As vendas do comércio variaram 0,2% em agosto, na comparação com julho, interrompendo sequência de quatro resultados negativos. Em relação a agosto de 2024, o resultado positivo (0,4%) é o quinto consecutivo. No ano, o varejo cresceu 1,6%. O acumulado em 12 meses foi de 2,2%, a menor taxa de crescimento desde janeiro de 2024, apesar de ser o 35º resultado positivo do varejo nesta comparação: o último mês a registrar um resultado negativo foi setembro de 2022 (-0,7%). Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A pesquisa mostra que houve taxas positivas na passagem de julho para agosto em cinco dos oito setores: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (4,9%), Tecidos, vestuário e calçados (1,0%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,7%) foram os três setores responsáveis pela taxa positiva de agosto. As duas outras taxas positivas foram em Móveis e eletrodomésticos (0,4%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,4%).
Já as taxas negativas ficaram por conta de Livros, jornais, revistas e papelaria (-2,1%), Combustíveis e lubrificantes (-0,6%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,5%).
DESTAQUE EM GOIÁS
Segundo análise do Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica (IMB), com base na Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF), divulgada pelo IBGE, a indústria em Goiás apresentou crescimento de 1,6% no acumulado entre janeiro e agosto de 2025.
INDÚSTRIA AUTOMOTIVA
A fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias, com crescimento de 26%, foi o principal destaque da indústria goiana em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. No total, a produção industrial do Estado avançou 2,9% no período, enquanto a indústria nacional apresentou retração de 0,7%.
AVICULTURA DE POSTURA
Em Goiás, o setor se destaca pela produção e pelo consumo crescentes, além de sua ascensão estratégica nos mercados interno e internacional. Na série histórica dos últimos dez anos, a produção de ovos cresceu 65,7%, saltando de 152,3 milhões de dúzias em 2015 para 252,2 milhões de dúzias em 2024.
ENERGIA LIMPA
O evento, promovido pela Subsecretaria de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes da Secretaria-Geral de Governo (SGG), com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), reúne representantes do governo, setor produtivo, academia e sociedade civil. A conferência reforça o protagonismo de Goiás na busca de soluções sustentáveis para a transição energética.
SAFRA DE GRÃOS
A safra de soja de 2025 registrou produção recorde de 20,1 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 18,6% em relação ao ano anterior. Um dos fatores que impulsionou esse resultado foi a ampliação de 2,3% na área plantada, o que proporcionou uma elevação de 16% na produtividade.
TURISMO EM ALTA
O turismo goiano registrou crescimento de 0,7% em agosto, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. O resultado acompanha o índice nacional, de 0,8%, na comparação com julho. Esse avanço coloca Goiás como o nono melhor desempenho entre os estados brasileiros.
FORA DO PAÍS
O bom desempenho no setor também tem reflexos fora do País. Goiás foi um dos dois estados brasileiros convidados pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) para apresentar suas atrações na Feira Internacional de Turismo (FIT), na Argentina. A agência também participou da FIT Par, no Paraguai.
NOVOS MERCADOS
Diante da sobretaxa, o Brasil registrou um déficit de aproximadamente US$ 1,8 bilhão. O número representa uma queda de 20% das exportações brasileiras para os EUA, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic). As empresas nacionais continuam a sentir o impacto das taxas e buscam alternativas para lidar com o impasse comercial.
EM SOLO PORTUGUÊS
Goiânia Foram destaques na Europa ao integrarem a comitiva goiana que participou da edição 2025 do Seven Summit Portugal, considerada a maior conferência comercial de língua portuguesa do mundo. O evento foi realizado nas cidades de Porto e Vila Nova de Famalicão, em Portugal.
EM SOLO CHINÊS
Dez startups goianas embarcaram para a China, onde vão participar de rodada de negócios durante o Hicool Entrepreneur Summit – um dos maiores eventos globais de empreendedorismo tecnológico. O grupo integra a missão do Hub Goiás em solo chinês, que inclui visita a parques tecnológicos locais.
DICA DA SEMANA
Caramelo
O filme brasileiro “Caramelo”, estrelado por Rafael Vitti e pelo cão Amendoim, alcançou o top 3 global de filmes mais assistidos da Netflix e ficou em 1º lugar entre as produções de língua não inglesa, segundo dados divulgados pela plataforma. Dirigido por Diego Freitas, o drama conta a história da amizade entre Pedro (Vitti), um chef de cozinha que está prestes a realizar o seu sonho profissional quando recebe um diagnóstico de câncer, e Caramelo, um cachorro sem raça definida. O longa figurou entre os preferidos dos assinantes em 81 países. Além do sucesso do filme, a Netflix lançou uma campanha nacional de adoção de animais, em parceria com o Instituto Caramelo e 12 ONGs de 15 estados brasileiros, incentivando o acolhimento de cães e gatos em todo o País.

Zquad: o combustível proteico da nova geração
A Piracanjuba, segunda maior indústria de laticínios do País, amplia seu portfólio e inova mais uma vez ao lançar Zquad, uma bebida desenvolvida especialmente para o público entre 11 e 16 anos. Com 10g de proteína na medida certa, o produto combina nutrição e conveniência com o espírito ativo e conectado das novas gerações. Disponível em embalagens de 250ml, Zquad estreia em três versões: ChocoLoud (chocolate com avelã), BerryBeat (morango) e VitaHit (vitamina de frutas). Cada unidade oferece uma dose pensada para garantir benefícios reais à saúde, sem associar o produto a suplementos de academia, comuns nas versões adultas. Mais nutritivo que um achocolatado tradicional, o produto entrega funcionalidade com equilíbrio.

Exposição “De Todas as Formas e Cores” ocupa o Instituto Rizzo
Até o dia 29 de outubro, das 9h às 17h, os visitantes podem conferir no Instituto Rizzo a exposição “De Todas as Formas e Cores”, do artista plástico Cristiano Cançado, com curadoria de Valéria Vilela. A mostra propõe um mergulho na cultura goiana e na força simbólica do Cerrado, reunindo telas e esculturas criadas a partir de materiais em desuso, como garrafas, frascos e galhos, que ganham nova vida e significado.
A exposição convida o público a refletir sobre a transformação e o reaproveitamento de materiais descartados, articulando estética e consciência ambiental. Com cores vibrantes e referências à fauna, flora, religiosidade, costumes populares e mistura cultural brasileira, a obra de Cançado constrói uma experiência sensorial e afetiva que valoriza a memória e a identidade coletiva. O Instituto Rizzo está localizado na Av. Cora Coralina, 242 – St. Sul, Goiânia – Goiânia (GO).

IPOG promove encontro sobre soluções inteligentes na Engenharia Civil
O Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) promove na próxima quarta-feira (22), às 19h, o evento on-line “Estruturas e Fundações: Superando Desafios, Criando Soluções”, voltado a profissionais e estudantes da engenharia civil. A proposta é discutir inovações, boas práticas e oportunidades de mercado na área de projetos estruturais e de fundações. A participação é gratuita e o evento oferece certificado de participação.
Aberto ao público e com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom, o evento é uma oportunidade para quem deseja ampliar conhecimentos técnicos, entender novas tecnologias e fortalecer a carreira na engenharia civil. O IPOG busca aproximar o ambiente acadêmico das demandas reais do mercado da construção, estimulando o aprendizado contínuo e o diálogo entre especialistas e profissionais em formação. Interessados podem se inscrever pelo site https://bit.ly/eventoestruturasefundacoes.