Startup goiana lança franquia de mobilidade elétrica

Com o objetivo de reforçar a estratégia de impulsionar a eletrificação do País por meio de sua plataforma e rede de recarga - que já se encontram em mais de cinco Estados, além do Distrito Federal -, a YellotMob inicia o segundo semestre de 2024 com uma grande novidade: o modelo de franquias de estações de carregamento. 

"Com a sustentabilidade sendo um tópico cada vez mais presente no dia a dia, especialmente diante de tantos desastres climáticos que nos impactaram recentemente, é latente a necessidade de encontrar alternativas para hábitos e costumes enraizados. É nesse contexto que surgem os carros elétricos e a necessidade de infraestrutura para viabilizar essa eletrificação" explica Karina Pinel, especialista em transições energéticas e diretora de operações da YellotMob. 

Crescimento 

No Brasil, até julho, os emplacamentos de veículos eletrificados em 2024 já superaram o total de 2023. Esse cenário reforça a previsão de que o ano se encerrará com vendas totais superiores a 150 mil veículos leves eletrificados.

A crescente oferta de modelos de eletrificados contribuiu para o crescimento do mercado. Entre janeiro e julho, o Brasil emplacou 301 modelos de eletrificados leves, um aumento de 21% sobre 2023.

A infraestrutura de recarga é um ponto chave para promover esse crescimento. Segundo estimativas do Grupo de Infraestrutura da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), em julho, havia 8.800 eletropostos, públicos e semipúblicos disponíveis no Brasil. 

O ano de 2024 tem sido marcado pela expansão da infraestrutura no País e a YellotMob, que já encabeça esse movimento, se prepara para escalar através do modelo de franquias. 

Recargas

Restaurantes, hotéis, shoppings, mercados, farmácias e todo tipo  e estabelecimento que tenha boa circulação de público podem estar perdendo a chance de fazer aumentar seus ganhos. 

O funcionamento das estações de recarga como negócio é relativamente simples: os estabelecimentos instalam e mantêm os pontos de carregamento. Toda vez que alguém quiser carregar o veículo, essa pessoa poderá encontrar o ponto no app YellotMob, fazer a recarga e o pagamento da transação toda por ele, de forma segura e 100% digital, sem que o estabelecimento precise se preocupar. E o dono, que mantém o eletroposto, ganha por cada recarga. Esse ganho depende do modelo de contrato que cada usuário possuir com a YellotMob.

Ao disponibilizar estações de recarga, esses empreendimentos não só atendem a uma demanda pela recarga eventual, mas também passam a ser rota certa para a rotina de quem dirige carros elétricos. 

A YellotMob oferece soluções, tecnologia e suporte completos, desde o planejamento à operacionalização de estações de recarga e eletropostos robustos.  

Para quem quer fazer parte da eletrificação investindo nesse modelo de negócio, a YellotMob disponibiliza diversos modelos de estações de recargas, que vão de 7kW a 150kW, além de eletropostos que podem combinar diferentes tipos de estações e velocidades de recarga. Os investimentos de taxa de franquia partem de R$17.500,00, além dos custos para implantação, e cobrem direito de uso da marca e da plataforma de gestão, treinamentos completos e suporte técnico. 

“Nosso objetivo é oferecer o know-how por meio do modelo eficiente e já testado da YellotMob e alcançar empreendedores que desejem ser parte da construção de uma mobilidade mais sustentável, acessível e eficiente no Brasil", completa Karina. 

Sobre a YellotMob

Fundada em 2022 como parte do portfólio do Grupo Yellot, a YellotMob desenvolve soluções completas para recarga rápida e semirrápida de veículos elétricos. A rede YellotMob oferece a melhor experiência para os usuários, desde uma plataforma intuitiva, formas simples e seguras de pagamento, e suporte ágil e disponível. No aplicativo, o usuário pesquisa gratuitamente qual o ponto de recarga mais próximo, se ele está disponível, qual a melhor rota até ele e quanto de CO2 deixou de ser emitido com cada operação.
A YellotMob está presente com sua rede de recargas em Goiás, no Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Maranhão e Bahia, e com agenda marcada para lançamento de estações em novos Estados.