2025 foi o ano em que a inteligência artificial começou de fato a mostrar suas potencialidades e suas garras. O futuro então é incerto. Acompanho tudo isso de perto há anos e vou tentar resumir o que parece estar acontecendo de certo e de errado nesse mundo, que está mudando irreversivelmente toda nossa vida.
1) Existe, sim, uma bolha prestes a estourar. Dos maiores, só a NVIDIA consegue lucrar e muito com a tecnologia. Os outros dependem ou não dela e amargam prejuízos, assim como não sabem onde isso vai parar.
2) Os datacenters estão matando comunidades inteiras, cidades, e já são um problema incontornável que não deve acabar bem.
3) As nações resolveram usar, quase todas, a inteligência artificial como arma de domínio, ataque e defesa, e não parecem acreditar em que seja possível se entenderem em termos de limites, acordos ou sequer o mínimo diálogo, em prol da sobrevivência do trabalho tradicional ou mesmo da renda de quem está sendo retirado para sempre do mercado.
4) As regulações entre as nações são em grande medida incompatíveis e a ética virou moeda de troca, sendo que a internet, que já era basicamente insegura, hoje consiste em campo minado disponível a todos tipo de crime e fraude.
5) O setor financeiro, em busca de agilidade e segurança, resolveu apostar em tecnologias e moedas que muitos ainda interpretam como espaço vago para entrantes muito duvidosos, que estão causando escândalos que não devem acabar, mas muito provavelmente vão dominar totalmente o panorama.
6) As tecnologias evoluem tão rapidamente que dificilmente irão se estabilizar um dia. As disputas entre LLMs, que é a forma genética de se denominar os “GPT”s, são apenas a parte mais visível do mercado, que estão claramente sendo usadas em termos geopolíticos, sempre mais agressivos e que não garantem qualquer segurança real a ninguém.
7) A privacidade, que praticamente inexistia, hoje é simplesmente uma ilusão perigosa, pois quem quiser entrar para um dia sair nunca irá conseguir, sequer tentar. A moralidade não existe mais, e os crimes são cometidos muitas vezes de forma escandalosa, orgulhosa e até escrachada, sendo que a Justiça em muitos casos nunca poderá fazer nada para proteger ou compensar aqueles muitos que são prejudicados, por mais que ocorram esforços contínuos nesse sentido.
8) Muitos profissionais e empresas estão avançando rapidamente para resolver problemas antigos e recentes, diminuir custos, desenvolver projetos revolucionários e incríveis, que já beneficiam muitas pessoas. Isso em qualquer canto do planeta.
9) Até os LLMs defendem a tecnologia dizendo que a comunidade internacional está buscando saídas em regulações e mesmo em parâmetros técnicos fechados para a infinidade de mercados atingidos pela inteligência artificial. Mas é preciso entender que nem mesmo os relatórios de especialistas escapam de questionamentos quanto às próprias validades do que dizem. Ou seja, no limite todo mundo pode estar realmente perdido, na medida em que a auto regulação em última instância é impossível.
10) Está surgindo aos poucos uma nova forma de vida inteligente na Terra que não é propriamente humana e que pode dispensar qualquer empatia ou discernimento de ordem do bom senso.

Rodrigo Contrera, jornalista, especialista em real estate, e ator. Formado em Filosofia e Jornalismo pela Universidade de São Paulo, tendo mais de 25 anos de experiência como jornalista investigativo e técnico.














