• Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Revista STG
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Revista STG
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Diretoria

Inflação versus emprego

Leitura Estratégica por Leitura Estratégica
abril 12, 2025
em Diretoria
0
Inflação versus emprego

Agência Senado

0
COMPARTILHAMENTOS
4
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

Às vezes, a Economia é mais simples do que parece. As variáveis estão conectadas, e uma mudança em uma delas pode desencadear efeitos em cadeia. Quando tudo está funcionando bem, a economia evolui de forma constante. Mas basta uma peça sair do lugar para impactar todo o sistema. Um exemplo para explicar melhor: mais emprego eleva massa salarial; mais dinheiro circulando, mais consumo; Mais consumo, amplia a produção; e se a produção não conseguir ampliar, mais inflação. Ou seja, a expansão na esteira do consumo exige um avanço proporcional na indústria e comércio. Se tiver gente comprando e não tiver produto suficiente, o preço sobe. A conta é simples e funciona assim em economias que se desenvolveram.

Inimigos do PIBão

No Brasil não funciona a lógica. Porque a ponta emprego-consumo avança, as empresas precisam crescer. E, para elas avançarem, precisa de energia, estrada, incentivos, mão-de-obra, menos burocracia…

Só pensa naquilo

E os governos no Brasil só pensam em impostos – o saco sem fundo para pagar os arranjos e privilégios criados diariamente nos gabinetes dos três poderes. Toda vez que tem uma reunião em Brasília, a conta fica mais cara para o setor produtivo (empresas e trabalhadores).

Emprego

O problema só tende a crescer. Em fevereiro, foram criados 431 mil vagas no mercado de trabalho. Com média salarial de R$ 3.225, entrou para consumo, R$ 1,3 bilhão a mais. Tem produto industrial novo para entrada deste volume de massa salarial extra todo mês?


Desintiligência

Em um processo de planejamento estratégico, isso já deveria estar previsto. Como não está, é necessário frear a geração de emprego e a expansão das empresas para não implodir a economia. Como? Eleva juros. Mas nem isso tem segurado o motor da economia brasileira ultimamente.

Mais sobre emprego

No Centro-Oeste, Goiás lidera a geração de empregos neste começo de ano. São quase 35 mil novas vagas criadas no primeiro bimestre. Em seguida, vem Mato Grosso (29.331), Distrito Federal (14.595) e Mato Grosso do Sul (11.514).

Mais dinheiro
Em Goiás, a massa de dinheiro extra circulando só no primeiro bimestre, com os novos empregos criados, é de R$ 112,5 milhões adicionais por mês. A tendência é chegar a um aumento mensal de R$ 250 milhões até o fim do ano. Valor extra circulando recorrente. Sem produtos para suprir o consumo, a inflação não cai.

O BTG, a biografia

A formação, a evolução e a chegada do BTG Pactual ao topo de maior banco de investimentos da América Latina é contada no livro “De volta ao jogo”. Tombos e guinadas fazem parte desta história de ambição e conquistas. Dos anos 1980, quando uma sociedade entre um banqueiro, um trader e um economista funda uma distribuidora de valores, aos dias atuais, passando por fusões, brigas e negociações agressivas. Uma leitura que revisa, em paralelo, quatro décadas da economia brasileira e sua montanha-russa. Boa leitura.

Deu praia, deu onda (do Flamboyant)

Uma matéria publicada nesta semana no STG News explodiu de audiência: Flamboyant Urbanismo anuncia primeira praia com surf do Centro-Oeste. A grande questão é que o local não foi revelado, e logo se especulou onde seria a tal praia com onda. A maioria dos leitores especulava o terreno (do Flamboyant) ao lado do complexo do Oscar Niemeyer, onde realizava o evento Deu Praia. Se deu praia, deu onda – brincou um leitor. Mas, vamos esperar as cenas dos próximos capítulos, deste projeto que avança na estratégia de novos investimentos do Grupo Flamboyant – com a Flamboyant Urbanismo.

EBM é eleita maior do Centro-Oeste pela 3ª vez consecutiva

Pelo terceiro ano consecutivo, a EBM Desenvolvimento Imobiliário foi eleita pelo INTEC Brasil como a maior construtora da região Centro-Oeste. O INTEC, a maior empresa de inteligência comercial no setor da construção civil brasileira, cataloga, ranqueia e premia anualmente as 100 maiores construtoras do país com base na metragem total edificada no ano anterior.

Em 2024, a EBM alcançou, pela segunda vez consecutiva, a impressionante marca de R$ 1 bilhão em vendas. No mesmo período, entregou oito empreendimentos e realizou seis lançamentos em Goiânia, além de um em Campinas, São Paulo. Esses resultados reforçam a sólida trajetória da empresa, que anualmente apresenta desempenhos consistentes e expressivos.

