A Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) e a Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest) escolheram Gusttavo Lima como embaixador da Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex) 2025. O evento será realizado de 4 a 6 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia, capital de Goiás.
Reconhecido por seu espírito empreendedor e visão estratégica, Gusttavo Lima investe em diferentes áreas, como setor financeiro, gestão de carreiras, seguros, eventos, alimentação e bebidas. A presença do cantor e empresário reforça o perfil da Ficomex como plataforma para a expansão de negócios e a aproximação de novos mercados.
“Gusttavo Lima simboliza o empresário que vai além do seu segmento de origem e aposta na diversificação. Sua participação fortalece a Ficomex como espaço para gerar conexões e abrir novas portas no comércio exterior”, destaca Rubens Fileti, presidente da Acieg e da Faciest.
O embaixador
No vídeo com o anúncio de sua escolha pelo perfil da Ficomex no Instagram, Gusttavo Lima fez uma brincadeira com o seu apelido. “A última edição da Ficomex teve mais de 80 países representados e dezenas de embaixadores. Desta vez, teremos mais um: ‘o embaixador’ está na área”, descontraiu o cantor e empresário.
A alcunha “o embaixador” começou a ser popularmente utilizada por Gusttavo Lima em 2017. A partir daí, ele passou a adotar o apelido em diversas ocasiões, como shows, publicações e até mesmo para nomear um álbum. O apelido também se transformou em bordões, como “respeita o embaixador” e “o embaixador chegou”.
Além do “embaixador” Gusttavo Lima, o evento terá a participação de diversos outros embaixadores, só que representando países. Até o momento, já estão confirmadas para a edição de 2025 instituições que representam: México, Canadá, Argentina, Paraguai, Peru, Espanha, Portugal, Coreia do Sul, Hong Kong, Dubai, Zâmbia, Angola, Quênia, Hungria, Sérvia, República Islâmica do Irã, Nepal, Chipre, Equador, El Salvador e Panamá.
Mais participações

Além da presença dos países, a Ficomex 2025 também contará com estados, como Tocantins e Mato Grosso, e municípios, a exemplo de Goiânia e Rio Verde. Grandes players do mercado e hubs estratégicos, como o Porto Seco de Anápolis e o Porto de Suape, também estarão na Feira, que contempla ainda empresas de todos os portes, incluindo micro e pequenas empresas. O evento reunirá também entidades, instituições e especialistas em comércio exterior.
Outro ponto de destaque é a participação de um programa inédito da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) na Ficomex: o Exporta Mais Brasil. Serão realizadas rodadas de negócios entre 60 empresas brasileiras e 15 compradores vindos de países da Europa, América do Norte, Oriente Médio, Ásia, América do Sul e África.
Programação ampla
Com uma programação que inclui palestras, rodadas de negócios, workshops e exposições, a Ficomex 2025 tem como tema “Transformação Digital e Sustentabilidade no Mercado Global”. Os assuntos contemplados pelo tema passam de forma transversal pelos três pilares do evento: educação, políticas públicas e negócios. “O intuito com este grande evento é fomentar o comércio exterior, fortalecer a internacionalização de negócios e expandir relações comerciais entre o Brasil e o mundo”, explica Rubens Fileti.