• Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Revista STG
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Revista STG
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Negócios

Grupo Mateus: o império varejista que nasceu do porta-malas de um carro

De uma mercearia de 50 m² no interior do Maranhão à terceira maior rede supermercadista do Brasil, o Grupo Mateus construiu uma trajetória única, com foco no Norte e Nordeste e disciplina financeira como marca registrada

Leitura Estratégica por Leitura Estratégica
maio 3, 2025
em Negócios
0
Grupo Mateus: o império varejista que nasceu do porta-malas de um carro
0
COMPARTILHAMENTOS
4
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

Por Rafael Vaz

O Grupo Mateus é um daqueles casos em que o ponto de partida parece pequeno demais diante da dimensão do destino. Fundado por Ilson Mateus Rodrigues, ex-engraxate, garimpeiro e vendedor de cachaça, o grupo nasceu em 1986, quando ele transformou uma mercearia de 50 metros quadrados, em Balsas (MA), em seu primeiro endereço físico. O negócio foi financiado com o dinheiro que ele ganhava vendendo refrigerantes no porta-malas do carro.

“Durante uns 10 anos, tudo que a gente ganhava, a gente reinvestia”, relembra o fundador, hoje aos 62 anos. O tempo deu razão à estratégia: “A gente começou crescendo 10%, depois 15% e sempre investindo”, completa.

Um fenômeno fora do eixo

Enquanto as grandes redes do varejo disputam cada esquina nas capitais do Sudeste e do Sul, o Grupo Mateus encontrou seu espaço longe dos principais centros urbanos. A empresa se consolidou como fenômeno regional no Norte e Nordeste, com 277 lojas em operação, entre supermercados, atacarejos, mercadinhos, empórios e conveniências, atendendo mais de 100 cidades.

Apesar de ainda não ter presença física em outras regiões do país, o Grupo Mateus já ocupa a terceira colocação no ranking da Associação Brasileira de Supermercados, ficando atrás apenas do Carrefour e do Assaí — e à frente do tradicional Pão de Açúcar.

De arroz e feijão a eletrodomésticos

A expansão não se limitou à geografia. O conglomerado opera hoje com marcas voltadas a diferentes perfis de consumidores, como a Mateus Mix, no atacarejo, e a Spazio Mateus, voltada ao público de renda mais alta. Além dos supermercados, o grupo atua também na venda de móveis e eletroeletrônicos.

A fórmula de sucesso inclui olhar atento para o detalhe e adaptação constante. “Tenho 39 anos de aprendizado diário, de muitas batalhas para encontrar soluções. O varejo é muito dinâmico. Tem de haver atenção aos detalhes, enxergar as necessidades”, analisa Ilson Mateus.

Resultados de bilhões

Em um setor competitivo e pressionado por inflação e juros altos, o Grupo Mateus segue como uma máquina de resultados. Em 2023, a empresa registrou R$ 32 bilhões em receita, com lucro bruto de R$ 7 bilhões e lucro líquido de R$ 1,3 bilhão — crescimento de quase 20% em relação ao ano anterior.

A empresa está listada na B3 desde 2020 e metade das ações estão nas mãos de investidores estrangeiros. “Temos acionistas importantes que investem na companhia desde a abertura do capital. Há uma relação de confiança e compromisso com a geração de valor. Temos aprendido muito nesse processo”, afirma o presidente.

Foco em expansão com os pés no chão

A mais recente movimentação estratégica do Grupo foi a compra da rede Novo Atacarejo, com sede em Pernambuco. A aquisição de 32 lojas adicionou cerca de R$ 378 milhões em receita anual ao negócio e reforçou o posicionamento do grupo na região Nordeste.

Com crescimento consistente e valores sólidos, o Grupo Mateus é mais um exemplo de como o empreendedorismo fora do eixo pode dar origem a gigantes. E, nesse caso, com uma história que continua sendo escrita — todos os dias — com atenção, reinvestimento e visão de futuro.

Tecnologia e inovação como pilares do sucesso

Em um setor altamente competitivo, a inovação tecnológica tem sido um diferencial. O Grupo Mateus investe pesado em digitalização para melhorar a experiência do cliente e otimizar suas operações. As lojas contam com sistemas modernos de pagamento, programas de fidelidade e plataformas de vendas online, o que tem atraído um público cada vez maior.

