• Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Revista STG
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Revista STG
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Almanaque Estratégico

Almanaque estratégico 

Leitura Estratégica por Leitura Estratégica
maio 31, 2025
em Almanaque Estratégico
0
Almanaque estratégico 

Imagem: Freepik

0
COMPARTILHAMENTOS
11
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

Os almanaques servem como uma ferramenta de informação e comunicação, sendo usados como fonte de conhecimento e referência. A Leitura Estratégica passa a trazer, em algumas edições, o Almanaque Estratégico em forma de quizzes, com curiosidades, datas importantes, autores de negócios, marcas, abordagens de gestão, finanças e outras áreas de empresas, com o objetivo de instigar e desafiar nossos leitores. Boa sorte.

1) Onde e quando foi criado o fast food?

a) Grécia, 2000 A.C.

b) França, anos 1930

c) EUA, anos 1920

d) Inglaterra, anos 1890

e) Canadá, anos 1930

2) Qual a visão de Peter Drucker sobre gestão de pessoas?

a) Criar plano de metas para elevar a produtividade da empresa

b) Estimular a competitividade entre colaboradores 

c) O principal ativo da empresa é a marca, depois as pessoas

d) Criar cultura de trabalho e comprometimento valorizando a equipe

e) Ao gerir conflitos, o líder deve ser duro para dar exemplos

3) A marca Volvo surgiu onde e foi vendida a quais grupos em ordem cronológica?

a) Inglaterra e foi vendida para a Volkswagem (Alemanha) e pertence hoje a Fiat (Itália)

b) Suécia e foi vendida para a Ford (EUA) e pertence hoje a Geely (China)

c) Finlândia e foi vendida para a GM (EUA) e pertence hoje a Geely (China)

d) Suécia e foi vendida para Ford (EUA) e pertence hoje a BYD (China)

e) Estados Unidos e foi vendida para BYD (China) e pertence hoje a Mercedes (Alemanha)

4) Aponte a melhor opção em que branding difere de marketing:

a) Identificar as necessidades e desejos dos consumidores

b) Lançar uma promoção especial para o público-alvo

c) Construir e gerir a identidade da marca no longo prazo

d) Atualizar a logomarca da empresa

e) Pesquisar e entender as tendências e comportamentos do cliente

5) Qual origem do nome Pão de Açúcar da rede de supermercados criado pela família Diniz e em qual bairro nasceu?

a) Valério Diniz deu esse nome a uma receita de família e nasceu em Botafogo (RJ)

b) Tinha uma estação de trem em Laranjeiras (RJ) com este nome em frente a padaria do “Seu Diniz”

c) Foi inspirado no cartão postal do Rio de Janeiro, mas surgiu no Brás (SP)

d) Era o nome de uma música conhecida nos anos 1940 e a primeira loja foi em Botafogo (RJ).

e) Em 1948, surgiu no Bairro da Urca (RJ) e homenageava o próprio morro do Pão de Açúcar.

6) O que é CPM em marketing digital?

a) É o índice que calcula o custo de exibir anúncios para mil pessoas

b) Significa Custo Por Mil, ou seja, paga-se R$ 1 mil para aderir a determinado plano

c) Quanto se paga por mil clicks no link, independente da visualização

d) É um índice que monetiza a cada mil visualizações em seu site

e) É um índice referente ao valor pago a cada mil compras realizadas no site

7) Em gestão financeira, o que é liquidez corrente?

a) É o ativo circulante menos estoque dividido pelo passivo circulante

b) É o lucro líquido dividido pela receita líquida vezes 100

c) É o que tem no caixa no fim do período de 30 dias

d) É o que sobra da divisão do passivo total pelo ativo total

e) É o total do ativo circulante dividido pelo passivo circulante

8) O que não daria demissão instantânea por justa causa?

a) Fazer greve

b) Furtar dinheiro do caixa

c) Agressão física ou verbal

d) Assédio sexual

e) Ficar 30 dias consecutivos sem ir trabalhar

9) Qual é a marca mais antiga do mundo que continua em atividade?

a) Royal Mint (Reino Unido): A casa da moeda do Reino Unido, com história que remonta à Idade Média.

b)  Kongo Gumi (Japão): Fundada em 578 d.C., é uma construtora japonesa que se especializou na construção de templos budistas. 

c) Stiftskeller St. Peter (Áustria): Uma cervejaria que foi fundada no século IX. 

d) Staffelter Hof (Alemanha): Uma empresa agrícola e hotel com mais de 900 anos. 

e) Brooks Brothers (EUA): Uma loja de roupas americana, fundada em 1818.

