária

FIDC como estratégia tributária

abril 26, 2025
Perfil: Dimas de Paula

Perfil: Dimas de Paula

março 1, 2025
Se o Brasil fosse uma empresa, seria o caso de falência?

Se o Brasil fosse uma empresa, seria o caso de falência?

março 8, 2025
O Big Brother e a Receita Federal

O Big Brother e a Receita Federal

abril 12, 2025
Empresa goiana conquista prêmio de maior revenda de irrigação da América Latina

Empresa goiana conquista prêmio de maior revenda de irrigação da América Latina

0
Um olhar sobre as relações de consumo no Brasil, China e Panamá

Um olhar sobre as relações de consumo no Brasil, China e Panamá

0
Sesc oferece benefícios exclusivos ao trabalhador do comércio

Sesc oferece benefícios exclusivos ao trabalhador do comércio

0
Caso Lojas Americanas e a credibilidade das auditorias Big Four

Caso Lojas Americanas e a credibilidade das auditorias Big Four

0
Carbono zero: desafios e oportunidades para o Brasil até 2050

Carbono zero: desafios e oportunidades para o Brasil até 2050

maio 31, 2025
Perfil: Chrystiano Câmara 

Perfil: Chrystiano Câmara 

maio 31, 2025
Almanaque estratégico 

Almanaque estratégico 

maio 31, 2025
Especialistas comentam sobre nova conta entregue aos empresários 

Especialistas comentam sobre nova conta entregue aos empresários 

maio 31, 2025

Notícias recentes

Carbono zero: desafios e oportunidades para o Brasil até 2050

Carbono zero: desafios e oportunidades para o Brasil até 2050

maio 31, 2025
Perfil: Chrystiano Câmara 

Perfil: Chrystiano Câmara 

maio 31, 2025
Almanaque estratégico 

Almanaque estratégico 

maio 31, 2025
Especialistas comentam sobre nova conta entregue aos empresários 

Especialistas comentam sobre nova conta entregue aos empresários 

maio 31, 2025
Revista STG

Trazemos as notícias mais relevantes, atualizadas e importantes do mercado, tudo em um só lugar.

Siga-nos

Navegar por categoria

  • Advocacia
  • Almanaque Estratégico
  • Artigos
  • Blog
  • Carreira
  • Consumo
  • Diretoria
  • Empresas
  • Entrevista
  • Eventos
  • Justiça do Trabalho
  • Mercado de Luxo
  • Negócios
  • Perfil
  • Premiação
  • Revista
  • Tecnologia
  • Últimas

Notícias recentes

Carbono zero: desafios e oportunidades para o Brasil até 2050

Carbono zero: desafios e oportunidades para o Brasil até 2050

maio 31, 2025
Perfil: Chrystiano Câmara 

Perfil: Chrystiano Câmara 

maio 31, 2025
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista

© 2025 Leitura Estrategica - Desenvolvido por WB Sistem.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista

© 2025 Leitura Estrategica - Desenvolvido por WB Sistem.