Este artigo faz parte da matéria “A leitura do ano na visão de 20 líderes setoriais“, que retrata análises, desafios e perspectivas que marcaram a economia brasileira e goiana sob o olhar de quem decide, investe e constrói o desenvolvimento. Confira os outros artigos em nosso site: https://leituraestrategica.com.br/
Marcelo Baiocchi Carneiro
O ano de 2025 foi promissor para o comércio de bens, serviços e turismo de Goiás. Os três setores registraram crescimentos importantes no decorrer dos meses, com expansão acima da média nacional.
De janeiro a outubro, o comércio acumulou alta de 3,5% e os serviços, de 2,5%. O turismo teve expansão de 3,1% até agosto. Os resultados são ainda mais positivos diante da altíssima taxa de juros. A agricultura e a indústria também mostraram resiliência, e o PIB estadual deve ter mais um ano de alta acima da média nacional.
A economia goiana vive fase virtuosa de crescimento, com emprego em alta, investimento público planejado e ambiente jurídico seguro. O setor privado se mantém atento e atualizado às inovações tecnológicas e as entidades de representação classista atuam para qualificar empresas e trabalhadores.
O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-GO consolidou uma série de entregas estratégicas para o desenvolvimento do setor em 2025. Atuamos na capacitação profissional, na promoção do lazer e da cultura, na ampliação do comércio internacional e no fortalecimento da representação classista.
A força da economia goiana, o incentivo ao crescimento econômico por parte do setor público e a representação classista de alto nível mantêm Goiás na vanguarda do crescimento. Com a perspectiva de redução, ainda que gradual, da taxa de juros, 2026 tem tudo para ser um ano ainda melhor.
Maior impacto positivo: Comércio internacional
Pior impacto: Juros muito elevados

Marcelo Baiocchi, é presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Preside os Conselhos Regionais do Sesc-GO e do Senac-GO e integra, como membro titular, os Conselhos Nacionais das duas instituições. Também é presidente do Sicoob Nova Central e sócio proprietário das empresas Baiocchi Imóveis e Francefarma Indústria de Cosméticos Ltda. É graduado em Direito pela PUC-GO.














