• Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Revista STG
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Revista STG
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Negócios

Aviva anuncia nova fase de expansão e reposicionamento com foco em alto padrão

Investimento de R$ 1,2 bilhão até 2028 deve modernizar resorts e parques, atraindo público de alto padrão e reposicionando a marca

Leitura Estratégica por Leitura Estratégica
setembro 6, 2025
em Negócios
0
Aviva anuncia nova fase de expansão e reposicionamento com foco em alto padrão
0
COMPARTILHAMENTOS
38
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

Por Karine Rodrigues 

O setor de turismo e entretenimento brasileiro assiste a uma movimentação estratégica de grande porte. A Aviva, plataforma que administra alguns dos destinos mais icônicos do País — Rio Quente Resorts, Costa do Sauípe, Hot Park e a Turminha da Zooeira —, anunciou um ciclo de investimentos robusto, de R$ 1,2 bilhão até 2028, com reposicionamento de marcas, inauguração de novas unidades e modernização da experiência do cliente. O foco dessa reorganização de branding é ampliar o alcance das marcas e se conectar com um público de alto padrão, traduzindo a visão estratégica da companhia. Serão investidos R$ 420 milhões no Costa do Sauípe Resorts, R$ 360 milhões no Rio Quente Resorts e mais R$ 420 milhões no Hot Park, em novidades como a modernização do parque de Rio Quente e a criação do novo Hot Park Costa do Sauípe. De acordo com Alessandro Cunha, CEO da Aviva, será o primeiro parque brasileiro a operar em dois destinos. 

Alessandro Cunha

A mudança inclui novos nomes para hotéis tradicionais do Rio Quente Resorts, em Goiás, e a categorização da oferta de hospedagem. A iniciativa busca, também, facilitar a jornada de escolha do cliente. A estratégia marca um divisor de águas para a empresa e para o turismo nacional. Os planos contemplam desde a atualização do portfólio hoteleiro até o lançamento do primeiro parque aquático 100% temático do Brasil, além da entrada no segmento de residenciais de alto padrão em regime de timeshare, um movimento inédito no país.

Mais do que mudanças estéticas, trata-se de uma reconfiguração com impacto direto na atração de novos públicos, no fortalecimento da fidelização e no reposicionamento da companhia no mercado de turismo internacional.

“Temos o maior clube de férias da América do Sul, e é esse modelo que nos permite gerar valor de forma contínua. Em 2024, alcançamos R$ 1,4 bilhão em vendas, recebemos cerca de dois milhões de clientes e comercializamos mais de 576 mil diárias. Esses resultados nos dão segurança para executar o ciclo de investimentos que vai transformar nossos destinos e impactar o turismo brasileiro”, afirma Alessandro Cunha, CEO da Aviva. Para 2025 é esperado um resultado recorde de R$ 1,7 bilhão em faturamento. 

Reposicionamento do Rio Quente Resorts: tradição renovada

O Rio Quente Resorts, em Goiás, é o coração da operação da Aviva. O complexo, famoso pelas águas termais únicas no mundo, passa agora por um processo de modernização de suas marcas hoteleiras.

A mudança inclui a renomeação dos hotéis tradicionais e a divisão em três categorias: Grand Premium, Premium e Essential. Essa reclassificação busca clareza, sofisticação e alinhamento às expectativas de novos consumidores.

  • Origens Premium (antigo Hotel Pousada): resgata a memória do destino, preservando o seu simbolismo para famílias que visitam há gerações;
  • Refúgio Grand Premium (antigo Hotel Turismo): traduz o espírito acolhedor do Cerrado, com piscinas exclusivas e atmosfera reservada;
  • Vista Grand Premium (antigo Hotel Cristal): destaca modernidade, sofisticação e vistas panorâmicas do ponto mais alto do complexo.

“Mais do que trocar nomes, o branding tem o papel de acompanhar a evolução estratégica dos negócios da Aviva. Cada hotel ganha uma identidade clara, respeitando a memória afetiva que muitos hóspedes têm, mas conectando-a ao patamar de experiência que entregamos hoje”, explica Edson Cândido, diretor de Marketing e Vendas da Aviva.