10) Os fundadores das Lojas Americanas, em 1929, James Marshall e Bernardo de Souza Franco, eram:

a) Os dois eram brasileiros

b) Um americano e o outro brasileiro

c) Ambos eram nascidos nos EUA

d) James era americano e Bernardo, português

e) Ambos nasceram na Argentina

Respostas: 1 (C) – 2 (D) – 3 (B) – 4 (C) – 5 (C) – 6 (A) – 7 (E) – 8 (A) – 9 (B) – 10 (A)

Tags: Almanaque EstratégicoComunicaçãoFerramentaInformaçãoLeitura Estratégica
Postagem anterior

Especialistas comentam sobre nova conta entregue aos empresários 

Próximo Post

Perfil: Chrystiano Câmara 

Leitura Estratégica

Leitura Estratégica

Próximo Post
Perfil: Chrystiano Câmara 

Perfil: Chrystiano Câmara 

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique conectado

  • 23.9k Followers
  • 99 Subscribers
  • Tendências
  • Comentários
  • Mais recente
FIDC como estratégia tributária

FIDC como estratégia tributária

abril 26, 2025
Perfil: Dimas de Paula

Perfil: Dimas de Paula

março 1, 2025
Se o Brasil fosse uma empresa, seria o caso de falência?

Se o Brasil fosse uma empresa, seria o caso de falência?

março 8, 2025
O Big Brother e a Receita Federal

O Big Brother e a Receita Federal

abril 12, 2025
Empresa goiana conquista prêmio de maior revenda de irrigação da América Latina

Empresa goiana conquista prêmio de maior revenda de irrigação da América Latina

0
Um olhar sobre as relações de consumo no Brasil, China e Panamá

Um olhar sobre as relações de consumo no Brasil, China e Panamá

0
Sesc oferece benefícios exclusivos ao trabalhador do comércio

Sesc oferece benefícios exclusivos ao trabalhador do comércio

0
Caso Lojas Americanas e a credibilidade das auditorias Big Four

Caso Lojas Americanas e a credibilidade das auditorias Big Four

0
Carbono zero: desafios e oportunidades para o Brasil até 2050

Carbono zero: desafios e oportunidades para o Brasil até 2050

maio 31, 2025
Perfil: Chrystiano Câmara 

Perfil: Chrystiano Câmara 

maio 31, 2025
Almanaque estratégico 

Almanaque estratégico 

maio 31, 2025
Especialistas comentam sobre nova conta entregue aos empresários 

Especialistas comentam sobre nova conta entregue aos empresários 

maio 31, 2025

Notícias recentes

Carbono zero: desafios e oportunidades para o Brasil até 2050

Carbono zero: desafios e oportunidades para o Brasil até 2050

maio 31, 2025
Perfil: Chrystiano Câmara 

Perfil: Chrystiano Câmara 

maio 31, 2025
Almanaque estratégico 

Almanaque estratégico 

maio 31, 2025
Especialistas comentam sobre nova conta entregue aos empresários 

Especialistas comentam sobre nova conta entregue aos empresários 

maio 31, 2025
Revista STG

Trazemos as notícias mais relevantes, atualizadas e importantes do mercado, tudo em um só lugar.

Siga-nos

Navegar por categoria

  • Advocacia
  • Almanaque Estratégico
  • Artigos
  • Blog
  • Carreira
  • Consumo
  • Diretoria
  • Empresas
  • Entrevista
  • Eventos
  • Justiça do Trabalho
  • Mercado de Luxo
  • Negócios
  • Perfil
  • Premiação
  • Revista
  • Tecnologia
  • Últimas

Notícias recentes

Carbono zero: desafios e oportunidades para o Brasil até 2050

Carbono zero: desafios e oportunidades para o Brasil até 2050

maio 31, 2025
Perfil: Chrystiano Câmara 

Perfil: Chrystiano Câmara 

maio 31, 2025
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista

© 2025 Leitura Estrategica - Desenvolvido por WB Sistem.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista

© 2025 Leitura Estrategica - Desenvolvido por WB Sistem.