A jornada de superação, fé e liderança que transformou Evandro Tokarski em referência nacional no setor farmacêutico, está descrita em livro autobiográfico “Liderar é Cuidar – a inspiradora história do homem que fundou um dos maiores grupos farmacêuticos do Brasil”. O livro já está disponível para compra nas principais plataformas digitais e em versão física nas melhores livrarias do País.
Na obra, Tokarski revisita sua trajetória desde Barbosa Ferraz (PR), onde, ainda aos dois anos, enfrentou a poliomielite que comprometeu os movimentos das pernas, mas não sua determinação. Com o apoio incansável da mãe, Almerinda, aprendeu cedo que a educação seria seu passaporte para uma vida marcada pelo propósito. A mensagem que ouviria repetidamente – “A deficiência não limita, ensina” – guiaria seus passos para sempre.
Formado em Farmácia pela Universidade Federal de Goiás, Evandro iniciou sua carreira movido pelo desejo de retribuir o cuidado recebido na infância. Em 1981, fundou em Goiânia a Farmácia Artesanal, ainda pequena e artesanal, mas pronta para crescer baseada em ética, inovação e amor ao próximo. Quatro décadas depois, o que começou como uma farmácia de manipulação tornou-se um dos maiores grupos farmacêuticos do país: são mais de 130 franquias distribuídas por 11 estados, 1.500 colaboradores diretos e quatro anos consecutivos entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil (GPTW).

O livro também traz relatos de sua atuação como líder social e atleta paralímpico. À frente da Adfego (Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás) e como integrante da Seleção Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas, que representou o País nas Paralimpíadas de Seul, em 1988, Tokarski construiu uma filosofia de vida baseada na garra e no trabalho coletivo: “Como dizia meu técnico de basquete: não existe bola perdida”.
Nos anos 2000, deu início ao processo de profissionalização do grupo, criando a TKS Indústria Farmacêutica (vendida posteriormente para grupo indiano) e fortalecendo, na década seguinte, o modelo de franquias da Farmácia Artesanal.
Hoje, a CEO do grupo é sua filha Naiana Tokarski, consolidando um processo de sucessão planejado e alinhado aos valores da família. Mas o empresário continua liderando o grupo como presidente do Conselho do Grupo Consultivo da Farmácia Artesanal, o qual inclui a rede de franquias DrogaDerma, que lidera o mercado de medicamento manipulado em São Paulo há mais de 40 anos.
Com 70 anos e uma trajetória que inspira milhares de empreendedores, Evandro resume, em poucas palavras, o espírito que permeia a obra: “Liderar é cuidar – porque o verdadeiro sucesso não é individual; é o bem que fazemos ao próximo”.














