Por Rafael Mesquita
Domingos Ávila Neto, 31 anos, conheceu Ian Baiocchi quando tinha apenas 10 anos. Foi na época em que iniciou as aulas de karatê na academia do pai do futuro chef de cozinha, a Banzai. Os dois eram alunos e nem imaginavam, naquela época, que construiriam uma parceria que revolucionaria a gastronomia em Goiás. “O pai dele já era o melhor karateca do Estado, e Ian também era muito bom”, recorda.
A amizade foi sendo construída ao longo dos anos. O primeiro buffet que Baiocchi fez foi para o casamento da irmã de Neto, Jéssica Ávila. Na pré-inauguração do Restaurante Iz, especializado em alta gastronomia brasileira e o primeiro do renomado chef, o antigo amigo de karatê foi um dos convidados. “Em 2016, o Iz completou um ano de existência, daí fui falar com ele e tive um clique: vou iniciar um negócio com o Ian”.
Neto propôs a sociedade em uma hamburgueria. Mas a “febre” desse tipo de empreendimento em Goiânia naquele período o fizeram mudar de ideia. Em 2017, nasceu então o 1929 Trattoria Moderna, a primeira parceria dos dois, especializado em comida italiana. “Eu estava no meu penúltimo ano de faculdade, com 21 anos de idade. Depois fiquei sócio do Íz e do buffet também. Nossa sociedade continuou para todos os empreendimentos do Grupo”, destaca.
Foram vários os restaurantes de impacto na gastronomia local inaugurados pelos parceiros. Um deles, o Grá Bistrô e Rooftop, inaugurado em 2018 e especializado em culinária francesa contemporânea. Ele está localizado no topo do prédio comercial mais alto do Centro- Oeste, Órion Business & Health, de 50 pavimentos. Domingos Neto tem uma história especial com o local. “Meu primeiro estágio na faculdade foi no Órion, em fundação e estrutura. Depois me tornei o primeiro inquilino do edifício com o Grá”, afirma.
A pandemia foi um grande desafio para a continuidade da parceria de sucesso entre os dois amigos no Grupo Iz. Com tudo fechado e as casas faturando apenas 15% da receita regular com o delivery, era preciso ser ainda mais criativo. “Não queríamos demitir nenhum colaborador, então criamos a sanduicheira Burger for a Day, em que todo dia era criado um hambúrguer novo. O público gostou e queria experimentar novos sabores”, lembra. O estabelecimento foi encerrado posteriormente para priorizar as ações nos restaurantes de alta gastronomia, mas foi o que deu sustentabilidade ao Grupo naquele momento difícil.
O empresário acredita que consegue formar com Ian uma dupla nos negócios em que um complementa o outro. “Faço a parte administrativa, de gestão e atendimento, enquanto ele está mais na cozinha e no marketing”, afirma. Além da divisão de tarefas, há um equilíbrio que ajuda a entender melhor o sucesso. “Temos uma similaridade de pensamentos, entendemos o negócio da mesma forma”, avalia.
O sócio do Grupo Íz é só elogios ao mais famoso chef de cozinha do Centro-Oeste. “O Ian fala que não, mas também entende muito de negócios, além de ter criações originais que chamam a atenção em nível nacional”, acredita. A parceria ultrapassou os empreendimentos e se tornou uma grande amizade. “Sou padrinho de casamento dele. Nossas esposas também são muito amigas. Ele se tornou uma pessoa da família”, destaca.




