Os almanaques servem como uma ferramenta de informação e comunicação, sendo usados como fonte de conhecimento e referência. A Leitura Estratégica passa a trazer, em algumas edições, o ALMANAQUE ESTRATÉGICO, em forma de quizzes, com curiosidades, datas importantes, autores de negócios, marcas, abordagens de gestão, de finanças e outras áreas de empresas com objetivo de instigar e desafiar nossos leitores. Boa sorte.
1) De acordo com Philip Kotler em “A Bíblia do Marketing”, qual é o maior desafio do marketing no cenário atual?
a) Aumento da concorrência e saturação de mercado
b) A falta de criatividade nas campanhas publicitárias
c) A falta de consumidores dispostos a gastar
d) A redução de custos de produção
e) A popularização de mídias sociais como únicas ferramentas de marketing
2) Em que ano a Coca-Cola foi criada e quem foi seu inventor?
a) 1892, James Robert B. Quincey
b) 1902, Asa Candler
c) 1886, John Pemberton
d) 1910, Robert Woodruff
e) 1875, Joseph Kennedy
3) Qual foi o primeiro produto lançado pela Apple a causar grande impacto no mercado, em 1984?
a) Apple II
b) Macintosh
c) iPhone
d) iPod
e) iMac
4) Como a variação da taxa de câmbio pode impactar a competitividade de uma empresa brasileira no mercado internacional?
a) Aumento do valor do real frente ao dólar torna as exportações brasileiras mais competitivas
b) A queda no valor do real frente ao dólar pode tornar os produtos brasileiros mais baratos no exterior, incentivando exportações
c) Aumento do valor do real não afeta as exportações, já que as empresas compram matérias-primas a preços fixos
d) A queda do real frente ao dólar faz as importações mais baratas, mas não afeta as exportações
e) A taxa de câmbio não tem impacto no comércio exterior, já que os preços são definidos apenas pelo mercado interno
5) O que é o “Custo de Capital” para uma empresa?
a) O valor total de ativos que uma empresa possui
b) O custo que a empresa paga aos seus fornecedores
c) O retorno esperado pelos investidores sobre seus investimentos na empresa
d) O valor que a empresa precisa para cobrir suas despesas operacionais mensais
e) O valor que a empresa paga de impostos ao governo
6) Qual foi o nome original da Nike antes de se tornar a marca globalmente conhecida?
a) Blue Ribbon Sports
b) Sportix
c) Air Shoes
d) FastTrack
e) MaxSport
7) Qual é a principal vantagem de uma empresa utilizar a técnica de “fluxo de caixa descontado” (FCD) para avaliar um projeto de investimento?
a) Maximizar o valor de mercado da empresa imediatamente
b) Garantir que os custos de produção sejam sempre baixos
c) Determinar o valor presente dos fluxos de caixa futuros, ajustados pelo risco do projeto
d) Estimar o valor da empresa com base nos ativos tangíveis
e) Aumentar o número de dividendos pagos aos acionistas
8) A Ambev é fruto da fusão de quais duas empresas brasileiras de bebidas, criando uma das maiores fabricantes do mundo?
a) Guaraná e Pepsi
b) Skol e Kaiser
c) Itaipava e Original
d) Skol e Antarctica
e) Brahma e Antarctica
9) Como a adoção de big data pode impactar a estratégia de uma empresa?
a) Aumenta o volume de produtos, sem melhorar a personalização
b) Permite tomar decisões mais rápidas e baseadas em dados, melhorando a personalização e o direcionamento de campanhas
c) Impede a criação de novos produtos e serviços
d) Reduz a necessidade de analisar os dados de mercado
e) Garante o aumento imediato da lucratividade sem necessidade de mais investimentos
10) Qual o país de origem, onde foi registrada e qual ano foi fundada a empresa C&A?
a) Fundada no Canadá, registrada nos Estados Unidos
em 1910
b) Fundada na Bélgica, registrada na Alemanha, em 1900
c) Fundada no Paraguai, registrada no Brasil, em 1923
d) Fundada na Alemanha, registrada na Holanda, em 1841
e) Fundada na Suíça, registrada na Itália, em 1889
ALMANAQUE ESTRATÉGICO 001 – Respostas: 1 (A) – 2 (C) – 3 (B) – 4 (B) – 5 (C) – 6 (A) – 7 (C) – 8 (E) – 9 (B) – 10 (D)