Mantendo-se como a 18ª colocada no Ranking INTEC, a EBM registrou 999.343,46 metros quadrados construídos em 2024, um crescimento de quase 7% em relação ao ano anterior. Além disso, a EBM se destaca como a única representante do Centro-Oeste entre as 50 primeiras posições do ranking. O evento oficial de premiação acontecerá no dia 07 de maio, em São Paulo.

Aviva reestrutura marketing

A Aviva, plataforma de viagens e entretenimento detentora das marcas Hot Park, Rio Quente Resorts, Costa do Sauípe Resorts e Turminha da Zooeira, anunciou reestruturação em seu time de marketing. Com as promoções estratégicas de Raquel Scheeren e Larissa Vasconcelos e a contratação de Yan Queiroz, reforçando o protagonismo da área em um momento fundamental para a Aviva, que está investindo R$ 1.2 bilhão até 2028 na renovação de seus destinos e na preparação para a inauguração do novo parque aquático na Bahia em 2027.
Promovida a gerente geral de Marketing, Raquel Scheeren tem vasta experiência em diferentes mercados – das indústrias de bens de consumo e de varejo a startups – e ingressou na Aviva em 2024 como gerente de marketing.

Tags: AvivaEBMEconomiaInflaçãoLivroShopping Flamboyant
Postagem anterior

Mercado de Luxo

Próximo Post

Rodovalho Advogados recebe prêmio internacional

Leitura Estratégica

Leitura Estratégica

Próximo Post
Rodovalho Advogados recebe prêmio internacional

Rodovalho Advogados recebe prêmio internacional

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique conectado

  • 23.9k Followers
  • 99 Subscribers
  • Tendências
  • Comentários
  • Mais recente
FIDC como estratégia tributária

FIDC como estratégia tributária

abril 26, 2025
Perfil: Dimas de Paula

Perfil: Dimas de Paula

março 1, 2025
Se o Brasil fosse uma empresa, seria o caso de falência?

Se o Brasil fosse uma empresa, seria o caso de falência?

março 8, 2025
O Big Brother e a Receita Federal

O Big Brother e a Receita Federal

abril 12, 2025
Empresa goiana conquista prêmio de maior revenda de irrigação da América Latina

Empresa goiana conquista prêmio de maior revenda de irrigação da América Latina

0
Um olhar sobre as relações de consumo no Brasil, China e Panamá

Um olhar sobre as relações de consumo no Brasil, China e Panamá

0
Sesc oferece benefícios exclusivos ao trabalhador do comércio

Sesc oferece benefícios exclusivos ao trabalhador do comércio

0
Caso Lojas Americanas e a credibilidade das auditorias Big Four

Caso Lojas Americanas e a credibilidade das auditorias Big Four

0
Edição 29

Edição 29

junho 7, 2025
Carbono zero: desafios e oportunidades para o Brasil até 2050

Carbono zero: desafios e oportunidades para o Brasil até 2050

maio 31, 2025
Perfil: Chrystiano Câmara 

Perfil: Chrystiano Câmara 

maio 31, 2025
Almanaque estratégico 

Almanaque estratégico 

maio 31, 2025

Notícias recentes

Edição 29

Edição 29

junho 7, 2025
Carbono zero: desafios e oportunidades para o Brasil até 2050

Carbono zero: desafios e oportunidades para o Brasil até 2050

maio 31, 2025
Perfil: Chrystiano Câmara 

Perfil: Chrystiano Câmara 

maio 31, 2025
Almanaque estratégico 

Almanaque estratégico 

maio 31, 2025
Revista STG

Trazemos as notícias mais relevantes, atualizadas e importantes do mercado, tudo em um só lugar.

Siga-nos

Navegar por categoria

  • Advocacia
  • Almanaque Estratégico
  • Artigos
  • Blog
  • Carreira
  • Consumo
  • Diretoria
  • Empresas
  • Entrevista
  • Eventos
  • Justiça do Trabalho
  • Mercado de Luxo
  • Negócios
  • Perfil
  • Premiação
  • Revista
  • Tecnologia
  • Últimas

Notícias recentes

Edição 29

Edição 29

junho 7, 2025
Carbono zero: desafios e oportunidades para o Brasil até 2050

Carbono zero: desafios e oportunidades para o Brasil até 2050

maio 31, 2025
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista

© 2025 Leitura Estrategica - Desenvolvido por WB Sistem.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista

© 2025 Leitura Estrategica - Desenvolvido por WB Sistem.