Agora, o futuro chegou. Dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, a Meta Platforms comprou uma participação minoritária na maior fabricante mundial de óculos, a EssilorLuxottica, que tem, entre outras marcas, a Ray-Ban. Investimento: US$ 3,5 bilhões por 3% da empresa – perto de R$ 20 bilhões.
A incursão nesta área não é uma aleatória formação de ativos ou uma pivotada para o bilionário mercado de luxo, mas sim de convergência. A gigante do setor de tecnologia enxerga e investe em um mercado novo, que são os óculos inteligentes e, neste momento de obras de acabamento de um projeto iniciado há vários anos, nada melhor que comprar parte do maior player do mercado de óculos do mundo.
NEGÓCIO
Qual é o tamanho do negócio dos óculos inteligentes? Incalculável. Basta imaginar que os óculos estão sob os olhos e as orelhas, ou seja, e que, com recursos tecnológicos, sua tela (lente) e com fone de ouvido, se transformam em um potente ‘computador’.
NOVO SMART
Depois da era do smartphone, abre-se caminha para a inauguração em alta escala de uma nova era, a do smartglass. O usuário vai se vestir (ato de usar o acessório) com um dispositivo e se conectar com funcionalidades e conectividade.
RAY-BAN 10G
Logo você vai na loja de celulares e comprar um óculos Ray-Ban 10G. Com ele vai entrar em realidade já permitidas hoje: tradução simultânea de qualquer idioma, realidade aumentada, consultar a IA, acessar mapas, responder e-mail, interagir com o ambiente (IoT).
QUEM VEM ALI
Sensores e displays vão permitir reconhecer rostos e dar informações instantâneas das pessoas que estão no mesmo ambiente – em tempo real. Podem mapear o local e fornecer informações de acordo com a configuração solicitada pelo usuário.
CÂMERAS
Pode também filmar tudo a sua volta – lembra dos árbitros na copa do mundo filmando cada lance e transmitindo em tempo real. Com inteligência artificial (IA), é possível filmar, compartilhar e transcrever uma reunião em segundos. Alguns aplicativos pequenos já fazem isso com sucesso. Colocar nos óculos é mole.
SEM PISCAR
Além de ser uma potência em pouco centímetros quadrados, deve se conectar por voz, controle remoto ou gestos a outros dispositivos, com smartphones, TV, computador, redes sociais, aplicativos, geladeira, conta de banco (…)
SER ÓCULOS
O sujeito pode dirigir no trânsito e, para qualquer lado que olhar, terá informações digitais do mundo real em seu visor. Pode fazer perguntas e ter respostas imediatas. Ah, e pode ser também só óculos, de grau ou escuros, para usar no dia a dia.
EMPRESA
Nada se apresentou sobre operação em negócios, mas é fácil imaginar que pode traduzir documentos, calcular operações complexas, interpretar leis, realizar compras e pagar, sugerir planos de venda e marketing. O visor é o limite.
OAKLEY
A Meta já anunciou que, depois da Ray-Ban, vai lançar smartglass com tecnologia de IA para a Oakley (é da Essilor também). Detalhe: a empresa já vende um par de óculos Ray-Ban, lançado em 2021, com câmeras integradas e um assistente de IA.
DICA DA SEMANA

Série nacional em alta nos comentários
Em DNA do Crime, policiais federais da delegacia de Foz do Iguaçu iniciam uma investigação internacional complexa após uma facção secreta do Brasil realizar um grande assalto na instalação de uma seguradora de valores no Paraguai. Seguindo o rastro das amostras de DNA coletadas nas cenas do crime, eles desenterram uma conexão que liga o roubo no país vizinho a outras ocorrências recentes, revelando um plano ainda mais amplo envolvendo criminosos de ambas as nações. Na trama, Benício, um dos policiais envolvidos no caso, possui um desejo pessoal em resolver o crime o quanto antes, e para isso, ele é capaz de qualquer coisa. Onde assistir: Netflix.
Liv Up inaugura centro de distribuição em Goiânia
A Liv Up, maior foodtech brasileira de comida saudável, anuncia a inauguração de seu novo centro de distribuição em Goiânia, Goiás. A unidade expandirá o atendimento para as cidades de Goiânia, Senador Canedo, Trindade, Aparecida de Goiânia e Anápolis, marcando mais um avanço na estratégia de expansão nacional da empresa, que pretende alcançar um faturamento superior a R$ 250 milhões em 2025.
Só este ano, já foram inaugurados quatro novos CDs: em Ribeirão Preto/SP, Londrina/PR, Vitória/ES e Uberlândia/MG.

Boas parcerias na 5ª Happy Land em Goiânia
A Happy Land, parque de diversões inspirado nos parques da Disney, celebra sua 5ª edição em Goiânia com duas parcerias fundamentais: o QG e a Palavra Comunicação. Juntos, os três formam uma aliança estratégica voltada ao fortalecimento e crescimento do evento. O Happy Land em Goiânia estará ativo durante as férias escolares de julho (até 11 de agosto), na Arena Flamboyant, em frente ao Empório Veccino. O horário de funcionamento é de quarta a domingo, das 16h às 21h.
A Palavra Comunicação, especializada em Assessoria de Imprensa e Relações Públicas, é responsável pela divulgação da Happy Land, garantindo ampla visibilidade e conexão com o público. Já o QG contribui com um cardápio saborosíssimo na praça de alimentação, tornando a experiência ainda mais completa.

Frango: Brasil recupera confiança sanitária
Nos últimos dias, quase 30 países que suspenderam totalmente as barreiras comerciais impostas ao frango brasileiro voltaram à importar o produto. A medida ocorre após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informar oficialmente à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) o cumprimento integral do protocolo sanitário e o fim do vazio sanitário, encerrado em junho.
O Brasil, agora, se autodeclara novamente livre da doença, o que reforça sua posição no cenário internacional como fornecedor confiável de proteína avícola. A África do Sul e Singapura foram os mais recentes países a retirarem as restrições à carne de frango brasileira, após o foco isolado de Influenza.