2026: o que preveem os especialistas
Rafael Mesquita
O ano de 2025 na economia brasileira foi marcado por um crescimento do PIB moderado, inflação dentro da meta e um mercado de trabalho pujante, mas com sinais de desaceleração no segundo semestre. Ainda foi um ano de “virada de chave”, consolidando a Reforma Tributária como irreversível e focada no planejamento e execução das mudanças, preparando o terreno para o futuro e os impactos diretos na gestão fiscal e nos balanços patrimoniais.
Para 2026, os desafios incluem a manutenção da estabilidade fiscal, a gestão da política monetária em meio a juros ainda altos e a busca por um crescimento com maior densidade industrial, evitando políticas populistas em ano eleitoral.
Ouvimos especialistas de diversas áreas sobre as perspectivas para o ano que chega, previsões econômicas e, claro, o palpite para a Copa do Mundo de futebol que vem aí. Confira todas as informações em https://leituraestrategica.com.br/
Leia agora a opinião de Manoel Estevam de Farias Filho:
Minhas expectativas para 2026 na contabilidade aqui no Brasil, giram muito em torno da continuidade da transformação digital. A Receita Federal não para de inovar, e a adaptação a novas plataformas e exigências eletrônicas será ainda mais crucial.
Vejo um aprofundamento na figura do contador como um consultor estratégico, indo além da mera apuração de impostos e obrigações, principalmente em virtude da reforma tributária. A inteligência artificial, que já está mudando muita coisa, vai nos exigir ainda mais agilidade e análise de dados para oferecer insights valiosos aos clientes.
O grande desafio será conciliar a burocracia que ainda persiste com a necessidade de modernização e eficiência. Mas encaro isso como uma oportunidade para evoluir e agregar ainda mais valor. É um cenário de aprendizado contínuo, onde o diferencial será a capacidade de antecipar tendências e guiar os clientes através de um ambiente fiscal cada vez mais complexo e dinâmico, tendo em vista as grandes mudanças que teremos a partir de 2027.

MANOEL ESTEVAM DE FARIAS FILHO, Contador, perito, Auditor, Empreendedor e Investidor. Sócio do Grupo Mapah e CEO da Imobitech (ecossistema de soluções para imobiliárias e corretores de imóveis).














