Às vezes, a Economia é mais simples do que parece. As variáveis estão conectadas, e uma mudança em uma delas pode desencadear efeitos em cadeia. Quando tudo está funcionando bem, a economia evolui de forma constante. Mas basta uma peça sair do lugar para impactar todo o sistema. Um exemplo para explicar melhor: mais emprego eleva massa salarial; mais dinheiro circulando, mais consumo; Mais consumo, amplia a produção; e se a produção não conseguir ampliar, mais inflação. Ou seja, a expansão na esteira do consumo exige um avanço proporcional na indústria e comércio. Se tiver gente comprando e não tiver produto suficiente, o preço sobe. A conta é simples e funciona assim em economias que se desenvolveram.
Inimigos do PIBão
No Brasil não funciona a lógica. Porque a ponta emprego-consumo avança, as empresas precisam crescer. E, para elas avançarem, precisa de energia, estrada, incentivos, mão-de-obra, menos burocracia…
Só pensa naquilo
E os governos no Brasil só pensam em impostos – o saco sem fundo para pagar os arranjos e privilégios criados diariamente nos gabinetes dos três poderes. Toda vez que tem uma reunião em Brasília, a conta fica mais cara para o setor produtivo (empresas e trabalhadores).
Emprego
O problema só tende a crescer. Em fevereiro, foram criados 431 mil vagas no mercado de trabalho. Com média salarial de R$ 3.225, entrou para consumo, R$ 1,3 bilhão a mais. Tem produto industrial novo para entrada deste volume de massa salarial extra todo mês?
Desintiligência
Em um processo de planejamento estratégico, isso já deveria estar previsto. Como não está, é necessário frear a geração de emprego e a expansão das empresas para não implodir a economia. Como? Eleva juros. Mas nem isso tem segurado o motor da economia brasileira ultimamente.
Mais sobre emprego
No Centro-Oeste, Goiás lidera a geração de empregos neste começo de ano. São quase 35 mil novas vagas criadas no primeiro bimestre. Em seguida, vem Mato Grosso (29.331), Distrito Federal (14.595) e Mato Grosso do Sul (11.514).
Mais dinheiro
Em Goiás, a massa de dinheiro extra circulando só no primeiro bimestre, com os novos empregos criados, é de R$ 112,5 milhões adicionais por mês. A tendência é chegar a um aumento mensal de R$ 250 milhões até o fim do ano. Valor extra circulando recorrente. Sem produtos para suprir o consumo, a inflação não cai.
O BTG, a biografia
A formação, a evolução e a chegada do BTG Pactual ao topo de maior banco de investimentos da América Latina é contada no livro “De volta ao jogo”. Tombos e guinadas fazem parte desta história de ambição e conquistas. Dos anos 1980, quando uma sociedade entre um banqueiro, um trader e um economista funda uma distribuidora de valores, aos dias atuais, passando por fusões, brigas e negociações agressivas. Uma leitura que revisa, em paralelo, quatro décadas da economia brasileira e sua montanha-russa. Boa leitura.

Deu praia, deu onda (do Flamboyant)
Uma matéria publicada nesta semana no STG News explodiu de audiência: Flamboyant Urbanismo anuncia primeira praia com surf do Centro-Oeste. A grande questão é que o local não foi revelado, e logo se especulou onde seria a tal praia com onda. A maioria dos leitores especulava o terreno (do Flamboyant) ao lado do complexo do Oscar Niemeyer, onde realizava o evento Deu Praia. Se deu praia, deu onda – brincou um leitor. Mas, vamos esperar as cenas dos próximos capítulos, deste projeto que avança na estratégia de novos investimentos do Grupo Flamboyant – com a Flamboyant Urbanismo.

EBM é eleita maior do Centro-Oeste pela 3ª vez consecutiva
Pelo terceiro ano consecutivo, a EBM Desenvolvimento Imobiliário foi eleita pelo INTEC Brasil como a maior construtora da região Centro-Oeste. O INTEC, a maior empresa de inteligência comercial no setor da construção civil brasileira, cataloga, ranqueia e premia anualmente as 100 maiores construtoras do país com base na metragem total edificada no ano anterior.
Em 2024, a EBM alcançou, pela segunda vez consecutiva, a impressionante marca de R$ 1 bilhão em vendas. No mesmo período, entregou oito empreendimentos e realizou seis lançamentos em Goiânia, além de um em Campinas, São Paulo. Esses resultados reforçam a sólida trajetória da empresa, que anualmente apresenta desempenhos consistentes e expressivos.
Mantendo-se como a 18ª colocada no Ranking INTEC, a EBM registrou 999.343,46 metros quadrados construídos em 2024, um crescimento de quase 7% em relação ao ano anterior. Além disso, a EBM se destaca como a única representante do Centro-Oeste entre as 50 primeiras posições do ranking. O evento oficial de premiação acontecerá no dia 07 de maio, em São Paulo.

Aviva reestrutura marketing
A Aviva, plataforma de viagens e entretenimento detentora das marcas Hot Park, Rio Quente Resorts, Costa do Sauípe Resorts e Turminha da Zooeira, anunciou reestruturação em seu time de marketing. Com as promoções estratégicas de Raquel Scheeren e Larissa Vasconcelos e a contratação de Yan Queiroz, reforçando o protagonismo da área em um momento fundamental para a Aviva, que está investindo R$ 1.2 bilhão até 2028 na renovação de seus destinos e na preparação para a inauguração do novo parque aquático na Bahia em 2027.
Promovida a gerente geral de Marketing, Raquel Scheeren tem vasta experiência em diferentes mercados – das indústrias de bens de consumo e de varejo a startups – e ingressou na Aviva em 2024 como gerente de marketing.
