Por Rafael Vaz
O Grupo Mateus é um daqueles casos em que o ponto de partida parece pequeno demais diante da dimensão do destino. Fundado por Ilson Mateus Rodrigues, ex-engraxate, garimpeiro e vendedor de cachaça, o grupo nasceu em 1986, quando ele transformou uma mercearia de 50 metros quadrados, em Balsas (MA), em seu primeiro endereço físico. O negócio foi financiado com o dinheiro que ele ganhava vendendo refrigerantes no porta-malas do carro.
“Durante uns 10 anos, tudo que a gente ganhava, a gente reinvestia”, relembra o fundador, hoje aos 62 anos. O tempo deu razão à estratégia: “A gente começou crescendo 10%, depois 15% e sempre investindo”, completa.
Um fenômeno fora do eixo
Enquanto as grandes redes do varejo disputam cada esquina nas capitais do Sudeste e do Sul, o Grupo Mateus encontrou seu espaço longe dos principais centros urbanos. A empresa se consolidou como fenômeno regional no Norte e Nordeste, com 277 lojas em operação, entre supermercados, atacarejos, mercadinhos, empórios e conveniências, atendendo mais de 100 cidades.
Apesar de ainda não ter presença física em outras regiões do país, o Grupo Mateus já ocupa a terceira colocação no ranking da Associação Brasileira de Supermercados, ficando atrás apenas do Carrefour e do Assaí — e à frente do tradicional Pão de Açúcar.
De arroz e feijão a eletrodomésticos
A expansão não se limitou à geografia. O conglomerado opera hoje com marcas voltadas a diferentes perfis de consumidores, como a Mateus Mix, no atacarejo, e a Spazio Mateus, voltada ao público de renda mais alta. Além dos supermercados, o grupo atua também na venda de móveis e eletroeletrônicos.
A fórmula de sucesso inclui olhar atento para o detalhe e adaptação constante. “Tenho 39 anos de aprendizado diário, de muitas batalhas para encontrar soluções. O varejo é muito dinâmico. Tem de haver atenção aos detalhes, enxergar as necessidades”, analisa Ilson Mateus.
Resultados de bilhões
Em um setor competitivo e pressionado por inflação e juros altos, o Grupo Mateus segue como uma máquina de resultados. Em 2023, a empresa registrou R$ 32 bilhões em receita, com lucro bruto de R$ 7 bilhões e lucro líquido de R$ 1,3 bilhão — crescimento de quase 20% em relação ao ano anterior.
A empresa está listada na B3 desde 2020 e metade das ações estão nas mãos de investidores estrangeiros. “Temos acionistas importantes que investem na companhia desde a abertura do capital. Há uma relação de confiança e compromisso com a geração de valor. Temos aprendido muito nesse processo”, afirma o presidente.

Foco em expansão com os pés no chão
A mais recente movimentação estratégica do Grupo foi a compra da rede Novo Atacarejo, com sede em Pernambuco. A aquisição de 32 lojas adicionou cerca de R$ 378 milhões em receita anual ao negócio e reforçou o posicionamento do grupo na região Nordeste.
Com crescimento consistente e valores sólidos, o Grupo Mateus é mais um exemplo de como o empreendedorismo fora do eixo pode dar origem a gigantes. E, nesse caso, com uma história que continua sendo escrita — todos os dias — com atenção, reinvestimento e visão de futuro.

Tecnologia e inovação como pilares do sucesso
Em um setor altamente competitivo, a inovação tecnológica tem sido um diferencial. O Grupo Mateus investe pesado em digitalização para melhorar a experiência do cliente e otimizar suas operações. As lojas contam com sistemas modernos de pagamento, programas de fidelidade e plataformas de vendas online, o que tem atraído um público cada vez maior.
Os planos não param: a mais nova aposta é a criação de uma operação voltada ao público pet, com foco em produtos e serviços para os “pais” de animais de estimação. “A empresa nasceu com o propósito de ser um prestador de serviços, não apenas um depósito de produtos com renome no varejo”, afirma Túlio Queiroz, CFO do Grupo.
A visão de futuro segue orientada pela expansão com inteligência. “O ambiente de negócios no Brasil traz diversos desafios, mas, ao mesmo tempo, traz também muitas oportunidades. A região Nordeste é um bom exemplo de onde enxergamos estas novas possibilidades”, explica Queiroz. “Estamos focando nosso crescimento para os demais estados e cidades da região, sempre buscando conhecer, cada vez mais, nosso cliente, para atendê-lo da melhor maneira possível”, conclui.