O processo foi cuidadosamente planejado. Pesquisas de percepção de marca validaram os novos nomes com clientes atuais e potenciais. O objetivo, segundo a empresa, foi garantir que a memória afetiva fosse preservada enquanto os atributos de sofisticação e experiência fossem destacados.

Para Bruna Apolinário, diretora de Fidelização, o cuidado foi estratégico:

“Temos clientes com alto grau de pertencimento, que frequentam os hotéis há décadas. Preservar a essência e ao mesmo tempo modernizar foi um desafio. Trabalhamos para que cada mudança fosse comunicada de forma gradual, permitindo que o público reconheça as novas categorias sem perder a conexão emocional com os destinos”.

Costa do Sauípe: reposicionamento no litoral baiano

Na Bahia, a Aviva reforça o seu compromisso com o público de alto padrão no Costa do Sauípe. Os hotéis Brisa e Sol foram elevados à categoria Grand Premium, enquanto o hotel Mar foi reposicionado como Premium. Conhecido por serem um dos destinos mais requintados do Nordeste, o Costa do Suaípe Resorts está novamente em fase de ascenção. 

Essa reorganização busca refletir o novo padrão de serviços oferecidos. “Estamos entregando uma Costa do Sauípe renovada, que preserva a essência baiana, mas com um patamar de sofisticação que a coloca entre os principais destinos turísticos do país”, destaca Paulo Schneider, diretor de Operações da Aviva.

Além das mudanças hoteleiras, o destino se prepara para fortalecer sua agenda esportiva e cultural com a retomada de eventos de tênis, que fizeram história no complexo nos anos 2000. A movimentação é vista como estratégica para atrair turistas internacionais e reforçar o posicionamento upscale.

Hot Park: expansão e nacionalização da marca

O Hot Park, em Rio Quente (GO), já figura entre os parques aquáticos mais visitados do mundo. Agora, a marca passa por um processo de nacionalização com a criação de unidades identificadas por localização: Hot Park Rio Quente e, a partir de 2027, Hot Park Costa do Sauípe.

O parque da Bahia nasce com um diferencial: será o primeiro parque aquático 100% temático do Brasil, com storytelling baseado na personagem Marina, a tartaruga marinha da Turminha da Zooeira. A narrativa trará elementos de educação ambiental em parceria com o Projeto Tamar, unindo entretenimento e conscientização.

“Estamos investindo cerca de R$ 420 milhões apenas nessa primeira fase do Hot Park Costa do Sauípe, que terá mais de 20 atrações e capacidade para receber 1,2 milhão de visitantes por ano. Esse projeto é transformador para a região, com impacto direto na geração de empregos, receitas e desenvolvimento econômico local”, afirma Alessandro Cunha.

Inovação, tecnologia e ESG como pilares

A Aviva tem se destacado pela inovação na experiência do cliente. Entre as soluções estão pulseiras inteligentes para consumo dentro dos resorts, lockers integrados em diferentes pontos dos parques e uma assistente virtual chamada Sol, que auxilia em agendamentos e fornece informações.

Segundo Paulo Schneider, essas iniciativas não são apenas tendências de mercado, mas parte do DNA da companhia:

“Há mais de 20 anos incorporamos práticas de sustentabilidade e inovação. Somos carbono neutro, tratamos mais de cem milhões de litros de água por dia em Rio Quente e 30 milhões em Sauípe, e já geramos 25% da energia consumida com fontes fotovoltaicas. Isso não é moda, é a essência da Aviva”.

As ações reforçam o alinhamento da empresa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Entre as iniciativas, destacam-se projetos sociais de inclusão digital em escolas e programas de preservação da fauna, como o apoio ao Instituto para Preservação e Reabilitação de Animais Silvestres (Iperas).

Residenciais upscale: InCasa e InCanto

Um dos movimentos mais ousados da Aviva é a entrada no mercado de residenciais turísticos de alto padrão em modelo de timeshare.

O InCasa Private Residence Club, já em soft opening em Rio Quente, o condomínio, composto por 40 casas de dois, três ou quatro suítes, acomodando até 12 pessoas, se destaca pela oferta de um clube house exclusivo. O espaço, que funcionará como um centro de serviços e experiências, contará com bares, restaurantes e opções personalizadas, como a contratação de um chef renomado (participante do MasterChef) para preparar jantares na própria residência, além de serviços de cabeleireiro e massagem.

