Por Rafael Vaz
“Acredito que Deus tem um plano muito grande em nossas vidas. Não é sobre sucesso por si só. É sobre propósito, coerência e entrega”
Por trás de uma trajetória sólida em grandes empresas e de decisões estratégicas que impactaram marcas conhecidas nacionalmente, existe uma mulher que acredita no poder das conexões humanas. Roberta Tibery é especialista em marketing, mas se define com muito mais do que o cargo que ocupa. Aos 46 anos, goiana, formada em Direito, espírita e apaixonada por estar perto das pessoas que ama, ela construiu um caminho profissional pautado em valores, intuição e coragem.
“Desde o início tive feeling para o marketing. A escolha pelo Direito foi uma base importante, mas foi na comunicação que eu realmente me encontrei”, conta Roberta, que se especializou pela FGV e atuou como gestora de marketing em empresas como Fujioka, Saga Malls, Kasane Comunicação Corporativa e VB Alimentos. Foram mais de duas décadas ocupando cargos estratégicos em diferentes setores, sempre com um olhar atento às necessidades do negócio, mas principalmente, das pessoas.
Para ela, o marketing vai muito além de campanhas e números. É uma ferramenta de transformação. “Meu maior desafio sempre foi quebrar paradigmas. Cada empresa tem sua cultura, seus limites, suas crenças… e o marketing, quando bem feito, chega para questionar, provocar, fazer diferente. Nem sempre é fácil, mas é o que me move”, afirma.
Durante sua trajetória, Roberta viu o mercado se transformar – e aprendeu a se adaptar sem abrir mão da essência. “Aprendi que é preciso ter um planejamento impecável, mas sem esquecer que estamos lidando com pessoas. A comunicação precisa ser verdadeira, coerente, olhar para dentro e para fora. O público interno, os colaboradores, são tão importantes quanto os clientes. E isso nem sempre é lembrado nas estratégias.”
Um novo capítulo: empreender com propósito
Há três meses, Roberta decidiu virar uma nova chave. Fundou a Publicata, uma agência de negócios e marketing que nasceu do movimento natural de quem já vinha sendo procurada por clientes em busca de orientação, projetos e soluções personalizadas. “A transição para o próprio negócio não foi algo milimetricamente planejado. Foi surgindo… As pessoas me procuravam, pediam conselhos, ajuda… e fui percebendo que existia uma demanda real por um trabalho mais próximo, mais humano, mais estratégico.”
A Publicata é, hoje, o reflexo de tudo que ela viveu – e acredita. “Quero fazer marketing com alma. Pensando nos objetivos, sim, mas também nas relações. Não acredito em fórmulas prontas. Cada cliente é único, cada história pede um olhar diferente. O que funciona para um, pode não fazer sentido para outro. E é nesse desafio que eu me encontro.”
A leveza com que Roberta conduz a fala contrasta com a firmeza de quem conhece bem os bastidores da área. Mas é fora do ambiente corporativo que ela revela ainda mais de si. Mãe do cachorrinho Juca, espírita convicta, ela acredita que a espiritualidade tem um papel fundamental em sua trajetória. “Acredito que Deus tem um plano muito grande em nossas vidas. Não é sobre sucesso por si só. É sobre propósito, coerência e entrega.”
A casa de Roberta é o seu refúgio – e a cozinha, seu templo. “Cozinhar é meu hobby. Sempre me ajudou a lidar com o estresse, com os dias mais difíceis. É um momento meu. Me acalma, me traz para o presente. E também é uma forma de cuidar de quem eu amo.” Rece ber amigos e familiares é uma de suas maiores alegrias, e ela acredita que esse hábito reflete sua forma de ver a vida: acolhendo, ouvindo, reunindo, conectando.
Hoje, Roberta vive uma fase de expansão – não só profissional, mas pessoal. Mais do que empreender, ela quer inspirar. Mais do que planejar estratégias, quer construir relações de verdade. “Minha inspiração está sempre nas novidades do mercado, sim, mas também na escuta. Em entender o que cada cliente precisa, onde ele quer chegar e como podemos fazer isso com responsabilidade, criatividade e verdade”.
“Quero fazer marketing com alma. Afinal, cada cliente e único e cada história pede um olhar diferente.”