2026: o que preveem os especialistas
Rafael Mesquita
O ano de 2025 na economia brasileira foi marcado por um crescimento do PIB moderado, inflação dentro da meta e um mercado de trabalho pujante, mas com sinais de desaceleração no segundo semestre. Ainda foi um ano de “virada de chave”, consolidando a Reforma Tributária como irreversível e focada no planejamento e execução das mudanças, preparando o terreno para o futuro e os impactos diretos na gestão fiscal e nos balanços patrimoniais.
Para 2026, os desafios incluem a manutenção da estabilidade fiscal, a gestão da política monetária em meio a juros ainda altos e a busca por um crescimento com maior densidade industrial, evitando políticas populistas em ano eleitoral.
Ouvimos especialistas de diversas áreas sobre as perspectivas para o ano que chega, previsões econômicas e, claro, o palpite para a Copa do Mundo de futebol que vem aí. Confira todas as informações em https://leituraestrategica.com.br/
Leia agora a opinião de Luiz Antônio de Siqueira:
Em 2026, o cenário contábil será fortemente impactado pelos desdobramentos da reforma tributária, que começa a vigorar em 2025. A LAS Contabilidade, guiada pela inovação responsável e excelência técnica, já se prepara para atuar como ponte entre os novos marcos legais e a realidade dos nossos clientes. A simplificação de tributos sobre o consumo exigirá reestruturações fiscais, enquanto mudanças como a tributação de lucros e dividendos e o imposto sobre aluguéis demandarão um novo olhar sobre planejamento societário e gestão patrimonial.
Empresas precisarão revisar seus modelos operacionais para manter a competitividade, e nosso papel será o de traduzir complexidade em estratégia. O perfil consultivo do contador será ainda mais valorizado, exigindo atualização constante, inteligência analítica e sensibilidade para gerar valor. A cultura da LAS, alicerçada em ética, aprendizado contínuo e compromisso coletivo, nos posiciona como parceiros ideais para esse novo ciclo, oferecendo soluções humanizadas, tecnológicas e estratégicas. O futuro da contabilidade será mais consultivo, integrado e essencial à tomada de decisões sustentáveis.

Luiz Antônio de Siqueira, Advogado na LAS Advogados e contador














