Eula Lôbo
Imagine uma pessoa que precisa de uma consulta médica, mas mora em uma área remota ou não pode se deslocar por motivos de saúde. A telemedicina permite que ela receba atendimento médico por meio de videoconferência, sem a necessidade do deslocamento.
Para que a telemedicina funcione, uma infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) é imprescindível. Isso inclui desde conexões de internet rápidas e estáveis, até servidores seguros para armazenar informações sensíveis dos pacientes e software confiável para realizar consultas virtuais. Sem essa tecnologia básica, a consulta pode ser interrompida, os dados dos pacientes ficam vulneráveis e o atendimento pode ser prejudicado.
Entre os anos de 2020 e 2022, durante o período da pandemia de COVID-19 no Brasil, houve uma necessidade urgente de modernização tecnológica dos hospitais para atendimento da população brasileira. A Multidata foi responsável, nesse período, pela modernização da infraestrutura de TI em diversos hospitais no Brasil, contribuindo para que essas organizações pudessem implantar projetos de telemedicina em suas unidades.
A área de saúde é apenas um braço da Multidata Tecnologia, empresa especializada em infraestrutura de TI. Hoje, a empresa é um dos grandes fornecedores desse segmento, com soluções para os mercados governo e enterprise, que querem escalar os negócios com uma base tecnológica sustentável e moderna.
O diretor-executivo da Multidata, Diorgil Júnior, usa uma analogia para explicar que "a infraestrutura de TI é como uma estrada. Seja um hospital, uma universidade ou um banco, a tecnologia necessária é a mesma. O que muda é a quantidade de pistas: uma, duas, três ou quatro, ou até mesmo a necessidade de um túnel. Nosso trabalho é adaptar essa estrada às necessidades específicas de cada cliente, garantindo que a infraestrutura esteja sempre adequada ao negócio."
35 anos de trajetória
Diorgil Júnior, diretor-executivo da Multidata, iniciou a sua trajetória na empresa há 24 anos. Ele foi convidado por Helenir Queiroz, fundadora da empresa, para liderar a unidade de infraestrutura de TI. Em 2015, após adquirir as participações de Adalberto e Helenir, Diorgil passou a ser o único proprietário da Multidata.
Sob sua gestão, a Multidata se especializou em fornecer uma base tecnológica robusta que dê suporte ao funcionamento de sistemas e softwares. A empresa oferece uma ampla gama de serviços, incluindo:
-circuito fechado de TV para grandes organizações;
-detecção de alarmes de intrusão;
-redes estruturadas e ópticas;
-controle de acesso de pessoas e veículos;
-equipamentos de rede wireless, data centers, firewalls, softwares de gerenciamento de infraestrutura de TI;
-sistemas prediais integrados;
-backup e storage;
-telefonia IP;
-soluções de hiperconvergência.
A especialização e a diversidade dos serviços permitem à Multidata atender a diversos setores, como saúde, varejo, educação e governo.
Entre inúmeros cases de sucesso da Multidata, destaca-se o relacionamento de anos com a multinacional Anglo American, uma das maiores empresas de mineração do mundo, com unidades estabelecidas em Barro Alto, Catalão, Cubatão e Ouvidor.
Andreas Paul Lewindon, consultor técnico de TI, é um dos profissionais que ocupava a posição de coordenador de infraestrutura da Anglo American. Ele cita a implantação da unidade de Barro Alto (GO) como exemplo da parceria com a Multidata. “Em uma cidade pequena, longe da capital, vi todo o time da Multidata estar unido e concentrado para oferecer um projeto extremamente qualificado, desde a ideação, planejamento, execução e acompanhamento. Juntos conseguimos implantar um projeto robusto de tecnologia para uma unidade mineradora de um grupo internacional”, esclarece o consultor Andreas Paul Lewindon.
Diferenciais
A capacitação técnica da equipe é um dos pilares da Multidata. A empresa investe constantemente na formação e treinamento de seus colaboradores para que eles estejam preparados às contínuas inovações tecnológicas. Esse compromisso com o desenvolvimento profissional tem sido um diferencial para atrair e reter talentos no competitivo mercado de TI.
Durante a pandemia, a Multidata expandiu suas soluções para atender às novas demandas, como o fortalecimento de sistemas de home office, delivery e a já citada implantação de projetos de telemedicina. Agora, a empresa se prepara para futuras tendências, como a expansão da infraestrutura para suportar tecnologias como o 5G e a internet por satélite, IA – Inteligência Artificial, além de estar atenta às mudanças regulatórias, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Outro diferencial da Multidata é a parceria consolidada com grandes players globais de software e hardware. “Essa estratégia garante a oferta de soluções confiáveis e atualizadas, minimizando riscos para os clientes. Além disso, a empresa prioriza o relacionamento de longo prazo com seus clientes, oferecendo suporte contínuo e acompanhando a implementação das soluções”, explica Diorgil Júnior.
O futuro da Multidata passa pela continuidade de suas estratégias de mercado e pela formação de novos líderes dentro da organização. Diorgil Júnior destaca a importância de preparar sucessores que possam dar continuidade ao legado de excelência da empresa, garantindo sua sustentabilidade e crescimento nos próximos anos.