As residências, consideradas um investimento de alto valor, terão acesso limitado ao público. Os interessados devem se inscrever para ter acesso ao material de marketing e às informações detalhadas sobre a compra, com a possibilidade de uso por até 25 anos. “Com o InCasa, introduzimos ao Brasil um produto sofisticado, que eleva o setor a um novo patamar. São residências que unem privacidade, serviços exclusivos e integração com a natureza. Esse movimento mostra que o turismo brasileiro pode competir em nível global”, avalia Alessandro Cunha.

Já o InCanto Residence Club, previsto para 2029 no litoral norte da Bahia, terá estrutura vertical e utilizará o modelo High End Timeshare, inédito no Brasil, oferecendo flexibilidade para os associados na escolha das tipologias e períodos de uso. Os prédios já em construção em Rio Quente chamam a atenção de quem vai se aventurar na Megatirolesa e oferecem a dimensão do que vai ser a obra depois de pronta. 

Fidelização e recorrência como motores do negócio

Bruna Apolinário

O clube de férias da Aviva é hoje o maior da América do Sul, reúne mais de 30 mil famílias associadas. O modelo permite ao cliente adquirir semanas anuais de hospedagem, com flexibilidade para trocas em mais de 6 mil hotéis em todo o mundo, via parceria com a rede RCI.

Segundo Bruna Apolinário, esse formato é estratégico: “O clube garante alta taxa de ocupação e gera um sentimento de pertencimento nos clientes. Trabalhamos com ocupação média de 85%, e esse nível de fidelização é o que dá suporte ao ciclo de investimentos que estamos conduzindo”.

Além disso, a expansão da Turminha da Zooeira para o YouTube e para o LATAM Play mostra o potencial da marca no mercado infantil e de licenciamento. Os personagens, como Lara (a arara) e Marina (a tartaruga), são protagonistas do storytelling nos parques e contribuem para fortalecer a conexão das famílias com os destinos.

Impacto econômico e social

Os números da Aviva impressionam. Apenas no primeiro semestre de 2025, a empresa registrou R$ 706 milhões em vendas, mesmo sendo um período considerado de baixa sazonalidade. A Aviva possui hoje 3.700 funcionários, gera 18 mil empregos diretos e indiretos, disponibiliza mais de 50 horas de treinamento por funcionário e mais de 80% dos treinamentos são em formato presencial nos destinos. De modo que as economias locais nas cidades onde estão localizados os resorts são altamente impactadas positivamente. 

A movimentação dos destinos da Aviva representa não apenas receitas para a companhia, mas impacto econômico direto nas regiões de Goiás e Bahia, com geração de milhares de empregos diretos e indiretos, fortalecimento da rede hoteleira local e dinamização de cadeias produtivas como gastronomia, transporte e entretenimento.

“Estamos falando de projetos que vão muito além da hotelaria. São investimentos que transformam destinos, criam oportunidades e consolidam o Brasil como referência em turismo sustentável e inovador”, ressalta Edson Cândido.

Desde 2018, quando adquiriu a Costa do Sauípe, a Aviva vem consolidando uma estratégia de integração de marcas e diversificação de portfólio. A categorização dos hotéis, a nacionalização do Hot Park, a criação de produtos upscale e o fortalecimento de personagens infantis fazem parte de uma visão ampla: a de ser uma plataforma múltipla de experiências que combina entretenimento, hospitalidade e sustentabilidade.

O próximo ciclo, até 2028, promete consolidar essa transformação. Para o consumidor, significa mais opções, mais sofisticação e experiências memoráveis. Para o mercado, representa a consolidação de um player nacional capaz de competir em pé de igualdade com gigantes internacionais.

“Nosso propósito é claro: fazer famílias felizes em paraísos integrados à natureza. Todo esse movimento — do reposicionamento dos hotéis à criação de novos parques e residenciais — é parte de uma estratégia que une crescimento econômico e impacto positivo para as comunidades”, conclui Edson Cândido.  O investimento bilionário e as inovações em branding, sustentabilidade e na diversificação do portfólio consolida a empresa como uma plataforma múltipla de experiências, pronta para os desafios e oportunidades de novos mercados. Também mostra que a Aviva está pronta para liderar a próxima fase do turismo e entretenimento no Brasil.

