• Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Revista STG
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Revista STG
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Perfil

Perfil: Paulo Roberto da Costa 

“Se o negócio não der lucro, não conseguimos seguir adiante. Mesmo assim, o dinheiro é apenas a consequência do sucesso e da qualidade de vida que conseguimos levar às famílias”

Leitura Estratégica por Leitura Estratégica
dezembro 20, 2025
em Perfil
0
Perfil: Paulo Roberto da Costa 

  Fotos: Arquivo pessoal.

0
COMPARTILHAMENTOS
4
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

 Texto: Rafael Mesquita. 

A Fonte do Paladar era uma tradicional lanchonete no Centro de Goiânia. Começou no antigo Mercado Central, hoje Parthenon Center. Depois, teve unidades na Avenida Anhanguera, Rua 3 e Rua 8. No final da década de 1960 e em meados dos anos 1970, era difícil passar pela região e não saborear as vitaminas de frutas, sucos e salgados do estabelecimento do Seu Antônio Felipe da Costa, já falecido. 

Quando tinha apenas 10 anos de idade, Paulo Roberto da Costa já ajudava o pai nas vendas. Ficava no caixa, trabalhando e aprendendo como funcionava o mundo dos negócios. “Meu espírito empreendedor veio daí”, acredita. Mas o dom do então jovem garoto para a vida empresarial despontou antes. O pai tinha uma chácara em Trindade; ele trazia as frutas de lá e vendia pela vizinhança. Boa parte do dinheiro era investida. “Aos meus 6 anos, papai abriu uma caderneta de poupança na Caixa Econômica Federal em meu nome”, recorda. 

Em 1976, a família decide vender a lanchonete, após tantos anos de sucesso. Havia chegado o momento de mudar de ramo. Era preciso investir em algo que tivesse um bom potencial de crescimento para o futuro. “Hoje até penso diferente, porque poderia ter iniciado com franquias da nossa lanchonete que era tão conhecida”, admite. 

Foram seis meses sabáticos após a venda. O Seu Antônio já estava atuando com foco na criação de gado em uma fazenda que havia adquirido no sul do Pará. Paulo Roberto, na época com 24 anos, começou a estudar vários negócios e escolheu o mercado imobiliário. “O que mais me fez ir para esse setor é a característica da própria cidade de Goiânia, que é fruto de um projeto imobiliário de Pedro Ludovico”, explica. Antes da inauguração da capital, o fundador da cidade vendeu vários terrenos no município, principalmente para compradores de outros estados, com o objetivo de custear a construção de Goiânia. 

Nascia a Tropical Imóveis, uma imobiliária de intermediação (entre compradores e vendedores) e que também atuava com compra e venda de lotes originários de Goiânia. “Ia aos cartórios, achava os proprietários, comprava os lotes e os revendia, o que dava uma boa margem de lucro já no início do negócio”, afirma Paulo,  que, a partir dali se tornou popularmente conhecido como “Paulim da Tropical”. Ele e o pai foram os primeiros sócios do empreendimento, posteriormente o irmão mais novo, Antônio Carlos da Costa, foi inserido na sociedade. 

Poucos anos após a inauguração, a empresa iniciou ainda a atividade de compra e venda de linhas telefônicas. “Foi um negócio que nos ajudou muito no crescimento. Comprávamos as linhas à vista e vendíamos à prazo, com bom ganho nos juros”, explica. 

A Tropical ainda realizou a compra de um loteamento na Vila Galvão, em Senador Canedo. A iniciativa despertou o interesse em investir nessa área. “Um primo e eu compramos o empreendimento. A partir daí, decidimos negociar loteamentos, como o Jardim Santa Luzia, em Aparecida de Goiânia e, pouco depois, aárea do Residencial Eldorado, onde fizemos um bairro vertical planejado em Goiânia”, afirma.

Pioneirismo em condomínios horizontais

Com o sucesso do Residencial Eldorado, a Tropical decidiu investir mais na região sudoeste de Goiânia. “Percebemos que, em Goiânia, havia uma carência de condomínios horizontais. Viajamos para São Paulo e Estados Unidos e conhecemos esse modelo de moradia por lá”, recorda. A partir da experiência em outros locais, a empresa decide fazer, com outros parceiros, o Granville, na própria região sudoeste da capital, e o Aldeia do Vale, na região leste, considerado o primeiro condomínio horizontal da cidade. 

