O Conselho Diretor do Banco Mundial aprovou a criação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (sigla em inglês: TFFF). Com a decisão, o órgão será o administrador e agente fiduciário do investimento, encabeçado pelo Brasil e considerado uma das principais apostas do País como legado para a COP30, a conferência do clima das Nações Unidas, prevista para ocorrer em Belém (PA) no próximo mês. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o TFFF terá o objetivo de financiar países e comunidades tradicionais que garantam a conservação das matas e florestas tropicais.
ÚNICO INVESTIDOR
O Brasil ainda é o único País comprometido a investir no Fundo Florestas Tropicais para Sempre. Ao lançar o fundo, em setembro, durante a 80ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu que o Brasil investirá US$ 1 bilhão no TFFF.
INVESTIMENTOS
O TFFF não se baseia em doações, mas em investimentos feitos por países, empresas e organizações filantrópicas em um fundo global. No total, mais de 70 países em desenvolvimento com florestas tropicais poderão receber os recursos, apontado como um dos maiores fundos multilaterais já criados no planeta.
APOIO INTERNACIONAL
Países como Alemanha, Noruega e Reino Unido são citados nos bastidores como as nações mais próximas de aderir à iniciativa. Já a China expressou apoio político, mas ainda sem investimentos confirmados.
POLÊMICA VERDE
O Ibama emitiu uma licença à Petrobras que permite a perfuração marítima do poço Morpho, localizado no bloco FZA-M-59, na Bacia da Foz do Amazonas. A região é considerada estratégica por ser uma das fronteiras mais promissoras para a extração do petróleo em todo o mundo.
DIVISÃO NO GOVERNO
A exploração da margem equatorial é um tema que divide opiniões. Uma das vozes mais atuantes contra a iniciativa é a da ministra do Meio Ambiente e Clima, Marina Silva. Segundo ela, que, por diversas vezes, manifestou divergência em relação ao projeto, a iniciativa poderia trazer
malefícios à biodiversidade na região.
APOIADORES
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a exploração da Bacia da Foz do Amazonas deve gerar impactos relevantes para a economia da região, com estimativa total de investimentos em torno de R$ 300 bilhões, além de gerar mais de 300 mil empregos diretos e indiretos no País.
OPOSITORES
Às vésperas da COP30, ambientalistas reagiram mal à decisão do Ibama. A coordenadora de Políticas Públicas do Observatório do Clima e ex-presidente do Ibama, Suely Araújo, afirmou que a licença é uma “dupla sabotagem” e que Lula acaba de “enterrar” suas pretensões de ser protagonista na pauta climática.
CAPITAL GOIANA
Goiânia conquistou o Selo Bicicleta Brasil 2025, concedido pelo Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana. O selo reconhece municípios, instituições públicas e entidades da sociedade civil que desenvolvem ações voltadas ao uso da bicicleta como meio de transporte e de lazer.
PROJETO TURÍSTICO
O selo foi concedido ao projeto Caminho dos Bougainvilles, um roteiro de turismo urbano criado pela Prefeitura de Goiânia, por meio da GoiâniaTur. São mais de 50 quilômetros de percurso para pedalar ou caminhar, conectando áreas verdes, praças e o patrimônio Art Déco, símbolos da identidade cultural e paisagística da capital.
PRODUÇÃO DE BIOCHAR
A Atvos, uma das líderes na transição energética, e a NetZero, green tech franco-brasileira cujo modelo premiado alavanca o biochar para combater as alterações climáticas e tornar a agricultura mais sustentável, assinaram um memorando de entendimento (MoU) para desenvolver um projeto-piloto de produção de biochar na cidade de Caçu (GO).
DICA DA SEMANA
Cabeça Quente
É uma série turca de ficção científica, disponível na Netflix, composta por oito episódios de 60 minutos. A trama se passa em uma Instambul distópica onde falar ou escutar é proibido. A série acompanha o linguista Murat Siyavuş, que vive da maneira mais isolada possível no epicentro de uma epidemia transmitida por meio do som e da comunicação verbal. Porém, ele sai dessa posição de reclusão para o centro do universo quando se descobre imune à doença. Perseguido por uma cidade inteira, o linguista se junta à jovem Şule para sobreviver e tentar entender sua condição. Uma história que vai te prender desde o primeiro capítulo e você vai querer descobrir o futuro do protagonista!

ACIEG leva missão empresarial para a Espanha
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) embarca para a Europa com uma comitiva formada por empresários e representantes dos poderes Executivo e Legislativo. A Missão Empresarial Acieg – Smart City Expo World Congress 2025 acontece de 4 a 6 de novembro, em Barcelona (Espanha), e tem como objetivo promover imersão em inovação, sustentabilidade e soluções urbanas inteligentes. Considerado o maior e mais influente evento global, o Smart City Expo World Congress reúne mais de 25 mil participantes de 130 países, além de 1.100 expositores e 850 palestrantes internacionais. O evento é referência mundial no debate sobre mobilidade, sustentabilidade, construção inteligente e transformação digital das cidades. Em paralelo à agenda da Acieg, o presidente Rubens Fileti e o vice-presidente Thiago Falbo acompanharão algumas programações previstas pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). De 3 a 7 de novembro, o grupo realizará visitas técnicas em Barcelona e Madri. Durante o período de 27 de outubro a 9 de novembro, o vice-presidente da Acieg, Leandro Resende, assume a presidência de maneira interina.

Opus e Partini Urbanismo lançam condomínio horizontal Opus Altana
A Opus e Partini Urbanismo acabam de lançar o Opus Altana. Somente a cinco minutos do Shopping Flamboyant, o condomínio horizontal de altíssimo padrão traz um projeto inédito e autoral, assinado por grandes nomes da arquitetura e do urbanismo: Leo Romano, Grupo Quatro e Benedito Abbud. Com uma área de mais de 849 mil m², sendo cerca de 117 mil m² de mata de preservação permanente com lago e nascente, ocupa uma área única na região, oferecendo vista panorâmica para a cidade e para o pôr do sol. Entre os vários destaques, um simulador indoor de esqui – o primeiro do Centro-Oeste e um dos únicos do Brasil e a primeira quadra coberta com piso de saibro em condomínio fechado de Goiânia.

Emana lança Desplug GABA+, suplemento para foco, calma e bem-estar
O Grupo Piracanjuba avança em sua estratégia de diversificação de portfólio e lança o Emana Desplug GABA+, suplemento alimentar do pilar Relaxamento e Mente, desenvolvido pela marca Emana, especializada em nutrição e bem-estar. Em cápsulas softgel, a fórmula combina 150 mg de GABA, triptofano e as vitaminas B6 e B3 – nutrientes que auxiliam na manutenção da calma, da concentração e do equilíbrio emocional. Prático e de fácil consumo, o Desplug GABA+ foi pensado para pessoas que buscam mais serenidade e foco no dia a dia. O diferencial está na presença do GABA (ácido gama-aminobutírico), substância naturalmente produzida pelo organismo e reconhecida por seu efeito calmante no sistema nervoso central – também conhecido como o “neurotransmissor da calma”.















