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Estatal chinesa investe no Porto de Santos

Leitura Estratégica por Leitura Estratégica
setembro 27, 2025
em Artigos
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Estatal chinesa investe no Porto de Santos

Imagem: Stock Photos

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Um novo terminal portuário em construção no Porto de Santos, o maior da América Latina, promete movimentar até 14 milhões de toneladas de grãos por ano e reposicionar o Brasil no cenário global do agronegócio. O investimento, de 285 milhões de dólares, é liderado por uma estatal chinesa. 

Em 2024, o Porto de Santos bateu recorde histórico, movimentando 179,8 milhões de toneladas de carga, com destaque para milho, açúcar e, principalmente, soja. Só em 2023, o porto foi responsável por 40% das exportações brasileiras de soja em grãos para a China. 

O Brasil tem intensificado a importação de insumos, maquinários e sementes provenientes da China, fortalecendo a integração entre as cadeias produtivas dos dois países, além de visar a implantação de novas fábricas vindas da China para o Brasil. 

A localização de Santos, com ampla malha rodoviária e ferroviária convergindo para o porto, foi decisiva para o projeto. 

O terminal contará com silos verticalizados, climatização inteligente e esteiras automatizadas capazes de carregar 2 mil toneladas por hora e será dedicado exclusivamente à exportação, porém as atividades serão apenas com parceiros comerciais, garantindo agilidade em períodos de pico. 

Inspirado em portos de referência mundial, como um dos portos chineses, o projeto prevê infraestrutura para navios de grande porte, tecnologias sustentáveis e práticas alinhadas a critérios internacionais de ESG. Entre os destaques, estão sistemas de contenção de particulados, isolamento acústico e captação de águas pluviais para uso operacional. 

IMPACTOS INTERNACIONAIS 

Em 2023, o Brasil exportou US$ 166,55 bilhões para a China — 49% de toda a sua pauta de exportações —, consolidando-se como o principal fornecedor de soja, milho, carne e celulose. O novo terminal permite que Pequim amplie significativamente suas importações diretas do Brasil. 

Além de Santos, a China investe em iniciativas como a Ferrovia Bioceânica, que pretende ligar o Centro-Oeste brasileiro a um porto no Peru, reduzindo em até dez dias o tempo de navegação até a Ásia. 

O novo terminal conta com vantagem estratégica: a proximidade entre Mato Grosso, Goiás e Paraná reduz custos logísticos e aumenta a margem para exportadores. Investimentos em ferrovias, rodovias e hidrovias garantem que os grãos cheguem mais rápido e barato a Santos, tornando o porto ainda mais atrativo para a China. 

Outro diferencial é o controle acionário: o porto será operado diretamente por uma estatal chinesa, eliminando intermediários e garantindo contratos de longo prazo com produtores brasileiros. O terminal é uma declaração geopolítica embutida em silos, esteiras e navios graneleiros. Ele pode reduzir drasticamente a dependência chinesa de outros países e inserir o Brasil de forma mais profunda na logística global de alimentos. 

Enquanto milhões de dólares entram pelo canal de commodities, o País enfrenta o dilema da baixa agregação de valor e do risco de desindustrialização silenciosa. O verdadeiro desenvolvimento depende de equilibrar crescimento exportador com tecnologia, indústria e educação, garantindo que o Brasil seja além de exportador, mas também produtor de inovação. 

Chang Yung Kong,

Especialista em diplomacia econômica, desenvolvimento de negócios globais e articulação entre setores público e privado. Presidente da Corporação Chang.

Tags: AgronegócioAmérica LatinaBrasilChinaEstatal chinesaPorto de Santos
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