A Feira Internacional do Comércio Exterior no Brasil Central (Ficomex) é o ponto de encontro estratégico para empresas, instituições e especialistas que desejam expandir negócios além das fronteiras nacionais. Promovida pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), tem como objetivo fomentar o comércio exterior, apoiar a internacionalização de empresas e fortalecer as relações comerciais entre o Brasil e o mundo. Neste ano, estarão representados mais de cem países e dez governos estaduais.
O presidente da Acieg e da Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest), Rubens Fileti, destaca que a feira tem ganhado destaque Brasil afora e que a expansão foi inevitável. “Nós entendemos que há uma movimentação mundial que altera completamente o comércio exterior. Por isso, entendemos que é de suma importância a presença do empresariado no fomento às exportações, abrindo mesas de negociação. É esse o nosso objetivo”, afirma.

Após quase duas décadas sem realização, a Ficomex foi retomada em 2024 e retorna em 2025 para a sua quarta edição. O tema escolhido para este ano, “Transformação Digital e Sustentabilidade no Mercado Global”, reflete os principais desafios e oportunidades do comércio internacional contemporâneo.
A programação conta com palestras com autoridades renomadas em diversas segmentações, painéis, rodadas de negócios e exposições que proporcionam oportunidades únicas de networking e geração de parcerias.
Com patrocínio do Wav Bank, Banco do Brasil, Caixa, Grupo Soluti/Everest Digital, Porto de Suape e Sistema OCB/GO, além do apoio da ApexBrasil, a Ficomex consolida-se como um marco no calendário do setor produtivo. A iniciativa reforça a vocação do Brasil Central para o comércio exterior e fortalece o papel da Acieg, fundada em 1937, como articuladora entre empresas, mercado e poder público.
Gusttavo Lima: O embaixador que conecta o Brasil ao mundo

A Ficomex 2025 tem Gusttavo Lima como embaixador oficial. A escolha reforça a proposta do evento de atuar como plataforma de internacionalização de negócios e geração de novas conexões para o mercado brasileiro.
Reconhecido por seu espírito empreendedor e visão estratégica, Gusttavo Lima atua em diversos setores, como financeiro, gestão de carreiras, seguros, eventos, alimentação e bebidas. Para o presidente da Acieg e Faciest-GO, Rubens Fileti, a presença do cantor e empresário simboliza “o empresário que vai além do seu segmento de origem e aposta na diversificação. Sua participação fortalece a Ficomex como espaço para gerar conexões e abrir novas portas no comércio exterior”.
Em vídeo de anúncio, Gusttavo Lima brincou com o termo “Embaixador”, seu apelido no mundo sertanejo há quase dez anos: “A última edição da Ficomex teve mais de 50 países representados e dezenas de embaixadores. Desta vez, teremos mais um: ‘o embaixador’ está na área.”
Além de Gusttavo Lima, a Ficomex 2025 tem a presença de mais de cem países, representados por embaixadas e câmaras de comércio, incluindo União Europeia, China, México, Canadá, Argentina, Espanha, Coreia do Sul, Dubai, Zâmbia, Angola e muitos outros. Estados como Tocantins e Mato Grosso, municípios como Goiânia e Rio Verde, hubs estratégicos como Porto Seco de Anápolis e Porto de Suape, além de empresas de todos os portes e especialistas em comércio exterior, também estarão na Feira.