Ainda em 1995, Paulo Roberto e um grupo de investidores compraram o local em que hoje é o Residencial Aldeia do Vale. Foram adquiridas três áreas, que pertenciam a um judeu, um alemão e um armênio. Já havia a aprovação da Prefeitura para que o espaço fosse sítio de lazer, mas os parceiros conseguiram transformá-lo em condomínio horizontal. “Quando lançamos, em 1997, houve um certo preconceito por ser a região leste de Goiânia, considerada periférica. Mas eu tinha convicção de que aquilo daria certo. Foi água mole em pedra dura”, brinca. 

Paulo tinha razão. O Residencial Aldeia do Vale se tornou um condomínio de luxo consolidado em Goiânia, famoso por atrair celebridades, políticos e empresários. Conhecido pela infraestrutura completa de lazer e segurança, oferecendo serviços de clube, heliponto e centro comercial, sendo um dos mais desejados da capital. 

Empreendimentos verticais         

O Setor Goiânia 2 é um bairro que começou com a famosa construtora Encol. Com a falência da empresa, houve interesse na construção de condomínios verticais na região. A Tropical comprou loteamentos no local no início dos anos 2000. “Já construímos vários apartamentos e ainda vemos potencial para pelo menos mais 2500 no bairro”. 

O Grupo Tropical fez e doou à Prefeitura o parque Leolidio de Ramos Caiado, uma referência ambiental na região. No local, mais investimentos virão. “Vamos fazer com um grupo empreendedor um shopping gastronômico e de entretenimento em frente ao parque”, explica. 

O Eldorado Parque, no Parque Oeste Industrial, em Goiânia, foi outra obra com concepção ambiental construída pelo grupo. O espaço verde está no mesmo lugar em que ocorreu a maior ocupação urbana de Goiás e uma das maiores do Brasil no início deste século. “Já fizemos 2800 apartamentos na região e ainda vamos construir, juntamente com parceiros, como a Dinâmica Incorporadora e a Engel Engenharia, mais 2500”, ressalta. 

Um dos maiores orgulhos de Paulo Roberto foi o Grupo Tropical ter feito, em parceria com a FR Incorooradora, GVC Engenharia e Joule Engenharia, um dos maiores prédios de Goiânia, o Órion Business & Health Complex, localizado na Avenida Portugal, no Setor Marista. 

“Demorou 4 anos para concluirmos a obra. Trouxemos shopping, clínicas e lojas para o local. Além do Hospital Israelita Albert Einstein, uma unidade que mexeu com a concorrência e aumentou o sarrafo do serviço de saúde em Goiânia”, orgulha-se. 

Tanto sucesso no mercado imobiliário, mas o que realmente o orgulha é perceber que contribuiu para transformar a realidade da capital e da vida de muitos goianienses. “O que mais dá prazer ao empreendedor é ver a sua obra realizada e as pessoas felizes naquele espaço”, avalia. O êxito financeiro é importante, mas vem acompanhado de outros ingredientes. “Se o negócio não der lucro, não conseguimos seguir adiante. Mesmo assim, o dinheiro é apenas a consequência do sucesso e da qualidade de vida que conseguimos levar às famílias”, acredita. 

Consolidação da marca Aldeia

O sucesso do nome do condomínio horizontal em Goiânia fez o grupo criar, há seis anos, o Aldeia Casa e Natureza, marca com foco ambiental destinada à construção de empreendimentos de segunda moradia (condomínios de sítio de lazer). O primeiro foi o Ecovilla Santa Branca, em Terezópolis de Goiás. Foi escolhido um local que originalmente era uma pastagem, onde foram plantadas mais de 150 mil mudas de árvores nativas e frutíferas. Elas estão nas áreas comuns do projeto, constituindo cerca de 50% do condomínio.

Na sequência, foram lançados o Águas da Serra (Hidrolândia ) , Aldeia do Parque (Aparecida de Goiânia) , Aldeia Santo Antônio (Santo Antônio de Goiás). O mais recente é o  Aldeia do Vale Pirenópolis, com terrenos de até 1200 metros quadrados e apenas 152 unidades disponíveis, a cinco minutos da Igreja Matriz. “O produto vai evoluindo, os anseios vão mudando. Cada dia mais, se exige sofisticação. Mas antes de ser moda, já tínhamos a preocupação ambiental aliada a segurança e qualidade de vida”, ressalta. 

Negócio de irmãos, pescaria e família

Os irmãos Costa são a alma do Grupo Tropical. As duas irmãs de Paulo, Maria Luci e Elizabeth Cristina, também participam ativamente dos negócios. A primeira é arquiteta e autora de vários projetos de empreendimentos imobiliários da empresa. A segunda é psicóloga e responsável pelos recursos humanos, além da área administrativa. Cada uma delas tem uma holding que está na sociedade de todos os projetos do grupo.

