Por Ciro Ribeiro Rocha
Empresas familiares são como grandes tesouros. Nascem de uma ideia. De um olhar empreendedor que enxergou o que ninguém viu. Da coragem de arriscar. Do impulso de construir algo que mudasse a realidade – da família, do mercado, da sociedade. Mas aí vem o tempo. Implacável. Inexorável. O negócio cresce, a família cresce, o mercado muda. E aquela mesma empresa que nasceu de um ímpeto inovador e visionário começa a temer a mudança. O que antes era coragem, vira cautela. O que antes era visão de futuro, vira apego ao passado. É como um músico que para de compor porque seus primeiros sucessos se tornaram clássicos. Mas no mundo dos negócios, replay não tem a mesma emoção. As pessoas mudam. O mercado muda. A pergunta que fica é: você muda junto?
O PESO DO SOBRENOME E O RISCO DA ZONA DE CONFORTO
O sobrenome carrega uma reputação construída ao longo de gerações. Respeito, credibilidade, história. Mas o que abre portas pode virar âncora se for usado apenas para se manter na superfície. Empresas que apostaram na inércia se tornaram exemplos do que não fazer. Kodak, Nokia… Quantas marcas locais você conhece que seguiram o mesmo caminho por falta de governança e sucessão bem estruturada? Elas tinham tudo: nome, mercado, clientes. Faltou coragem para mudar antes que precisassem.
O MITO DA FIDELIDADE DO CLIENTE
“Nosso cliente é fiel.” – Já são mais de uma década trabalhando com empresas de diferentes portes, e eu seria incapaz de contar – pelo alto tem medo de mudar. Quem se apega ao formato, desaparece. número – a quantidade de vezes que ouvi isso de sócios das empresas. O cliente não é fiel à empresa. Ele é fiel à melhor solução. Se sua empresa ainda entrega isso, ele fica. Se outra marca entregar algo melhor, ele muda. Simples assim. Então, a pergunta não é se seu cliente é fiel. A pergunta é: sua empresa ainda resolve o problema dele da melhor forma?
INOVAR SEM PERDER A ESSÊNCIA
Inovação não apaga história. Ela a fortalece. O segredo das grandes empresas familiares não está em resistir à mudança, mas em traduzir sua essência para o novo mundo. A Hermes começou com arreios para cavalos, mas transformou sua expertise em couro em bolsas icônicas. A Disney começou com animação, mas hoje é um ecossistema de entretenimento que inclui streaming, eventos e parques. Quem entende sua essência não
O MAIOR RISCO É NÃO CORRER RISCO NENHUM
Empresas familiares que não se reinventam entram para a história, mas não para o futuro. A Magazine Luiza virou tecnologia antes que precisasse. A Ambev olhou além da cerveja e investiu em inovação. A Colombina, em Goiás, antecipou tendências e se tornou referência no setor. O Grupo José Alves expandiu além do varejo e construiu um ecossistema ambicioso. Todas essas empresas tem algo em comum – além de serem nossos clientes na Enredo: Nenhuma delas jogou sua história fora. Elas tiveram a inteligência de escrever os próximos capítulos. Tradição é linda, mas tradição que não evolui vira passado. E legado não é o que já foi feito. É o que ainda pode ser criado.

Ciro Ribeiro Rocha,
Fundador da Enredo Brand Innovation