A Ficomex 2025 irá reunir, em três dias de programação, governadores, lideranças empresariais e representantes de mais de cem países. Entre os ambientes do evento teremos a Arena Ficomex, palco das palestras e apresentação de cases de sucesso, e o Espaço Global, vitrine para projetos dos estados, municípios, embaixadas e câmaras de comércio.
A Arena Ficomex abrirá os trabalhos no dia 4 de setembro, às 14h, com a presença de autoridades e governadores. Logo após, o jornalista Carlos Alberto Sardenberg conduz a Palestra Magna, seguida de um debate sobre economia e investimentos.
Nos dias seguintes, o espaço receberá cases de sucesso e palestras técnicas. Entre os destaques:
- Marcos Fava Neves, com o tema “O Agro Empoderando o Brasil”;
- Marcelo Rebelo Lopes, economista-chefe do Banco do Brasil, com análise sobre o “Cenário Econômico Pós Tarifas”;
- Rodinelli Borges Oliveira, do INPI, abordando “Patentes como Alavanca de Competitividade”;
- Painel sobre comércio online, com especialistas da ApexBrasil, Alibaba e AgroBR;
- Painel “IA sem Fronteiras”, mostrando como a inteligência artificial já impacta os negócios globais.
Além disso, a Arena abordará reflexões sobre responsabilidade social em relações globais e histórias inspiradoras de pequenas empresas que conquistaram o mundo.
A programação da Arena Ficomex será encerrada no dia 6 de setembro, às 11h, com a sessão solene de homenagem às personalidades e lideranças empresariais da Ficomex. A cerimônia reconhecerá representantes de embaixadas, órgão governamentais e empresários que contribuem para a internacionalização e a competitividade do Brasil.
Enquanto a Arena Ficomex reunirá debates, o Espaço Global se transformará em palco de diplomacia e novos negócios. Governos estaduais como Goiás, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso e Santa Catarina, além de prefeituras como Goiânia, Rio Verde e Silvânia, apresentarão os seus projetos estratégicos.
A agenda internacional será intensa com participação das Embaixadas da Argentina, Hungria, Namíbia, México, Quênia, Nepal, Zâmbia, Peru, Paraguai, Etiópia, Cuba, Botsuana, Marrocos, Haiti e Rússia, além da Delegação da União Europeia, entre outras.
Estarão presentes também as Câmaras de Comércio como a Brasil-Canadá (CCBC), Amcham Brasil-Estados Unidos, Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), Dubai Chambers, Hong Kong Trade Development Council, entre outras.
A combinação da Arena Ficomex e do Espaço Global visa mostrar a força da feira como plataforma de internacionalização. Ao reunir especialistas, empresários e representantes de diferentes continentes, a Ficomex 2025 reforça o seu papel de hub estratégico de negócios e investimentos globais.

Anna Bastos,
Anna Bastos, Sócia Fundadora e CEO do BTN Advogados.