Por Theo Mariano
O lançamento da Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex) 2025, em Brasília, movimentou dezenas de embaixadas na última terça-feira (01/04). O movimento realizado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg), com apoio da ApexBrasil, serviu para esclarecer como a feira vai funcionar e quais as perspectivas para a edição deste ano – que será entre 4 e 6 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia.
No total, 30 embaixadas participaram do lançamento e o presidente da Acieg, Rubens Fileti, destacou que esse interesse mostra o papel relevante que a Ficomex tem para o comércio exterior em todo o País. “No último ano, o evento firmou-se por sua relevância e seu caráter de reunir diferentes instituições, empresas e toda a sociedade para novas possibilidades comerciais. O interesse das embaixadas em participar conosco do lançamento comprova que a Ficomex é um ambiente de resultados.”
Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, a parceria com a Acieg é estratégica. “É uma união de esforços para promover o comércio exterior. Vamos colocar frente a frente compradores internacionais e empreendedores brasileiros na Ficomex 2025”, afirmou. Segundo Viana, a feira propicia cenários favoráveis para negócios e investidores. “Vamos trabalhar de mãos dadas pelo crescimento do comércio exterior, que gera renda e desenvolvimento no país.”
Ao longo do evento, representantes da Acieg apresentaram como será a feira neste ano – desta vez, a Ficomex será realizada durante três dias, um a mais que na última edição. Para realização deste ano, a feira terá áreas de estandes rotativos, Espaço Global, Arena, espaços para rodadas de negócios, Sala VIP, área para micro e pequenas empresas e espaço para workshops.
O evento de lançamento da Ficomex 2025, em Brasília, reuniu as seguintes embaixadas: África do Sul, Angola, Armênia, China, Costa Rica, França, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras (com presença do embaixador Raul Graugnard), Hungria, Irã, Israel, Mianmar, México, Nepal (com presença do embaixador Babu Sigdyal), Norte Americana, Paraguai, Peru, Polônia, República Tcheca, Rússia, Sérvia, Singapura, Sri Lanka, Uruguai, Venezuela e Vietnã.
Como as embaixadas avaliam a Ficomex 2025
“É um desafio para nossa Embaixada da África do Sul manter-se próxima de todos os Estados do Brasil. Por isso, após a participação no último ano, estaremos na Ficomex novamente. Queremos estar próximos de Estados e diferentes líderes nos negócios. Para nós, esta é uma grande oportunidade”, disse a conselheira econômica da Embaixada da África do Sul, Cecilia Iturralde.
“Para Honduras é muito importante estar na Ficomex. A edição deste ano será muito interessante, visto que o nome da feira cresceu muito entre este e o último ano. Honduras tem uma relação comercial muito boa, há mais de 120 anos. Queremos que os brasileiros conheçam os incentivos que oferecemos para empresas em nosso País”, disse o embaixador de Honduras, Raul Graugnard.
“A nossa embaixada não quer apenas fortalecer negócios a partir da exportação e importação, mas também olhamos para a feira como uma oportunidade de construção de parcerias. Queremos que negócios se transformem em uma parceria. A República Tcheca é um país pequeno em comparação com o Brasil, mas temos uma grande história dentro dos negócios e da indústria”, afirmou o representante da Embaixada da República Tcheca, Jan Havrlik.
Acieg e Grupo Jaime Câmara renovam parceria de mídia para Ficomex 2025
Por Ananda Petineli
Realizada pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) e pela Faciest-GO, a Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex) 2025 chega fortalecida como o maior evento de internacionalização de negócios do Brasil. A recém-renovada parceria de mídia, firmada com o Grupo Jaime Câmara, reforça ainda mais a relevância do evento e promove uma divulgação ampla e uma comunicação mais diversificada para a Feira.
Segundo o presidente da Acieg, Rubens Fileti, o acordo entre as instituições trouxe resultados expressivos em 2024 e deve fortalecer ainda mais a edição deste ano. “A colaboração com o Grupo Jaime Câmara permitiu uma ampla repercussão da Ficomex, elevando o patamar do evento. Estamos entusiasmados em dar continuidade a essa parceria, que, certamente, vai impulsionar ainda mais a visibilidade e a relevância da Ficomex 2025”, destaca.
O vice-presidente de Negócios do Grupo Jaime Câmara, Ronaldo Ferrante, ressaltou a importância da comunicação para o crescimento econômico regional. “A Ficomex tem um papel fundamental no desenvolvimento do Estado de Goiás, impulsionando empresas e entidades que fomentam o comércio exterior. Para o Grupo Jaime Câmara, apoiar iniciativas como essa é uma forma de contribuir diretamente para o progresso da região. Quando Goiás cresce, todos crescemos juntos”, afirma.

Formalização do acordo
No dia 31 de março, a parceria foi formalizada em um café da manhã que reuniu representantes das duas instituições. O encontro contou com a presença do presidente Rubens Fileti e dos vice-presidentes da Acieg Leandro Resende e Thiago Falbo, além dos diretores Juliano Guimarães e Leandro Coutinho, da secretária executiva Mércia Beatriz e da gerente de comunicação Lívia Caixeta.
Pelo Grupo Jaime Câmara, participaram a diretora de Jornalismo, Brenda Freitas, a gerente de Conteúdo Digital, Elisângela Nascimento, a editora executiva do jornal O Popular, Silvana Bittencourt, a gerente comercial, Kamilla Porto, a diretora de Negócios, Cristiana Moreira, o editor da Rádio CBN Goiânia, Luiz Geraldo, e o executivo de Contas, Gustavo Crosara. O acordo prevê, além da ampla cobertura midiática, a presença de um estande do Grupo Jaime Câmara durante a feira e a divulgação em seus diversos canais de comunicação, como TV Anhanguera, O Popular, G1 Goiás, CBN Goiânia e Rádio Executiva.