Por Rafael Mesquita
A primeira lembrança que o administrador de empresas Chrystiano Câmara tem do comércio remonta aos 8 anos de idade. Era a década de 1970, quando as tias e a mãe, Leila, comandavam um dos primeiros estabelecimentos especializados em roupas infantojuvenis de Goiânia. A loja Joãozinho e Maria funcionava na Avenida Tocantins, no Centro da capital. “O movimento lá era enorme. Eu ficava observando elas trabalharem e, no Natal, ainda criança, ajudava a montar as caixas de presente”, recorda.
Além da loja, a família de Chrystiano tem uma relação histórica com a capital. O pai, Aldemar de Andrade Câmara, foi o quinto médico a chegar em Goiânia, a convite do tio de Chrystiano, um engenheiro que participou da construção da cidade. O envolvimento da família com a história de Goiás vai ainda mais longe: o avô, Belarmino Cruvinel, foi prefeito de Rio Verde e Jataí, e chegou a governar o Estado temporariamente em 1946. O fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira, era tio da mãe de Chrystiano. “Sou goiano do pé rachado, amo essa terrinha”, afirma.
A visão sobre a importância de participar de entidades de classe surgiu cedo. Após se formar em Administração de Empresas, o também produtor rural decidiu atuar na diretoria da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA). Nesse período, foi um dos idealizadores do evento Rodeio Show Cowboy do Asfalto (1992–2002) e participou da criação da Associação de Criadores de Mangalarga Marchador.
A entrada no universo da moda da Rua 44 só aconteceu em 2011, depois de três anos como gerente geral de uma concessionária em Goiânia. Foi então convidado a atuar como superintendente de um shopping na região, iniciando sua contribuição para a transformação definitiva do local.
AER 44 e a transformação da região
Nos primeiros anos, o comércio da Rua 44 ainda não dava sinais de que se tornaria a referência nacional em moda que é hoje. A informalidade predominava em praticamente toda a região. “A minha experiência com associações me fez procurar comerciantes para, em 2016, criarmos a AER 44. Foi aí que começamos o trabalho de formalizar as atividades por ali”, relembra Chrystiano.
A criação da Associação Empresarial da Região da 44 foi determinante para o crescimento do polo. Os empresários se uniram em torno de uma pauta comum. “A partir daí, passamos a ter mais relevância diante do poder público e conquistamos um olhar mais atento dos governantes para as nossas demandas”, avalia. Ele destaca ainda que, após a fundação da AER 44, candidatos a cargos em Goiânia e no Estado passaram a visitar a região e apresentar propostas. “Viramos pauta de todas as campanhas políticas”, afirma.
E não é por acaso. A 44 é a região que mais emprega em Goiás: são cerca de 150 mil trabalhadores diretos e mais de 120 mil indiretos. Ao todo, abriga 15 mil pontos comerciais e movimenta, em média, R$ 900 milhões por mês em vendas — valor que dobra nos períodos de fim de ano.

Shopping Gallo
Com 13 anos de experiência na Rua 44 e participação decisiva na transformação do local, Chrystiano Câmara recebeu em 2024 o convite para um novo desafio: assumir a superintendência do Shopping Gallo. Na nova função, implantou um modelo inovador para o centro de compras e para a própria região, com lojas maiores e mais bem estruturadas.
“Percebemos que ainda há uma grande procura por compras presenciais, porque os clientes querem experimentar os produtos e escolher pessoalmente seus fornecedores”, explica. Isso, no entanto, não significa abrir mão das vendas online, muito pelo contrário. “Hoje, é fundamental ter um bom ponto físico, pois ele potencializa e complementa a venda digital. O cliente geralmente visita o espaço presencial antes de concluir a compra pela internet”, analisa.
Os preços acessíveis e o mix de produtos são outros diferenciais que atraem compradores. Além das lojas especializadas em moda masculina, feminina e maquiagem, o shopping oferece agência bancária, casa de câmbio, salão de beleza, agência dos Correios e 300 estabelecimentos comerciais no total.
O Shopping Gallo disponibiliza ainda três pisos de estacionamento para atender clientes de todas as regiões do Brasil. “Recebemos cerca de 250 mil pessoas por mês, sendo metade de Goiânia e os outros 50% do interior de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais”, afirma. “Nosso público é das classes B e C, ao contrário de outros shoppings da capital, que falam apenas com a elite”, pontua.
Pós-pandemia e o futuro da região
Viver as dificuldades trazidas pela pandemia foi um dos momentos mais desafiadores da trajetória de Chrystiano Câmara na região. Em 2020, ele presidia a AER 44 e precisou se reinventar. “Tivemos que mostrar ao lojista que, a partir daquele momento, era impossível não estar no universo digital”, lembra.
Os anos seguintes provocaram uma transformação importante na Rua 44. “O pós-pandemia gerou uma grande renovação: cerca de 25% dos empresários da região são novos. Entraram empreendedores mais conectados com o digital e adaptados à nova realidade”, afirma. Atualmente, mais de 50% das vendas do comércio local já ocorrem online.
Chrystiano acredita que a profissionalização da região tende a acontecer em ritmo acelerado. Isso envolve qualificação de profissionais, melhoria dos pontos de venda e adoção de novas ferramentas. “Somos a segunda maior região de comércio de moda do Brasil, atrás apenas do Brás, em São Paulo. Com a vantagem de que, aqui, o poder público tem se empenhado em melhorar o trânsito e a segurança”, analisa.
E se o comércio da 44 precisar de apoio para crescer ainda mais, Chrystiano Câmara garante que está pronto. “Um dos sentimentos que mais prezo é ver um lojista crescer, ampliar a loja. Me sinto realizado. Eu amo isso, amo o que faço”, conclui.