O programa Exporta Mais Brasil, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), é um dos grandes destaques desta edição da Ficomex 2025, em Goiânia. Pela primeira vez dentro da Feira, o programa apresenta o capítulo “Alimentos e Bebidas Industrializados”, com rodadas de negócios que aproximam 60 empresas brasileiras de 15 compradores vindos da Europa, América do Norte, Oriente Médio, Ásia, América do Sul e África.
Para Rubens Fileti, presidente da Acieg e da Faciest-GO, organizadoras da Ficomex, a participação da ApexBrasil consolida a feira como vitrine internacional: “Fazer a conexão entre vendedores e compradores, já sabendo que negócios serão realizados, mostra a força da região Centro-Norte e fortalece a consolidação da Ficomex como referência em comércio exterior”.
Além do Exporta Mais, a Agência traz novamente à feira o programa Rota Exportadora, que oferece atendimentos personalizados e soluções estratégicas para empresas interessadas em internacionalizar seus negócios. Entre os diferenciais da edição 2025, estão incentivos especiais para pequenas empresas, passagens aéreas para companhias de outros estados e a integração ao programa Mulheres e Negócios Internacionais, que fomenta a participação de empreendedoras no comércio exterior.
De acordo com a representante da ApexBrasil no Centro-Oeste, Cíntia Faleiro, a parceria contribui para um comércio exterior mais competitivo e sustentável. “Alinhar a internacionalização às práticas de ESG é essencial para abrir portas em novos mercados e garantir a força da indústria nacional no cenário global”, afirma.
Com resultados expressivos em 2024 — mais de R$ 500 milhões em negócios prospectados — a expectativa é que a Ficomex 2025 supere os números anteriores e fortaleça ainda mais o protagonismo do Brasil no comércio internacional.