Os planos não param: a mais nova aposta é a criação de uma operação voltada ao público pet, com foco em produtos e serviços para os “pais” de animais de estimação. “A empresa nasceu com o propósito de ser um prestador de serviços, não apenas um depósito de produtos com renome no varejo”, afirma Túlio Queiroz, CFO do Grupo.

A visão de futuro segue orientada pela expansão com inteligência. “O ambiente de negócios no Brasil traz diversos desafios, mas, ao mesmo tempo, traz também muitas oportunidades. A região Nordeste é um bom exemplo de onde enxergamos estas novas possibilidades”, explica Queiroz. “Estamos focando nosso crescimento para os demais estados e cidades da região, sempre buscando conhecer, cada vez mais, nosso cliente, para atendê-lo da melhor maneira possível”, conclui.

Tags: Centro-OesteGrupo MateusRaio X
Postagem anterior

BETs tiram R$ 30 bilhões por mês da economia real 

Próximo Post

Perfil: Léo Razuk

Leitura Estratégica

Leitura Estratégica

Próximo Post
Perfil: Léo Razuk

Perfil: Léo Razuk

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique conectado

  • 23.9k Followers
  • 99 Subscribers
  • Tendências
  • Comentários
  • Mais recente
FIDC como estratégia tributária

FIDC como estratégia tributária

abril 26, 2025
Perfil: Dimas de Paula

Perfil: Dimas de Paula

março 1, 2025
Se o Brasil fosse uma empresa, seria o caso de falência?

Se o Brasil fosse uma empresa, seria o caso de falência?

março 8, 2025
O Big Brother e a Receita Federal

O Big Brother e a Receita Federal

abril 12, 2025
Empresa goiana conquista prêmio de maior revenda de irrigação da América Latina

Empresa goiana conquista prêmio de maior revenda de irrigação da América Latina

0
Um olhar sobre as relações de consumo no Brasil, China e Panamá

Um olhar sobre as relações de consumo no Brasil, China e Panamá

0
Sesc oferece benefícios exclusivos ao trabalhador do comércio

Sesc oferece benefícios exclusivos ao trabalhador do comércio

0
Caso Lojas Americanas e a credibilidade das auditorias Big Four

Caso Lojas Americanas e a credibilidade das auditorias Big Four

0
Pets ganham status de filhos e movimentam bilhões no Brasil

Pets ganham status de filhos e movimentam bilhões no Brasil

maio 3, 2025
Perfil: Léo Razuk

Perfil: Léo Razuk

maio 3, 2025
Grupo Mateus: o império varejista que nasceu do porta-malas de um carro

Grupo Mateus: o império varejista que nasceu do porta-malas de um carro

maio 3, 2025
BETs tiram R$ 30 bilhões por mês da economia real 

BETs tiram R$ 30 bilhões por mês da economia real 

maio 3, 2025

Notícias recentes

Pets ganham status de filhos e movimentam bilhões no Brasil

Pets ganham status de filhos e movimentam bilhões no Brasil

maio 3, 2025
Perfil: Léo Razuk

Perfil: Léo Razuk

maio 3, 2025
Grupo Mateus: o império varejista que nasceu do porta-malas de um carro

Grupo Mateus: o império varejista que nasceu do porta-malas de um carro

maio 3, 2025
BETs tiram R$ 30 bilhões por mês da economia real 

BETs tiram R$ 30 bilhões por mês da economia real 

maio 3, 2025
Revista STG

Trazemos as notícias mais relevantes, atualizadas e importantes do mercado, tudo em um só lugar.

Siga-nos

Navegar por categoria

  • Advocacia
  • Artigos
  • Blog
  • Carreira
  • Diretoria
  • Empresas
  • Entrevista
  • Eventos
  • Mercado de Luxo
  • Negócios
  • Perfil
  • Revista
  • Tecnologia
  • Últimas

Notícias recentes

Pets ganham status de filhos e movimentam bilhões no Brasil

Pets ganham status de filhos e movimentam bilhões no Brasil

maio 3, 2025
Perfil: Léo Razuk

Perfil: Léo Razuk

maio 3, 2025
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista

© 2025 Leitura Estrategica - Desenvolvido por WB Sistem.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista

© 2025 Leitura Estrategica - Desenvolvido por WB Sistem.