Consolidação do sucesso
Os empreendimentos do Grupo Íz atendem a cerca de 50 mil clientes por mês, empregando mais de 400 funcionários. O ecossistema inclui atualmente o Íz Restaurante, 1929 Trattoria, Alata Sorvetes, Grá Bistrô e o Íz Hotel Conceito, Famu Restaurante (cozinha contemporânea e inspiração asiática), Enttres Cocina de Mezcla (cozinha latino- americana) e Fulles Kitchen (especializado em comida contemporânea com influências internacionais e regionais).
Domingos Neto afirma que o diferencial dos estabelecimentos do Grupo é priorizar o atendimento, com foco em servir bem aos clientes e colaboradores e, segundo ele, isso se reflete na consolidação da excelência do serviço prestado. “Muito do segredo do negócio está nisso, pois acreditamos que o servir precisa estar em primeiro lugar, e o resto é consequência”, explica.
Além do atendimento, o empresário se orgulha da qualidade gastronômica oferecida e da referência que os restaurantes se tornaram nas mais diversas áreas. “Estamos sempre inovando na arquitetura, temos coquetéis de destaque e cartas de vinhos premiadas”, afirma.
Para 2026, mudanças estão por vir. O Enttres Cocina de Mezcla, na Avenida Ricardo Paranhos, irá encerrar as atividades, pois no local será construído um edifício. O 1929 Trattoria também será desativado na mesma avenida por causa de outra obra da construção civil, mas a unidade será transferida ainda no primeiro semestre para a Avenida 136, no Setor Marista.
As grandes novidades do Grupo para este ano serão o lançamento de uma operação 100% voltada para o delivery e a abertura do restaurante especializado na culinária espanhola-catalã, Lunya Bodega, que irá funcionar no rooftop do edifício World Trade Center (WTC), na Avenida D. Ainda haverá uma surpresa. “Em março, teremos uma operação de rua que será a mais descontraída do Grupo, só isso que posso dizer no momento”, destaca.



Inspiração, Goiânia e pai de gêmeos
A grande inspiração profissional de Neto é o pai, Domingos Ávila Júnior. O sócio do Grupo Íz se relembra das primeiras experiências trabalhando. “Nas férias escolares, aos 9 anos de idade, eu ia para a empresa dele. Se eu trabalhasse meio período, ganhava dele 5 reais, se fossem os dois períodos, 10 reais”, recorda.
A empresa era a Cotril Máquinas, referência na revenda de equipamentos para a construção em geral. Nessa época, ele queria ajudar o pai no trabalho e pedia para ir à companhia. Seu Domingos Júnior o levava para ajudar nas mais diversas áreas: estoque, oficina, compras.
O período foi de grande aprendizagem, que Neto levou para a vida. “Meu pai é a minha maior inspiração como gestor, comerciante e empresário. Ficava impressionado com a capacidade de liderar, motivar pessoas e vender o produto que tem. Desde criança, eu queria ser igual a ele”, emociona-se.
O pai sempre o deixou muito à vontade para escolher qual profissão seguir. “Fiquei na dúvida entre Engenharia Civil e Administração. Como eu gostava de obras e as noções de gestão estão na Engenharia, optei por esse curso.” Após o primeiro estágio no edifício Órion, ele ainda foi convidado a estagiar em outros projetos na FR Incorporadora, responsável pela obra. Mesmo tendo optado, após a graduação, pela gestão do Grupo Íz, os conhecimentos adquiridos ainda ajudam. “No meu negócio, lido muito com Engenharia por causa dos nossos projetos”, explica.




Obras e investimentos nos negócios todos feitos em Goiânia. Neto confia no potencial da cidade. “Vejo que o goianiense sempre gostou de viajar, gosta de coisa boa, é exigente, hospitaleiro e isso reflete nos nossos negócios”, avalia. O empresário afirma que o Grupo ainda busca trazer para a capital experiências de sucesso de outros lugares, mas sempre valorizando o produto local. “É só analisar a qualidade do que temos aqui, as obras, as grifes, tudo isso é muito impactante e veio para ficar”, acredita.
Segundo Neto, Goiânia ainda tem grandes possibilidades econômicas com o turismo. “Já temos a Stock Car, grandes eventos de música, congressos médicos e agora a Moto GP. Acreditamos muito que a cidade irá atrair um número significativo de pessoas de outros lugares”, afirma. O empresário destaca que o segmento de bares e restaurantes irá lançar um guia para fomentar o turismo. É o Goiânia- Capital da Boa Mesa que através de Inteligência Artificial irá divulgar ao público as casas gastronômicas da cidade.
Casado com Isabella Ávila há cinco anos, a rotina de Domingos Neto mudou nos últimos dois meses, quando se tornou pai de gêmeos. Ele garante que acorda de madrugada para ajudar a cuidar das crianças. Até a forma de ver a vida se transformou. “Sou católico praticante, busco ter uma visão a longo prazo. Os filhos são um pedaço da gente que vai ficar quando formos embora”, acredita. Mesmo com tantos afazeres no trabalho, é preciso estar presente com a família e participar. “Hoje, eu já não vou mais para os restaurantes todos os dias à noite, busco sempre que possível almoçar em casa e domingo é dia de ficar junto com a minha esposa e os nossos bebês. É um desafio conciliar tudo, mas tenho certeza que vamos conseguir”, conclui.














