Este artigo faz parte da matéria “A leitura do ano na visão de 20 líderes setoriais“, que retrata análises, desafios e perspectivas que marcaram a economia brasileira e goiana sob o olhar de quem decide, investe e constrói o desenvolvimento. Confira os outros artigos em nosso site: https://leituraestrategica.com.br/
Valdir Ribeiro
Este ano de 2025 foi muito desafiador para a economia brasileira, sobretudo para o comércio varejista. Após um 1º semestre de vendas num volume relevante, superando as expectativas, o varejo enfrentou uma desaceleração no 3º trimestre, ocasionada, em grande parte, pelo alto grau de endividamento das famílias e pela consequente disparada na inadimplência – que segue subindo desde julho de 2024.
Foi um ano no qual a gente se mobilizou bastante em Brasília para não deixar passar projetos que prejudicariam a sustentabilidade das empresas, como a portaria do Ministério do Trabalho sobre o trabalho aos domingos. Agora, estamos engajados na continuidade da escala 6×1. E ainda do ponto de vista classista, 2025 foi marcado pelo Fórum Nacional do Comércio, realizado em Brasília pela nossa entidade-mãe, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.
Nós debatemos lá assuntos que são muito caros ao movimento lojista e ao setor produtivo, como as altas taxas de juros praticadas no mercado. Além de inviabilizar investimentos de muitas empresas e atrasar a geração de emprego e renda, a Selic a 15% ao ano dificulta o acesso do consumidor a crédito.
Num panorama geral, 2025 foi um ano de expansão do movimento lojista em Goiás. Nós acompanhamos a criação de algumas CDLs e vimos o Sistema CNDL se fortalecer no nosso estado. Mantivemos um bom relacionamento com o poder público, sobretudo em Goiás, com a gestão do governador Ronaldo Caiado, e vamos seguir nesse caminho em 2026, buscando a expansão do setor produtivo goiano.
Maior impacto positivo: Alta nas vendas do varejo
Pior impacto: Disparada na inadimplência

Valdir Ribeiro, é presidente da FCDL-GO (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás), Valdir Ribeiro é empresário. É proprietário da Eletrobombas, empresa sediada em São Luís de Montes Belos que atua no segmento de bombas hidráulicas e suprimentos para abastecimento de água. Enquanto presidente da FCDL-GO, Valdir Ribeiro integra o corpo diretivo também do Fórum das Entidades Empresariais de Goiás. E, na carreira classista, é ainda conselheiro titular no Conselho Deliberativo do Sebrae Goiás.