A Tropical tem duas plataformas de desenvolvimento de empreendimentos. A primeira é a Beta, empresa liderada por Antônio Carlos, irmão de Paulo, com seus dois filhos e esposa. A segunda é a Raiz Urbana, comandada por Paulo com seus filhos Leandro e Andreia, além da esposa, Lucinha Daher.

“Há 15 anos, o grupo começou o processo de sucessão com a chegada da segunda geração de filhos e sobrinhos, em que cada núcleo familiar fez uma holding própria”, explica.

Na hora do descanso, a companhia de Paulo também é a família. Além dos irmãos, esposa e filhos, os cinco netos também participam da diversão em Luiz Alves (GO), às margens do Rio Araguaia. “A gente vai duas vezes por ano para lá. Nosso hobby é pescar. Somos uma família de bons pescadores”, brinca. 

Tags: AldeiaAldeia do ValeCondomíniosEmpresasGoiâniaGoiásMarcaNegócios
Postagem anterior

AMT Group: evolução da marca

Próximo Post

Devedor contumaz, setor público é imbatível

Leitura Estratégica

Leitura Estratégica

Próximo Post
Devedor contumaz, setor público é imbatível

Devedor contumaz, setor público é imbatível

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique conectado

  • 23.9k Followers
  • 99 Subscribers
  • Tendências
  • Comentários
  • Mais recente
Perfil: Silvana de Oliveira

Perfil: Silvana de Oliveira

setembro 13, 2025
Novo escritório de advocacia alinha direito e estratégia para impulsionar empresa

Novo escritório de advocacia alinha direito e estratégia para impulsionar empresa

agosto 23, 2025
Lei dos Super-ricos? Mais um Frankenstein tributário

Lei dos Super-ricos? Mais um Frankenstein tributário

dezembro 6, 2025
Perfil:  Professor Carlos André

Perfil:  Professor Carlos André

agosto 23, 2025
Empresa goiana conquista prêmio de maior revenda de irrigação da América Latina

Empresa goiana conquista prêmio de maior revenda de irrigação da América Latina

0
Um olhar sobre as relações de consumo no Brasil, China e Panamá

Um olhar sobre as relações de consumo no Brasil, China e Panamá

0
Sesc oferece benefícios exclusivos ao trabalhador do comércio

Sesc oferece benefícios exclusivos ao trabalhador do comércio

0
Caso Lojas Americanas e a credibilidade das auditorias Big Four

Caso Lojas Americanas e a credibilidade das auditorias Big Four

0
Devedor contumaz, setor público é imbatível

Devedor contumaz, setor público é imbatível

dezembro 20, 2025
Perfil: Paulo Roberto da Costa 

Perfil: Paulo Roberto da Costa 

dezembro 20, 2025
AMT Group: evolução da marca

AMT Group: evolução da marca

dezembro 20, 2025
Jerivá estreia novo formato nas estradas de Goiás

Jerivá estreia novo formato nas estradas de Goiás

dezembro 20, 2025

Notícias recentes

Devedor contumaz, setor público é imbatível

Devedor contumaz, setor público é imbatível

dezembro 20, 2025
Perfil: Paulo Roberto da Costa 

Perfil: Paulo Roberto da Costa 

dezembro 20, 2025
AMT Group: evolução da marca

AMT Group: evolução da marca

dezembro 20, 2025
Jerivá estreia novo formato nas estradas de Goiás

Jerivá estreia novo formato nas estradas de Goiás

dezembro 20, 2025
Revista STG

Trazemos as notícias mais relevantes, atualizadas e importantes do mercado, tudo em um só lugar.

Siga-nos

Navegar por categoria

  • Accountability
  • Advocacia
  • Almanaque Estratégico
  • Artigos
  • Blog
  • Capacitação
  • Carreira
  • Consumo
  • Direito
  • Diretoria
  • Empresas
  • Ensaio
  • Entrevista
  • Eventos
  • EXECUTIVOS: LINHA DE FRENTE
  • Expansão
  • Justiça do Trabalho
  • Legislação
  • Mercado de Luxo
  • Negócios
  • Perfil
  • Premiação
  • Revista
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Últimas

Notícias recentes

Devedor contumaz, setor público é imbatível

Devedor contumaz, setor público é imbatível

dezembro 20, 2025
Perfil: Paulo Roberto da Costa 

Perfil: Paulo Roberto da Costa 

dezembro 20, 2025
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista

© 2025 Leitura Estrategica - Desenvolvido por WB Sistem.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista

© 2025 Leitura Estrategica - Desenvolvido por WB Sistem.