Por Rafael Mesquita
A união de três advogados com trajetórias sólidas e complementares fez nascer o BNT Advogados. O escritório leva as iniciais dos sobrenomes dos sócios Anna Bastos, Gustavo Nogueira e Marília Tófollis. O objetivo é trazer um novo conceito para o Direito Empresarial, oferecendo uma visão mais moderna e estratégica às empresas. “O escritório se posiciona como conselheiro jurídico estratégico, participando desde a fundação até a sucessão. A proposta é garantir que o crescimento seja sustentável, planejado e sem improvisos, tornando o jurídico uma verdadeira alavanca de crescimento”, explica Anna Bastos.
Com o slogan “Advocacia para Negócios”, a ideia é que o BNT ofereça muito mais do que simplesmente a defesa jurídica das companhias. Entre as propostas ofertadas estão: a antecipação de riscos antes dos problemas surgirem; a criação de bases sólidas de governança e compliance; o apoio às decisões de expansão, sucessão e reestruturação e a garantia de segurança e clareza jurídica para que o empresário tenha como foco o crescimento. “O nosso escritório não é apenas um suporte para a empresa, mas parte da engrenagem do sucesso”, afirma Anna Bastos.
Contribuir com o crescimento rápido das empresas é uma das metas do BNT Advogados, mas é preciso também alertar os empresários para a necessidade do desenvolvimento ser estruturado. “Muitas vezes, as companhias crescem nos números, com aumento do faturamento, clientes e funcionários, mas isso não vem acompanhado de uma estruturação tributária, societária, contratual e trabalhista, por exemplo”, pontua Marília Tófollis.
A advogada explica que a saúde de uma empresa deve ser analisada a partir de uma visão abrangente. O advogado tributarista não deve atuar como um mero defensor de processos, mas também acompanhar de perto o pagamento de impostos e as obrigações fiscais existentes. Isso inclui o replanejamento dos tributos pagos e a busca por medidas para sua redução. Segundo ela, há outras escolhas como: saber se é ou não o momento de se fazer uma expansão internacional e se os contratos que vinculam as relações jurídicas e comerciais com fornecedores, adquirentes e clientes estão corretos. “Crescimento estruturado é toda essa organização necessária para que essas empresas não sejam surpreendidas posteriormente com restrições ao exercício de sua atividade econômica, execuções fiscais, constrições patrimoniais ou mesmo por autuações decorrentes de créditos apropriados de forma equivocada”, explica Tófollis.
Optar por ter um serviço jurídico atuante dentro da empresa é uma decisão que pode mudar o destino de uma companhia. Empresários que não adotam a prática estão muito mais sujeitos a problemas futuros.
“Tudo que envolve uma empresa tem embasamento jurídico, seja da contratação de um funcionário à entrega de um produto para um consumidor. São aspectos muitas vezes invisíveis aos olhos do empresário, mas que podem fazer toda a diferença quando essa invisibilidade se tornar um impasse jurídico”, afirma Gustavo Nogueira.
Experiências que se complementam
O BNT é resultado da fusão de dois escritórios (Anna Bastos Advocacia e Nogueira Filho Advogados) com a advogada Marília Tófollis, que era sócia de outra banca atuante em Direito Tributário. Cada sócio atuava de forma independente, com experiências distintas: em empresarial, fusões e aquisições, governança, compliance e internacional (Anna Bastos); reestruturação e recuperação judicial, bem como contencioso de média e alta complexidade (Gustavo Nogueira); e tributário estratégico (Marília Tófollis).
“Cada trajetória soma bagagem acadêmica, vivência empresarial e atuação em grandes grupos e entidades, até chegarmos a este momento de consolidar essa experiência conjunta no BNT”, avalia Anna Bastos.
São três peças que juntas fecham um quebra-cabeça. “O lema do nosso escritório é: ‘Advocacia para Negócios’. Então, nós temos profissionais especialistas em direito internacional, compliance, LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), governança corporativa, empresarial, societário, trabalhista e tributário. Assim, conseguimos dar uma assessoria ‘full service’ para as empresas”, afirma Tófollis.
Os sócios do BNT Advogados já assessoraram mais de 500 empresas em diferentes segmentos, com atuação nacional em mais de dez estados e internacional em diversos países: Estados Unidos, Portugal, Argentina, Singapura, Índia, além do Reino Unido. Entre as experiências, atenderam a grandes grupos empresariais como: Piracanjuba, SuperFrango, CAOA, Odebrecht, Jalles Machado e São Martinho, além de entidades representativas como Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado (ADIAL), Federação do Comércio Varejista (FECOMÉRCIO) e Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (ACIEG).
O futuro do escritório é promissor e já está traçado. “O próximo passo é fortalecer sua presença como parceiro estratégico de empresas em diferentes estágios, desde startups até grandes grupos em expansão internacional, sempre com foco em governança, sucessão, crescimento e segurança jurídica”, conclui Anna Bastos.