Tags: Alto padrãoAvivaExpansãoFaseFocoNovaReposicionamento
Postagem anterior

Ficomex: Oportunidade de abrir novos mercados

Próximo Post

Perfil: Élbio Moreira

Leitura Estratégica

Leitura Estratégica

Próximo Post
Perfil: Élbio Moreira

Perfil: Élbio Moreira

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique conectado

  • 23.9k Followers
  • 99 Subscribers
  • Tendências
  • Comentários
  • Mais recente
Perfil: Silvana de Oliveira

Perfil: Silvana de Oliveira

setembro 13, 2025
Novo escritório de advocacia alinha direito e estratégia para impulsionar empresa

Novo escritório de advocacia alinha direito e estratégia para impulsionar empresa

agosto 23, 2025
Perfil:  Professor Carlos André

Perfil:  Professor Carlos André

agosto 23, 2025
FIDC como estratégia tributária

FIDC como estratégia tributária

abril 26, 2025
Empresa goiana conquista prêmio de maior revenda de irrigação da América Latina

Empresa goiana conquista prêmio de maior revenda de irrigação da América Latina

0
Um olhar sobre as relações de consumo no Brasil, China e Panamá

Um olhar sobre as relações de consumo no Brasil, China e Panamá

0
Sesc oferece benefícios exclusivos ao trabalhador do comércio

Sesc oferece benefícios exclusivos ao trabalhador do comércio

0
Caso Lojas Americanas e a credibilidade das auditorias Big Four

Caso Lojas Americanas e a credibilidade das auditorias Big Four

0
Goiás entra no mapa global da economia gamer

Goiás entra no mapa global da economia gamer

outubro 25, 2025
Perfil:  Luís Alberto Pereira 

Perfil:  Luís Alberto Pereira 

outubro 25, 2025
Ferrovia de R$ 15,5 bilhões integrará Centro-Oeste ao litoral

Ferrovia de R$ 15,5 bilhões integrará Centro-Oeste ao litoral

outubro 25, 2025
FIC: Maior evento multissetorial de Goiás

FIC: Maior evento multissetorial de Goiás

outubro 25, 2025

Notícias recentes

Goiás entra no mapa global da economia gamer

Goiás entra no mapa global da economia gamer

outubro 25, 2025
Perfil:  Luís Alberto Pereira 

Perfil:  Luís Alberto Pereira 

outubro 25, 2025
Ferrovia de R$ 15,5 bilhões integrará Centro-Oeste ao litoral

Ferrovia de R$ 15,5 bilhões integrará Centro-Oeste ao litoral

outubro 25, 2025
FIC: Maior evento multissetorial de Goiás

FIC: Maior evento multissetorial de Goiás

outubro 25, 2025
Revista STG

Trazemos as notícias mais relevantes, atualizadas e importantes do mercado, tudo em um só lugar.

Siga-nos

Navegar por categoria

  • Accountability
  • Advocacia
  • Almanaque Estratégico
  • Artigos
  • Blog
  • Capacitação
  • Carreira
  • Consumo
  • Direito
  • Diretoria
  • Empresas
  • Entrevista
  • Eventos
  • EXECUTIVOS: LINHA DE FRENTE
  • Expansão
  • Justiça do Trabalho
  • Legislação
  • Mercado de Luxo
  • Negócios
  • Perfil
  • Premiação
  • Revista
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Últimas

Notícias recentes

Goiás entra no mapa global da economia gamer

Goiás entra no mapa global da economia gamer

outubro 25, 2025
Perfil:  Luís Alberto Pereira 

Perfil:  Luís Alberto Pereira 

outubro 25, 2025
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista

© 2025 Leitura Estrategica - Desenvolvido por WB Sistem.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas
  • Negócios
  • Empresas
  • Carreira
  • Perfil
  • Diretoria
  • Artigos
  • Mercado de Luxo
  • Revista

© 2025 Leitura Estrategica - Desenvolvido por WB Sistem.