Por Jullyanna Matos
O mercado imobiliário passa por um momento de expansão e novas oportunidades estão se destacando. Um segmento que está na pauta do dia são os imóveis para locação em curta temporada. O assunto foi um dos abordados durante o 6º MB Summit Brazil, um congresso imobiliário realizado em Goiânia na última quarta-feira, 8.
Com mais de 17 anos de expertise no mercado, a CEO da STAY — empresa especializada em montagem e administração de apartamentos para locação por temporada —, Vanessa Pires Morales, realizou uma palestra sobre o tema durante o evento. Na palestra, a executiva apresentou dados e insights, além da oportunidade para corretores serem comissionados a partir de indicações de proprietários de apartamentos compactos.

Referência nacional no segmento, o 6º MB Summit Brazil é voltado para o desenvolvimento dos profissionais de vendas de imóveis e reuniu em torno de 45 palestrantes, com temas inovadores e tecnológicos voltados para o aperfeiçoamento. Foi, ainda, uma oportunidade de capacitação, networking e troca de experiências.
Durante a sua palestra, Vanessa apresentou dados sobre performance e crescimento do mercado de locação por temporada pelo Brasil, marcados pela atuação da STAY em Goiás, Tocantins e São Paulo. Entre as tendências, a empresária abordou o Smart Living, que impacta o comportamento das novas gerações e a fusão entre hospitalidade e moradia. “A STAY nasceu para atender toda a demanda da geração X e Y de um meio de hospedagem com mais personalidade, que fosse uma hospedagem com assinatura.
Entendendo isso, a gente deixou de ser somente hotelaria e passamos também a atender todo o mercado de locação por temporada”, pontua. Além disso, a profissional mostrou como corretores, incorporadoras e investidores podem se beneficiar, seja agregando valor a empreendimentos, seja ampliando seu portfólio de produtos, ou mesmo transformando seus leads em rentabilidade com o programa de parceria com a STAY.
“Por meio da pesquisa de mercado, apontamos para a incorporadora qual é o produto que se deve desenhar em cima das bases de pesquisa. Dentro dessa jornada temos: o STAY Connect, o STAY Style, o STAY Lifestyle in Business, o STAY Hotel e o STAY Pop Up, que faz a gestão completa 360 desses apartamentos no modelo Airbnb”, reitera.
Especializada em hospitalidade, a STAY é uma empresa goiana que conecta hotelaria e locação por temporada em um mesmo ecossistema. A marca se destaca por transformar imóveis em ativos de alta performance e tem se diferenciado por aliar inteligência imobiliária, design e tecnologia para transformar imóveis residenciais, hoteleiros e apartamentos em ativos de alta performance. “Temos mais de 11 milhões e meio de hóspedes atendidos, mais de dois bilhões e duzentos milhões de reais em receita de hospedagem, mais de 4.8 milhões de diárias vendidas, são mais de quase 6.400 imóveis geridos por nós, enquanto hotel e apartamentos na locação por temporada”, destaca a CEO.
Valorização do mercado imobiliário
Para Fernando Razuk, CEO da Somos Desenvolvimento Imobiliário, empresa com ampla experiência em desenvolvimento imobiliário, que também palestrou no MB Summit, o evento sem dúvida foi uma boa forma de se conectar a outros profissionais. “Todo evento que traz formação para o mercado imobiliário, aprimorando, acaba profissionalizando mais o mercado, aprimorando as equipes de vendas, então, eu acho que este é um evento que já vem ganhando sua tradição, já tem alguns anos que ele acontece, e que acaba trazendo mais profissionalismo para o mercado e melhorando a gestão das empresas”.

Com o tema “Dados, perspectivas e oportunidades no mercado imobiliário”, o profissional destacou que os empreendedores fazem contas e análises diariamente e que, muitas vezes, os corretores que estão na ponta realizando a venda podem não perceber as oportunidades evidentes para os empreendedores. “Nós (empreendedores) estamos fazendo estudo de viabilidade, análise de custo diariamente. Então, é importante firmar e manter diálogo com os corretores de imóveis para manter a sinergia do mercado”.
Durante sua palestra, Fernando também revelou que nos últimos anos, os imóveis em Goiânia valorizaram cerca de 20% ao ano, superando qualquer aplicação financeira, mesmo com a taxa Selic elevada. Para o profissional, essa valorização deve-se ao aquecimento do mercado, ao aumento nos custos de produção, influenciados pela pandemia, escassez de mão de obra e custos de materiais, além dos juros altos dos financiamentos e do novo plano diretor que reduziu o adensamento dos terrenos.
“Como resultado, o custo de construção e o preço dos imóveis aumentaram, tornando os terrenos mais caros por unidade. Imóveis lançados há quatro anos, com aproveitamento de terreno baseado no plano antigo, tiveram custos menores. Atualmente, há imóveis prontos ou quase prontos de incorporadoras com preços 20% a 30% abaixo do custo de reposição, tornando-os uma oportunidade de investimento mais segura e de retorno rápido, pois futuros lançamentos continuam com preços mais elevados devido à valorização contínua do mercado”, conclui.
MB Summit Brazil
O MB Summit Brazil é um congresso imobiliário que percorre mensalmente vários Estados do Brasil. As palestras abordam temas inovadores e tecnológicos voltados para o aperfeiçoamento do corretor de imóveis. O objetivo tem como importância fornecer insights e ferramentas tecnológicas para o aperfeiçoamento de corretores e gestores, promovendo o crescimento no mercado através de palestras inovadoras, conexões poderosas e networking com outros profissionais do setor.

De acordo com Eddi Rodrigues, diretor comercial do MB Summit, o evento que conta com edições em 24 cidades de 20 estados por todo o Brasil, tem um dos maiores públicos em congressos imobiliários no País. “Durante esta edição, na capital goiana, passaram mais de 600 pessoas, o que comprova sua importância para o mercado goiano e também a grande diversidade de temas que são todos agregadores aos corretores”, pontua Eddi Rodrigues.
O congresso é itinerante e a edição MB Summit em Goiânia contou com 3 palcos com palestras focadas em tendências, como a ideia de preparar os profissionais para as mudanças tecnológicas e as novas soluções que surgem no mercado, como a inteligência artificial (IA). Além disso, foi disponibilizado um ambiente propício para conexões poderosas e networking entre os participantes, fortalecendo o setor.
Corretores de imóveis em Goiás
De acordo com dados recentes do Sistema COFECI-CRECI, Goiás possui 4.307 corretores de imóveis registrados, ou seja, o número oficial de profissionais habilitados na profissão. Goiânia é um dos três maiores mercados imobiliários do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Curitiba, marcado por vendas e lançamentos em alta performance no primeiro semestre de 2025. A expansão do mercado imobiliário na capital e região metropolitana impulsiona a categoria e o aumento do número de corretores ativos representa um indicador do bom desempenho do setor.